NOTÍCIAS

Fetag-RS solicita mais apoio para a agricultura e pecuária familiar

Na manhã desta quinta-feira (7), a Fetag-RS, representada pelo presidente, Carlos Joel da Silva, e pelo vice-presidente, Eugênio Zanetti, esteve em reunião com a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, presidida pelo deputado estadual Elton Weber e com o secretário Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal.

Na ocasião, discutiu-se ampliação do orçamento do Estado para a agricultura e a pecuária, o que é considerado fundamental para o desenvolvimento de um setor que é responsável por boa parte do PIB do Rio Grande.

A Fetag-RS também solicitou ao governo para que seja criado um Programa Avançar, assim como aconteceu para a área da saúde, mas voltado para a agricultura e a pecuária, assunto que já vinha sendo tratado pela Fetag-RS e pela Frente Parlamentar da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa. O secretário Gastal garantiu que o lançamento do programa deverá acontecer nos próximos meses, sendo construído em conjunto com as entidades do setor. Na próxima semana, nova reunião deverá ocorrer para dar andamento ao tema.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “reconhecemos o que o governo vem fazendo de bom, mas entendemos que é possível fazer mais e que este é o momento de reconhecer a importância da agricultura e da pecuária familiar do Estado através de programas que que destinem mais recursos para o setor, pois investir na agricultura é investir no desenvolvimento do Estado.”.

Joel também salienta que programas voltados para a agricultura e pecuária precisam ser construídos em conjunto com as entidades do setor, pois isso aumenta a possibilidade de implementação e ajuda a trazer melhores resultados.

Também estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Elton Weber, Beto Fantinel e Zilá Breitenbach, de forma presencial, e os também deputados estaduais Adolfo Brito, Carlos Búrigo, Clair Kuhn e Mateus Wesp, que participaram por videoconferência, e representantes das secretarias da Casa Civil, da Fazenda e da Agricultura.