NOTÍCIAS

FETAG vê com surpresa e indignação venda da COORLAC

 uma das mais expressivas cooperativas do setor leiteiro, que está sendo repassada ao setor privado. O presidente da FETAG, Elton Weber, acredita que o negócio irá provocar o enfraquecimento do cooperativismo no Rio Grande do Sul, a exemplo do que ocorreu há alguns anos com a venda da indústria de leite CCGL em Teutônia.

    Weber informa que havia interesse de outras cooperativas da área de laticínios em fazer parceria com a COORLAC. No entanto, pelo que se constata, simplesmente a COORLAC decidiu se incorporar a uma empresa privada e com isso aumentando o monopólio de empresas privadas no setor leiteiro do Estado. “É mais um duro golpe no sistema cooperativo, que deveria se constituir no principal contraponto entre o sistema capitalista que, historicamente, vem explorando os agricultores, em especial os pequenos, e os trabalhadores, contribuindo para o aumento da exclusão no campo”, observa.
    O dirigente questiona qual será o futuro desse tipo de atitude, lembrando que no passado, quando o Estado abriu mão do patrimônio da CORLAC, passando o controle para a cooperativa, suas lideranças se comprometeram em fazer um projeto diferenciado, sob controle dos agricultores.  “Essa atitude é um recuo frente ao que fora proposto na época para o Estado”, justifica.
    A FETAG chama a atenção da Assembléia Legislativa, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do próprio governo do Estado para que acompanhem de perto essa operação, já que o Estado, através da AL, aprovou doação e repasse de patrimônio da estatal à época CORLAC para a nova cooperativa. “Será que o agricultor e produtor de leite concorda? Como é possível o patrimônio da cooperativa (Estado) ser vendido e alugado, mesmo sabendo que cooperativas do segmento tinham interesse em fazer parceria com a COORLAC? Por que para o setor privado e não para o cooperativo? Alguém deve saber explicar”, e esperamos que isso seja feito o mais rápido possível, completa Weber.

Mais informações: Elton Weber (51.9325-0040)

Assessoria de Imprensa 16/05/2008 Luiz Fernando Boaz (51.9314-5699)