NOTÍCIAS

Fortalecer a EMATER-ASCAR/RS

    Ao mesmo tempo, a FETAG vê com muita preocupação o que está ocorrendo nos últimos anos e, mais recentemente, com a redução bastante significativa do quadro de servidores da EMATER-ASCAR/RS. Enquanto não houver um novo concurso público, para que mais profissionais sejam contratados e assim aumente o número de servidores, vemos com preocupação, já que as demandas também têm aumentado.
    Muitos são os programas que foram criados nos últimos anos e todos eles passam, também, pela participação da EMATER-ASCAR/RS, em especial quando se trata de assistência técnica e extensão rural.
    A FETAG acredita nessa forma de organização em que uma assistência pública, gratuita e de qualidade é fundamental para um projeto de desenvolvimento rural sustentável. Nós confiamos, acreditamos e temos convicção de que a agricultura familiar é importantíssima para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do país como um todo.
    No momento em que se fala em crise de alimentos e a agricultura familiar tem vocação e função de produzir esses alimentos, precisamos ter sempre novas tecnologias, novas formas de trabalhar a terra, de realizar os cultivos, bem como as mais diferentes atividades e culturas. E para tanto, se faz necessário fortalecer, cada vez mais, a assistência técnica e extensão rural da EMATER-ASCAR/RS.         

Elton Weber, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul