NOTÍCIAS

GOVERNO FEDERAL CADA VEZ MAIS DISTANTE DA AGRICULTURA FAMILIAR

A leitura que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG-RS faz sobre o Ministério da Agricultura neste momento de crise que vivencia a agricultura familiar no Estado, é que o Governo Federal está cada vez mais distante da realidade dos agricultores.
No início do ano de 2020, agricultores perderam suas plantações devido a severa estiagem que assolou o Rio Grande do Sul. Nesta oportunidade o governo apenas prorrogou as dívidas dos atingidos, nenhum auxílio foi prestado para a continuidade da atividade. Agora ao final de 2020 a cena se repete, outra estiagem e mais uma vez os agricultores estão ficando sem respostas.
As entidades FETAG-RS, Famurs, Farsul, Emater, Fecoagro em conjunto com a SEAPDR construíram uma pauta, unindo esforços para entregar ao Governo Federal. Sobre as respostas da pauta? Como diz uma conhecida música “Nada, nada, nada”.
A FETAG-RS exige que o Ministério da Agricultura localize em suas gavetas em Brasília um pouco de solidariedade, que se aproxime da realidade dos agricultores e pecuaristas familiares do Estado e sintam o que suas famílias estão sentindo. Estas famílias perderam suas plantações e, por consequência, seus investimentos; os financiamentos nas instituições financeiras continuam existindo; o alimento para os animais está escasso; o custo da compra de grãos para alimentar os animais está a cada dia mais elevado em função da falta de produto e até a falta de água até para o consumo humano está controlada.
Estas famílias precisam de ajuda.
A FETAG-RS encaminhou na tarde desta quarta-feira (02), documento ao Ministério da Agricultura cobrando respostas sobre a pauta.