HISTÓRIA

2004 – 2010 – Novos espaços e avanço nas políticas públicas

Com a força da organização da juventude, o movimento sindical em 2004 articula o Programa Nacional de Crédito Fundiário, para a compra de terra para jovens.

E como diretriz do Congresso, o movimento sindical se desafiou a aprofundar o debate sobre educação do campo, e inicia em 2004 o trabalho com a pedagogia por alternância, inaugurando as CFR – Casas Familiares Rurais.

Ainda em 2004, a FETAG organiza dois grandes projetos de apoio ao movimento sindical, com a inauguração do IFSIM – Instituto de Formação Sindical Irmão Miguel e criação das assessorias regionais com o suporte financeiro do SENAR.

Depois de muita pressão do MSTTR por políticas de acesso à terra, em 2004 inicia a execução do PNCF – Programa Nacional de Crédito Fundiário reivindicado especialmente, pela juventude rural.

O trabalho da Juventude Rural não parou, e em 2005 organizaram a 1ª Marcha Estadual da Juventude Rural. Aliado a isso, o processo formativo de quadros foi intensificado com a preparação de lideranças.
E 2005 foi marcado por uma grave seca, foi quando, mais uma vez, o movimento sindical mostra sua força, realiza diversas mobilizações e conquista o Proagro Mais, um programa responsável pela injeção de R$ 450 milhões na agricultura familiar.

2006 foi um ano marcado pelo Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária, que contou com a participação de 22 jovens agentes de desenvolvimento local e economia solidaria para estimular a organização e geração de renda, acompanhando cerca de 67 empreendimentos e envolvendo mais de 3.000 agricultores familiares.

Neste mesmo período a FETAG-RS auxilia na implementação de mais duas Casas Familiares Rurais, em Santo Cristo e Três Passos
A FETAG preocupada com a sucessão rural, em 2006 realiza uma pesquisa com a Univates e MDA para ouvir a realidade de 700 famílias do Vale do Taquari. E neste mesmo ano o Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar – PGPAF é implementado, para garantir aos agricultores familiares a indexação do financiamento a um preço de garantia igual ou próximo do custo de produção
– Fetag discute a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural com participação efetiva no Seminário Estadual de ATER
Em 2007 a FETAG-RS também se dedicou ao debate sobre a pecuária familiar, intensificando ações de melhoramento genético e manejo nas propriedades. Ainda, o trabalho com assalariados rurais que acontece desde 1994, foi potencializado com as Convenções Coletivas de Trabalho.
Os 45 anos de função da FETAG-RS são comemorados em 2008, ano de muito trabalho e desafio. Ano em que Alberto Broch é eleito presidente da CONTAG, o primeiro gaúcho a ocupar o cargo.
O tema da organização da produção também foi amplamente discutido na federação, e a realização do Seminário Estadual de Assistência Técnica/Extensão Rural trouxe a consolidação do debate sobre a atuação do Movimento Sindical, buscando através de projetos pilotos, a exemplo da Associação Sepé Tiaraju.

Ano também de forte crise do preço do leite, com intensos debates, seminários e diversas mobilizações, o segundo semestre de 2008 teve a retomada de preços graças ao trabalho da FETAG-RS e dos Sindicatos.
Neste mesmo ano acontece o 4º Grito da Terra Brasil em Brasília com mais de 10 mil pessoas. Como principal resultado podemos citar a criação do Pronaf Mais Alimento.

2009 foi um ano de intensos desafios, entre eles os prejuízos causados pelas intempéries climáticas, estiagem no primeiro semestre e intensas chuvas na segunda metade do ano.

Neste ano também é consolidado o projeto de vacinação contra a febre aftosa de forma gratuita para os agricultores e pecuaristas familiares, representando uma economia de cerca de R$ 11 milhões.
Uma importante conquista no ano de 2009 é a sanção da lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que define a alimentação escolar como um direito humano e incorpora dimensões estratégica para a promoção da soberania e segurança alimentar, prevendo que no mínimo 30% dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deverão ser destinados a compra de produtos de agricultores familiares.

Destacam-se também os números de contratações através do PNCF, chegando a 1.887 famílias beneficiadas com o programa de acesso à terra, sendo que 48% destes projetos foram realizados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

– Seminário Estadual de biocombustíveis e seguem negociações com a indústria do Biodiesel
Fortes chuvas e temporais marcam o ano de 2010, quando produtores de leite, fumo, pecuária, entre outras culturas foram duramente atingidos. Na área da previdência, o ano de 2010 foi marcado pelo lançamento oficial do Cadastro do Segurado Especial no estado.

Ainda, é importante destacar que em 2010 o Grito da Terra Brasil (estadual e federal) trouxe avanço na valorização da agricultura, pecuária e na área dos assalariados rurais. Somado a isso, o MSTTR buscou organizar a sua base, realizando 23 semanas sindicais em 21 Regionais Sindicais, envolvendo cerca de 30 mil famílias no processo formativo.

Neste ano a Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais em conjunto com a federação, realizam o VII Encontro Estadual de Mulheres Dirigentes Sindicais. E a Juventude Rural realizou no mesmo ano, o II Festival Estadual da Juventude Trabalhadora Rural em Vera Cruz, evento que contou com a participação de mais de 250 jovens, como também participou do 2ª Festival Nacional da Juventude Trabalhadora Rural em Brasília.

A pecuária familiar em 2010 teve um avanço positivo com a aprovação da lei Nº 13.515 que instituiu o Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar
O Departamento Jurídico da federação atuou fortemente em ações contra a cobranças indevidas dos Royalties da soja.

Este ano também ficou marcado pela luta para prorrogação dos emplacamentos dos tratores agrícolas e a habilitação dos Sindicatos para a emissão do CCIR.