HISTÓRIA

Período de Formação da FETAG: 1963 – 1969

A FAG – Frente Agrária Gaúcha foi fundada por iniciativa dos Bispos da Igreja Católica do RS com o objetivo de investigação e estudo acerca da questão agrária, formar líderes rurais, desenvolver a educação de base do agricultor, incentivar a sindicalização e cooperativação, dentre outras iniciativas de ordem cultural e assistencial dos assalariados rurais e agricultores.

A atuação da FAG se espalhara pelos municípios do interior do RS com a criação dos Sindicatos dos Pequenos Proprietários e/ou dos Sindicatos dos Trabalhadores na Lavoura e em alguns casos também Sindicatos de Assalariados.

É nesse período, que oito (8) sindicatos (Porto Alegre, Taquari, Veranópolis, Caxias do Sul, Antônio Prado, Santa Rosa, Torres e Farroupilha) ligados a FAG em 6 de outubro de 1963 fundaram a Federação dos Pequenos Proprietários e Trabalhadores Autônomos do RS, reconhecida em 26 de outubro de 1965 como Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS – FETAG-RS.

O primeiro local de funcionamento da FETAG foi uma sala cedida pela Cúria Metropolitana, situada na Rua Espírito Santo n55. A seguir, instalou-se em salas alugadas na Rua Dr. Florres, nº105, juntamente com a FAG, passando, em 1968, para dois conjuntos de salas adquiridos no prédio na Galeria Santa Catarina.
Nesse período de formação da FETAG, o debate e as deliberações dos 4 Congressos realizados foram fundamentais, contribuindo na evolução do sindicalismo gaúcho.

I Congresso – 1962
II Congresso – 1963
III Congresso – 1965
IV Congresso – 1969