Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Informativo

INFORMATIVO N° 1.394

Informativo Fetag e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 319 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho! E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

 

NOVO SUPERINTENDENTE DO BANCO DO BRASIL VISITA A FETAG-RS

Na tarde da última terça-feira (29), a FETAG-RS recebeu a visita do novo superintendente do Banco no Brasil no Estado, Éverton Luis Kapefenberger. Ele foi recebido pelo presidente Carlos Joel da Silva, e pelo vice-presidente, Nestor Bonfanti, e pelos diretores Pedrinho Signori, Elisete Hinz e Diana Hahn.

Na oportunidade, Éverton trouxe até a Federação suas propostas e ideais que serão seguidos durante a gestão. A FETAG-RS e o Banco do Brasil são dois grandes parceiros, e a agricultura familiar é considerada como fundamental pela entidade bancária. O novo superintendente garantiu que o seu objetivo é aproximar cada vez mais os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e as gerências regionais do banco, para que assim possam dar mais celeridade ao atendimento dos agricultores e das agricultoras familiares. “Queremos prestar um atendimento padrão em todas as regiões do Estado”, disse Éverton.

Para os próximos dias será convocada uma áudio conferência que envolverá os gerentes regionais, gerentes de agências, presidentes dos STRs, diretoria da FETAG-RS e o próprio superintendente, cujo objetivo será alinhar as ideias e os objetivos do banco, além de estabelecer o que ainda pode ser feito no ano de 2019. Na reunião, a FETAG-RS se colocou a disposição para seguir trabalhando em parceria com o Banco do Brasil e, também, colocou levou algumas demandas até o novo superintendente da instituição.

Para Carlos Joel da Silva, presidente da FETAG-RS, “o encontro foi muito positivo, pois ficou claro que temos o mesmo objetivo, que é auxiliar os agricultores e o desenvolvimento da agricultura familiar gaúcha”.

 

 

 

GAÚCHO ASSUME A PRESIDÊNCIA DA CONTAR

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) tem novo presidente. Trata-se do gaúcho Gabriel Bezerra Santos, do município de Arroio Grande, que até então ocupava o cargo de 2º secretário da FETAR.

É com alegria que a FETAG-RS parabeniza o presidente Gabriel Bezerra Santos pelo novo desafio e coloca toda a sua equipe a disposição para auxiliar sempre que necessário. Entendemos ser de suma importância que um gaúcho esteja a frente da CONTAR, entidade que representa uma classe numerosa e responsável pela produção de alimentos.

 

 

BANCO DO BRASIL FARÁ ÁUDIO CONFERÊNCIA COM STRS

A FETAG-RS participará, na próxima segunda-feira dia 04/11, às 9:30 hs, de uma importante áudio conferência na Superintendência do BB com todas as agências do RS. O objetivo é aproximar a relação entre os Cobans e as agências, resolver gargalos em relação a operacionalização do Pronaf, nivelar informações referentes ao Bônus de Adimplência, entre outros assuntos.

Todos os Correspondentes vinculados à FETAG-RS estão convidados a participar da áudio, inclusive os Sindicatos que estiverem em processo de adesão. Deste modo, solicitamos que o Presidentes e os funcionários operadores dos Sindicatos, acertem com a agência de sua jurisdição participação na áudio que será realizada na própria agência. Também pedimos a colaboração dos Sindicatos para que, se possível, apontem as principais dificuldades, bem como tragam sugestões de melhorias para que possamos incluir na pauta da áudio conferência. As demandas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail carla@fetagrs.org.br até o dia 01/11 (amanhã).

Salientamos que a colaboração dos Cobans é de extrema importância para que possamos aperfeiçoar a atuação como correspondentes bancários e fortalecer cada vez mais a parceria entre a FETAG/ Sindicato e Banco do Brasil.

 

 

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É REAJUSTADA

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário. Para a tesoureira-geral da FETAG-RS, Elisete Hintz, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Elisete reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias. O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2019 é de R$ 34,00 (trinta e quatro reais) por membro do grupo familiar.