Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Informativo

INFORMATIVO N° 1.474

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 320 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

 

 

55 AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES ESTARÃO PRESENCIALMENTE NO PARQUE ASSIS BRASIL PARA A EXPOINTER DIGITAL

 

Desde o começo da pandemia de coronavírus as agroindústrias familiares perderam importantes espaços para comercialização de seus produtos. Visando a minimização dos prejuízos acumulados ao longo de 2020, a FETAG-RS e a Secretaria da Agricultura, Pecuária de Desenvolvimento Rural (SEAPDR) estão organizando a Expointer Digital, que permitirá a presença de 55 empreendimentos, que vão desde panificados, geleias, cachaças, queijos e embutidos, plantas, artesanatos, dentre outros distribuídas em 50 estandes no Parque Assis Brasil, entre os dias 26 de setembro a 4 de outubro, realizando a comercialização de seus produtos em sistema de drive thru.

 

Em respeito aos decretos que proíbem aglomerações de pessoas, fato que levou ao cancelamento da Expointer presencial, em 2020, pela primeira vez na história, o pavilhão da agricultura familiar adotará o sistema de drive thru, em que os visitantes poderão comprar os produtos de sua preferência no conforto de seus carros. Em virtude da pandemia, protocolos de segurança para visitantes e expositores serão adotados, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde.

 

De acordo com vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, “tudo está sendo pensado de forma que garanta a segurança de todos. Era preciso criar uma alternativa para que as agroindústrias, tão penalizadas com o cancelamento de feiras e eventos ao longo do ano pudessem comercializar suas produções”.

 

A seleção das agroindústrias que comercializarão no local foi realizada preservando a diversidade de produtos que é característica da agricultura familiar na Expointer.

 

 

 

FETAG-RS ALERTA PRODUTORES DE TABACO

 

A FETAG-RS alerta os produtores de tabaco sobre golpe que vem ocorrendo na região Sul do Estado. Recebemos algumas denúncias de que a empresa denominada “SB TRANSPORTES E COMERCIO LTDA” com endereço no Estado de Santa Catarina, estaria comprando tabaco com NF falsa e posteriormente aplicado o golpe nos produtores, não realizando o pagamento dos valores do tabaco vendido.

 

Sempre que houver algum caso, pedimos que entre em contato com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do seu município para denunciar a empresa e fazer o registro da ocorrência policial.

 

 

AGRICULTURA FAMILIAR TERÁ DRIVE-THRU

 

As tradicionais delícias da agricultura familiar não vão ficar de fora da Expointer Digital neste ano. Foram selecionadas 55 agroindústrias de todas regiões do Rio Grande do Sul que vão apresentar desde queijos, salames, geleias até cachaças, melados, sucos, cucas, entre outros. Há expositores que já participaram da Expointer e estreantes.

 

O sistema de compra também será inovador. Os clientes poderão acessar os produtos por drive-thru no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), fazendo as compras sem sair de seus carros.

 

De acordo com vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, os visitantes terão que seguir medidas de saúde e segurança. “Tudo está sendo pensado de forma que garanta a segurança de todos. Era preciso criar uma alternativa para que as agroindústrias, tão penalizadas com o cancelamento de feiras e eventos ao longo do ano pudessem comercializar suas produções”, destaca.

 

A Expointer deste ano ocorre entre os dias 26 de setembro e 4 de outubro, em uma plataforma virtual que terá negócios, provas e shows.

 

Fonte: Portal Agrolink

 

 

 

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE


A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.


O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.