INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.581

INFORMATIVO N° 1.581

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 09/11/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

Confira as notícias atualizadas no Facebook, Instagram e Site oficial da federação!

REUNIÃO DE ENTIDADES DISCUTE GESTÃO DO CONSELEITE

 

No final da tarde de segunda-feira (8), na sede da Fetag-RS, as entidades que compõem o Conseleite discutiram temas relacionados a sua gestão, principalmente por parte do Sindilat, que atualmente está na presidência do Conselho. As entidades representativas dos produtores (Fetag-RS e Farsul) solicitaram mudanças urgentes sob alegação de que os produtores estão sendo altamente prejudicados.

Na última reunião, o preço referência do litro do leite que é pago ao produtor apresentou queda de 4%, no entanto, os custos de produção seguem subindo em níveis sem precedentes. O valor estabelecido pelo Conseleite é criticado pela Fetag-RS.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a representação da indústria também precisa se posicionar em favor do produtor, pois ela é responsável por quem produz. O modelo atual é excludente e precisa ser modificado para outro que defina o preço a partir do custo do produtor e não pelo preço pago pelo consumidor, ou correremos o risco de quebrar os produtores e a cadeia leiteira como um todo”.

Nos últimos anos, muitos produtores deixaram a atividade. A Fetag-RS cobra fortemente para que o Sindilat faça uma campanha de defesa do produtor através de suas mídias sociais, remunere adequadamente o produtor e, juntamente com as demais entidades, procure um novo sistema para que a cadeia produtiva se sustente, o que não está acontecendo agora.

A Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais não admitirão novas quedas no preço pago ao produtor pelo litro do leite e tomarão as medidas necessárias para defender quem de fato produz.

AGRICULTURA FAMILIAR E O TURISMO DO RIO GRANDE DO SUL PRESENTES NA 28ª EXPOTCHÊ

Começou na última sexta-feira (5), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, a 28ªExpotchê, que tem como tema ‘’Brasília celebra Natal à moda gaúcha”. A feira acontece de 5 A 14 de novembro.

 

Ao longo de dez dias, será possível prestigiar o estande da Agricultura Familiar e do Turismo do Estado, que está representado por 14 municípios que irão proporcionar uma festa de sabores aos frequentadores com produtos da agricultura familiar. Todos os empreendimentos participantes receberam capacitação e orientações do Sebrae com relação ao mercado para participar da feira.

 

Dentre os produtos que serão encontrados, estão o charque de Hulha Negra; o mel e o própolis de Venâncio Aires; os embutidos artesanais de Nova Bassano; os salames e os queijos temperados e coloniais de Farroupilha; os licores e cachaças de Bento Gonçalves e de Harmonia; os vinhos orgânicos de Garibaldi; as nozes caramelizadas de Arroio do Tigre; as frutas e sucos de Dois Lajeados; as geleias, pastas e molhos de Paraí; a erva mate de Ilópolis; e os açúcares, rapaduras e melados de Santa Clara do Sul.

 

Além dos alimentos, estarão à mostra vários itens do vestuário, como ponchos e produtos de lã de ovelha de Bagé, do artesanato tradicional da fronteira gaúcha, e apresentação de rotas e locais turísticos do Rio Grande do Sul. O assessor de política agrícola e agroindústrias da Fetag-RS, Jocimar Rabaioli, está acompanhando o evento e representando a federação.

 

A feira, que promove a integração entre o turismo e as agroindústrias familiares, funciona de segunda a sexta, das 16h às 23h, e aos sábados e domingos, das 11h às 23h.

 

A organização é fruto de parceria entre Fetag-RS, SEBRAE e SETUR/RS.

REUNIÃO DA MACRO CENTRAL ACONTECE EM CANDELÁRIA

As Regionais Sindicais Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Centro Serra e Santa Maria que compõe a Macro Regional Central estiveram reunidas em Candelária, na sexta-feira (05), para planejamento de ações em prol da agricultura e da pecuária familiar para o próximo período.

A reunião que se estendeu até a tarde teve inúmeros pontos de pauta, entre eles a participação da Macro Central no 10º Grito de Alerta que acontecerá dia 03 de março em Ijuí; assuntos relacionados ao custo de produção do tabaco e a pesquisa realizada entre empresas e entidades representativas para balizar o valor mínimo a ser pago ao produtor; projetos de desenvolvimento regional a serem elaborados em conjunto pelas Regionais, além da escolha da nova coordenação da Macro Central.

Na oportunidade a nova coordenação da Macro ficou definida sendo escolhido como coordenador para os próximos dois anos, Cristian Wagner, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar de Vera Cruz.

O assessor do Deputado Federal Heitor Schuch, Diego Kiefer, participou da reunião e trouxe as ações que estão sendo realizadas pelo deputado em Brasília, a exemplo do enquadramento da DAP, o reajuste do Pronaf Habitação e ações para o desenvolvimento pleno do setor.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva “a organização dos Sindicatos, das Regionais e das Macro Regionais são fundamentais para o fortalecimento do movimento sindical no estado. A Fetag-RS enquanto entidade representativa acredita que o trabalho conjunto em todas as instâncias leva benefícios claros aos agricultores, agricultoras e pecuaristas familiares, que são a razão de ser de todo o sistema”.

FETAG-RS APRESENTA PROJETOS NA COP26

Iniciou na quinta-feira (4), a participação da Fetag-RS na 26ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP26), que está sendo realizada em Glasgow, na Escócia. O assessor de meio ambiente e pecuária familiar Guilherme Velten Júnior está representando a Federação e o Movimento Sindical no evento que reúne as maiores autoridades mundiais. É a primeira vez que a Fetag-RS participa do evento.

A Fetag-RS apresentará seus projetos relacionados a sustentabilidade que abrangem as propriedades rurais dos agricultores e pecuaristas familiares do Rio Grande do Sul associados aos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

De acordo com Guilherme, “a participação na COP26 é uma grande experiência, pois se trata da maior discussão sobre o aquecimento global e mudanças Climáticas e estamos tendo a oportunidade de apresentar importantes projetos que a Fetag-RS, em parceria com os STRs, estão desenvolvendo com êxito no Estado. Nossos agricultores e pecuaristas familiares estão fazendo sua parte para minimizar os impactos ambientais das atividades agropecuárias”.

Guilherme também acredita que os pontos principais do evento são o diálogo e os contatos realizados com entidades, empresas, instituições financeiras e órgãos de governo, que dispõem de recursos para aplicar em projetos, e mostrar o que os nossos agricultores e pecuaristas familiares ligados aos Sindicatos, estão fazendo para minimizar os impactos.

A Fetag sempre lutou para que o pagamento por serviços ambientais constasse no Código Ambiental Nacional, desde quando ele começou a ser discutido. Agora, o objetivo é garantir a compensação financeira aos agricultores e pecuaristas familiares que preservam o meio ambiente e ainda pelo sequestro do gás carbono.

Na agenda da Fetag-RS na COP26 consta reunião com a secretária-executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) , Patrícia Espinosa, para tratar do escritório RCC no Rio Grande do Sul, pré-agendada para amanhã e que poderá contar com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, do secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e do secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana.

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.