INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.700

INFORMATIVO N° 1.700

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 07/3/2023

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 316 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

Lembrete: você associado ou associada que não solicitou sua cartela para concorrer aos prêmios da campanha dos 60 anos da Fetag-RS, procure seu Sindicato e busque informações!

Serão mais de R$ 200.000,00 em prêmios.

Agendas em Brasília ligam sinal de alerta para medidas de combate a estiagem

Nos dias 01 e 02 de março, o vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, e o engenheiro agrônomo da FETAG-RS, Kaliton Prestes, cumpriram diversas agendas em Brasília para tratar da ampliação das medidas de amparo às famílias gaúchas atingidas pela estiagem e sobre o Plano Safra 2023/2024. Pauta da reunião com o conselho de coordenadores e comissão de política agrícola já apontaram mobilizações para os próximos dias.

Foi realizada audiência com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, em conjunto dos demais movimentos e entidades sindicais do campo. A pauta foi a ampliação das medidas anunciadas em Hulha Negra. Foi evidente a posição de todas as organizações do campo que o que foi anunciado ainda é insuficiente, portanto, foi encaminhado mais uma audiência envolvendo a Casa Civil para dar andamento às medidas que são consenso entre todos os dirigentes.

No Ministério do Desenvolvimento Agrário as audiências foram com os Secretários de Agricultura Familiar, José Henrique Silva, para tratar do rebate de 35% nas operações vencidas, vincenda e prorrogadas dos agricultores atingidos pela estiagem, do funcionamento do sistema do CAF e da linha de crédito emergencial. Com o Secretário de Governança Fundiária, Moises Savian a pauta foi em torno da linha de crédito para aos beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e dos novos procedimentos e melhorias que a FETAG-RS tem como proposta para agilizar o programa; Com o Secretário de Abastecimento, Milton Fornazieri, foi tratado sobre a destinação de milho para alimentação dos rebanhos e criações da agricultura familiar.

Também foi realizada audiência com o Secretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, para tratar do orçamento para as demandas da agricultura familiar, da flexibilização da regra  de acionamentos do Proagro Mais e do próximo Planto Safra. Na CONAB a audiência foi com o Presidente recém nomeado, Edegar Pretto, sobre o milho vendas em balcão, sobre a formação de estoques e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Para o vice-presidente da FETAG-RS, Eugenio Zanetti, “o Governo está tratando as demandas com extrema lentidão. Os agricultores não podem esperar mais, pois as operações estão vencendo e ainda não há nada definido sobre a destinação dos recursos no Ministério da Fazenda para a concessão do rebate nos financiamentos. É hora de mobilização por parte dos Sindicatos.”

Participaram das reuniões a o Presidente e Vice-presidente da Contag, Aristides Veras dos Santoa e Alberto Broch, Secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques e o Assessor de Política Agrícola, Décio Sieb.

NOTA À IMPRENSA SOBRE AS MEDIDAS DA ESTIAGEM

 

Na quinta-feira (02), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag-RS reuniu por videoconferência o conselho de coordenadores(as) regionais e a comissão de política agrícola, que representam as 23 Regionais Sindicais no estado para avaliação e deliberações sobre os anúncios realizados pelo governo estadual e federal em relação à pauta da estiagem.

Em posição unânime, o conselho avaliou como insuficientes os anúncios já realizados pelos governos. Visto que as medidas atendem apenas um pequeno percentual da pauta entregue pela Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais às duas esferas políticas.

Desta forma, ficou acordado que será mantida a equipe de representação da Fetag-RS em Brasília para negociação e pressão constante ao governo federal, bem como, uma equipe que negociará com o governo do estado. Além da articulação das bases nos municípios com os prefeitos e vereadores, buscando a união de forças.

A Fetag-RS e seus 316 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais definiram o prazo de 15 dias para que ambos os governos façam novos anúncios que atendam as demandas dos agricultores e pecuaristas familiares e a pauta da instituição. Caso os anúncios não aconteçam, está acordado que mobilizações serão realizadas como forma de pressão e reinvindicação frente à urgência e gravidade da situação.

A data, local e formato das mobilizações serão definidos no dia 13 de março, em uma nova reunião com o conselho de coordenadores(as) e diretoria.

 

 

 

SEBRAE RS: 94,8% DOS PEQUENOS PRODUTORES GAÚCHOS TÊM PREJUÍZOS COM ESTIAGEM

 

O cenário adverso criado pela estiagem que atinge o Rio Grande do Sul pelo terceiro ano seguido não é menos desafiador para os produtores de pequeno porte. Pesquisa realizada pelo Sebrae RS indica que 94,8% empreendedores rurais tiveram a produção prejudicada pela seca.

O estudo ouviu 520 produtores rurais atendidos pelo Sebrae RS no estado, que atuam em lavouras de grãos, frutas e hortaliças, na pecuária de corte e leite, na apicultura e na piscicultura.

Dos 94,8% dos empreendedores com prejuízos decorrentes da estiagem, 34,48% tiveram a produção afetada entre 41% e 60%; 24,14%, entre 11% e 40%; e 20,8%, entre 61% e 80%, informa o estudo do Sebrae RS.

Diretamente ligado à produtividade, ao valor pago ao produto e ao custo de produção, o faturamento também foi apontado para 70,77% dos produtores como menor em comparação com a safra anterior.

Quando questionados sobre a adoção de medidas para contornar os impactos da seca na sua propriedade, um ponto positivo: mais de um terço dos produtores rurais gaúchos (35,98%) estão adotando práticas de manejo conservacionista no solo.

Essa ação, aponta o estudo, é considerada fundamental e está diretamente relacionada à capacidade de aumento da produtividade do solo e sua capacidade de enfrentar os eventos climáticos recorrentes das safras de verão.

Apoio para o produtor superar dificuldades

Segundo o coordenador de Projetos Setoriais do Agronegócio do Sebrae RS, André Bordignon, o estudo replica pesquisa similar feita em 2022 com o objetivo de entender as principais necessidades do produtor e propor soluções para auxiliar a atenuar os impactos da seca em relação ao negócio em curto, médio e longo prazos.

“É uma ferramenta que nos permite sermos mais assertivos na proposição de soluções aderentes à necessidade para a manutenção do negócio frente à frustração de mais uma safra castigada pela falta de chuvas nas mais diferentes regiões e culturas”, diz Bordignon.

Para o especialista, a reavaliação dos sistemas de gestão das propriedades e o melhor entendimento da situação financeira de cada negócio são alguns dos pontos cruciais para os produtores se manterem competitivos.

A avaliação é corroborada por outro dado, que aponta que 71,35% dos produtores não têm seguro agrícola, recurso que poderia ser uma solução para reduzir parte das perdas da produção e trazer uma garantia para os produtores rurais.

Fonte: Portal Agro em Dia

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2023 é de R$ 44,00 (quarenta e quatro reais) por membro do grupo familiar.