INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.493

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM
Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!
E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

ESTIAGEM: FETAG-RS E ENTIDADES ENTREGAM PAUTA PARA MINISTRA
Preocupadas com a situação que os agricultores e pecuaristas vivem diante de mais uma estiagem que assola o Estado, a segunda em 2020, FETAG-RS, Farsul, Fecoagro, Emater e Famurs reuniram-se, através de videoconferência, com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina, para entregar documento assinado pelas entidades com solicitações de ações que visam amenizar os prejuízos causados pela escassez de chuvas.
No documento, as entidades solicitam agilidade na emissão do Relatório de Comprovação de Perdas (RCP) – PROAGRO/SEGURO AGRÍCOLA, ao agente financeiro, permitindo a implantação de outra cultura na mesma gleba; criação de linha crédito para custeio de milho emergencial, sem impacto no risco bancário e no limite de crédito para que seja possível implantar outro empreendimento; aumento da oferta de milho na modalidade ProVB/ CONAB (milho balcão), destinando ao Rio Grande do Sul pelo menos 100 mil toneladas; e o aumento do limite de consumo para bovino de leite de 60 kg/mês para 120 kg/mês no programa ProVB da Conab; e a implementação do auxílio emergencial referente ao coronavírus para os agricultores familiares, demanda encaminhada logo no início da pandemia, mas que foi negada pelo Governo Federal.
A ministra da Agricultura, Teresa Cristina, ouviu todos os pedidos e afirmou que “acompanha de perto a situação há alguns dias”. Ela solicitou dados mais atualizados a respeito da situação, que serão enviados pelas entidades em breve, e informou sobre as dificuldades para atender algumas, mas se dispôs a buscar alternativas. Sobre o milho balcão, a ministra garantiu que assunto será discutido para ele que chegue as regiões afetadas o mais breve possível.
Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “reunião foi boa, mas de concreto ainda não temos nada. Recebemos promessa de busca por soluções, mas isso não resolve os problemas do agricultor. A situação é gravíssima, principalmente nas regiões norte e noroeste do Estado, onde as perdas do milho implantados nos meses de agosto, setembro e outubro são totais”.
Para a próxima semana, outra será realizada em data a ser definida.
Além do presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, também participaram da reunião: o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, que foi o responsável pelo agendamento com a ministra; o presidente da Farsul, Gedeão Pereira; o presidente da Fecoagro, Paulo Pires; o presidente da Emater, Geraldo Sandri; o presidente da Famurs, Maneco Rassem; deputados federais e senadores da bancada gaúcha no Congresso; e deputados estaduais ligados a agricultura e a pecuária. Também participaram representantes de demais entidades ligadas ao setor primário.

AGRICULTORES FAMILIARES SERÃO BENEFICIADOS COM CONVÊNIO FIRMADO PELO FETAG-RS MAIS
Primar pela formação e qualificação dos agricultores(as) e pecuaristas familiares é uma das linhas de ação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG-RS. Para tanto, a FETAG-RS firmará convênio com a Fundação Universidade de Passo Fundo – FUPF com o objetivo de proporcionar aos associados descontos nas mensalidades dos cursos oferecidos pela universidade, sendo mais de 60 cursos de graduação, mais de 22 cursos de especialização e MBA, contando também com mais de 20 cursos de mestrado e doutorado.
O convênio firmado está vinculado ao projeto FETAG-RS Mais, que é uma estratégia de ação da FETAG-RS, em conjunto com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Regionais Sindicais, que possibilita os agricultores(as) a emissão de cartão institucional. Este cartão dá acesso à rede de convênios firmada pelo FETAG-RS Mais em todo território estadual. Projeto que traz mais benefícios, economia e possibilidades.
O convênio será firmado durante live que acontecerá no dia 25 de novembro, as 14h, no canal da FUPF no Youtube. O evento contará com a participação do presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, a reitora da UPF, Professora Bernadete Maria Dalmolin, o presidente da Fundação UPF, Professor Luiz Fernando Pereira Neto, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casca e coordenador da Regional Passo Fundo, Nauro Nizzola e o tesoureiro da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos.

CALOR NO SUL AGRAVA ESTIAGEM
A estiagem avança pelo Sul do país e demanda ações especiais de apoio à população. Em São Joaquim (SC) uma sonda de petróleo foi instalada pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) para buscar água direto do Aquífero Guarani. O investimento contra a seca demandou mais de R$ 5 milhões e uma estrutura de 15 carretas para o transporte, além de bombas de alta potência e maquinário sofisticado. O equipamento irá buscar água perfurando entre 850m até 1.110m. Nos municípios de Catanduvas e Zortéa começou o racionamento de água para a zona urbana.
No Rio Grande do Sul já são mais de 50 municípios em emergência. Nesta quinta-feira (26) uma reunião na Assembleia Legislativa do estado vai discutir a situação dos produtores e as previsões climáticas para o fenômeno La Niña no Rio Grande do Sul e seus impactos. A expectativa é de que a partir deste encontro sejam discutidas alternativas de apoio aos agricultores diante dos riscos de perdas.
Nesta terça e quarta-feira algumas regiões podem ultrapassar os 40ºC de temperatura, agravando a situação de culturas como o milho, especialmente no Norte. Segundo o Inmet essa onda de calor se dá devido à presença de uma frente fria no leste da Argentina e no sul do Uruguai e a atuação do calor pré-frontal, massa de ar quente que fica na parte dianteira de uma frente fria, em que ocorre o acúmulo de calor enquanto que a parcela mais fria fica na parte de trás da frente fria e por conta disso as temperaturas aumentam e a umidade dá uma sensação de abafado, e com o tempo firme no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O calor continua no sul até o final desta quarta-feira ( 25) onde a frente trará mudança no tempo entre o sul e oeste gaúchos no final do dia e deverá prosseguir nos dias a 26 e 27, provocando chuva forte do oeste ao sul do Rio Grande do Sul e em algumas áreas do oeste ao sul de Santa Catarina e posteriormente atingindo também áreas do centro-sul do Paraná.
Para esta terça feira (24) a circulação associada ao calor e ao fluxo de umidade, contribui para as pancadas de chuva em grande parte da região central do país, principalmente no Mato Grosso, Goiás, norte de Minas Gerais, onde o tempo estará com bastante nebulosidade. Nas outras áreas do Norte também haverá pancadas de chuva forte, mas com variação de nebulosidade. Entre o sudoeste de Mato Grosso e o interior de São Paulo o tempo estará estável com temperaturas em elevação, devido a presença de anticiclone – circulação no sentido anti-horário que impede a formação de nuvens carregadas – a cerca de 5km de altitude.
Maiores acumulados de chuva nas ultimas 24h pelas estações automáticas do INMET e do Cemaden.
Fonte: Portal Agrolink

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE
A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.
Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.
O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.