INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.494

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM
Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!
E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

EM LIVE, FETAG-RS E FUPF ANUNCIAM CONVÊNIO QUE BENEFICIA A AGRICULTURA E A PECUÁRIA FAMILIAR
Seguindo na busca por mais direitos e, também, por mais benefícios voltados aos agricultores e pecuaristas familiares, a FETAG-RS firmou convênio, dentro do projeto FETAG Mais, com a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) que prevê a concessão de descontos nas mensalidades dos cursos ofertados pela Universidade de Passo Fundo. O ato oficial foi celebrado em uma live realizada no canal da UPF no Youtube.
A partir da assinatura do convênio, os associados dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados à FETAG-RS, e seus dependentes, terão acesso a descontos nos 58 cursos de graduação, nos mais de 100 cursos de MBA e de especialização, além dos 15 cursos de mestrado e 9 de doutorado.
Os descontos iniciam a partir da matrícula de 10 alunos em quaisquer um dos cursos da universidade, exceto medicina. Até 20 alunos, o benefício será de 15%. Acima de 20 alunos, 20%. Para alunos dos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Soledade e Sarandi, o desconto será de 30%. O desconto já estará disponível para o
vestibular verão.
De acordo com a reitora da Universidade de Passo Fundo, Bernadete Dalmolin, convênios como o que foi firmado hoje são fundamentais para reduzir as desigualdades e para desenvolver as atividades no campo. “A formação profissional precisa ser priorizada, fortalecendo a educação em todos os espaços, ajudando no dia a dia das pessoas e acelerando o processo para sermos mais inovadores. É preciso acreditar que juntos podemos melhorar a vida dos nossos associados. Vamos fazer muito mais, de mãos dadas”.
O coordenador da Regional Sindical Passo Fundo e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casca, Nauro Nizzola, disse que “antigamente, quem trabalhava na roça, não precisava de estudo e mesmo quem queria, não tinha acesso. Hoje, vemos nossos agricultores desenvolvendo atividades que demandam conhecimento. Com o convênio, mais jovens poderão acessar o ensino que desejar, a distância ou presencial, fazendo com que tenhamos mais conhecimento e mais profissionais qualificados trabalhando em nossos municípios”.
Durante o live, o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, fez uma apresentação do projeto FETAG Mais que visa estabelecer convênios com os mais variados segmentos, concedendo benefícios para os associados dos sindicatos e seus dependentes. “O convênio com a UPF certamente será do interesse dos mais jovens, mas muitos outros agricultores, de todas as faixas etárias, poderão aprimorar seus conhecimentos, o que hoje em dia é muito importante”.
Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “todo agricultor precisa de conhecimento, principalmente em um momento em que é preciso aumentar a produção, sem deixar de lado as questões ambientais. O convênio entre a FETAG-RS e a FUPF é uma oportunidade para que as famílias possam se capacitar, assim aumentando as suas rendas e alimentando o mundo”.
Também participaram do ato, o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, professor Luiz Fernando Pereira Neto, e o diretor do Campus da UPF de Casca, Henrique Bertosso.

FETAG-RS PARTICIPA DE LIVE SOBRE AQUICULTURA
Na tarde de ontem, terça-feira (24), a FETAG-RS participou da 8ª LIVE da Rede Gaúcha de Aquicultura, organizada pela chefe da Aquicultura do Ministério da Agricultura na Superintendência do Rio Grande do Sul, Renata Bertolini, que tratou sobre o tema “O que o Rio Grande do Sul, pode aprender com a experiência de Santa Catarina, no Licenciamento Ambiental da Aquicultura?”
O debate focou em desburocratização no setor, troca de experiências entre os dois estados, e o que o Rio Grande do Sul pode fazer para trazer segurança jurídica e regularizar a cadeia produtiva, principalmente a da piscicultura.
Para Eugênio Zanetti, vice-presidente da FETAG-RS, que representou a federação juntamente com o assessor de política agrícola, Guilherme Velten Júnior, “precisamos de soluções para questões como regularização, desburocratização e simplificação dos processos. A agricultura e a pecuária familiar necessitam de uma legislação que traga segurança jurídica para que possa exercer suas atividades de psicultura sem riscos”.
Guilherme explica que a live apresentou uma conjuntura, do que está sendo construído pelo Grupo de Trabalho proveniente da Câmara Técnica do CONSEMA, onde ficou estabelecido que é preciso avançar e construir uma resolução que beneficie toda cadeia produtiva.
Também participaram do debate representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais ligados à FETAG-RS e a presidente da Associação Catarinense de Aquicultura (ACAQ), Ofélia Campiggotto.

FRENTE FRIA AVANÇA NO SUL E DEVE TRAZER TEMPORAIS
Após um dia de altas temperaturas no Rio Grande do Sul, a frente fria avança e formar as nuvens carregadas que provocam temporais no sul e sudoeste do Rio Grande do Sul. São esperados temporais com chuva e vento fortes também devem atingem também as demais regiões gaúchas. É alto o potencial para queda de granizo. As rajadas de vento chegam a 70km/h.
Entre a quinta-feira (26) e o sábado (28), o a atmosfera seguira bastante instável entre o norte da Argentina, Paraguai e o Sul do Brasil e também sobre a atuação de cavados – regiões alongadas de baixa pressão – e este padrão deverá contribuir para ocorrência de tempestades localmente de forte intensidade, com possibilidade de vendavais e queda de granizo em parte do centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul e oeste do Paraná.
Entre o sábado (28) e o domingo (29), a formação de uma região de baixa pressão avançará entre a Argentina e o Rio Grande do Sul, dando origem a um novo sistema frontal a sudeste do Uruguai. A formação deste sistema deverá trazer condições para chuva forte e acumulados elevados, de forma pontual, na região da campanha e sul do Rio Grande do Sul. O avanço da frente fria associada também poderá provocar chuva forte na faixa leste de Santa Catarina entre o final do sábado (28) e o domingo (29).
Fonte: Portal Agrolink

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE
A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.
Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.
O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.