INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.496

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 320 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.
A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM
Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!
E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

REUNIÃO EM BRASÍLIA TRATA SOBRE O TERRA BRASIL
Na última segunda-feira (7), a FETAG-RS participou de audiência em Brasília com o diretor do Departamento de Gestão do Crédito Fundiário, Carlos Everardo Mendes de Freitas, que no âmbito do Ministério da Agricultura, é o setor que está estruturando o arcabouço legal e o sistema informatizado para a operacionalização do novo programa de aquisição de terras, o Terra Brasil.
Participaram da reunião o vice-presidente da FETAG-RS, Eugenio Zanetti, o deputado federal Heitor Schuch e o assessor de Política Agrícola da FETAG-RS, Kaliton Prestes. Na oportunidade foi entregue documento expondo questões que a Federação julga importante para o êxito e a agilidade do novo programa.
O Programa Terra Brasil, antigo Programa Nacional de Crédito Fundiário, é um importante instrumento de apoio à agricultura familiar, e que vem desempenhando papel estruturante na democratização do acesso à terra, na produção de alimentos, na segurança alimentar e na inclusão produtiva dos agricultores e agricultoras familiares de todo o país.
Ao longo dos 20 anos de existência, a política nacional de aquisição de terras possibilitou o acesso de mais de 140 mil famílias terem o seu pedaço de chão, sendo que grande parte dessas operações foram realizadas nos três Estados do Sul para jovens que desejam permanecer no meio rural dando continuidade à atividade agrícola e pecuária.
Compreendendo a importância do acesso à terra, a FETAG-RS está preparada e credenciada no sistema do Ministério da Agricultura para iniciar a operacionalização do novo programa Terra Brasil. Nos dias 07 de 08 de dezembro ocorre a capacitação de mais de 70 profissionais da rede de técnico e de lideranças dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e das Regionais Sindicais de todo o estado do Rio Grande do Sul para que em breve os novos projetos possam ser elaborados aos agricultores familiares gaúchos.
De acordo com Zanetti, vice-presidente da FETAG-RS, “não há mais como esperar. O Programa Terra Brasil já está regulamentado, o recurso do Fundo de Terras está disponível e a Federação está com toda a documentação técnica preparada para dar início ao processo de inclusão dos projetos no sistema do MAPA. Esperamos agora que o Governo tenha a sensibilidade necessária para liberar com agilidade o recurso aos novos beneficiários, que há quatro anos aguardam o programa voltar a funcionar”.

REUNIÃO DISCUTE SETOR DA FUMICULTURA
Na sexta-feira (4), a convite da Frente Parlamentar em Defesa do Produtor e da Produtora de Tabaco da Assembleia Legislativa, representada pelos deputados estaduais Zé Nunes e Elton Weber, presidente e vice-presidente, respectivamente, a FETAG-RS participou de reunião virtual para tratou sobre o momento da fumicultura, o cenário da safra 2020/2021, e debateu o formato do cálculo do custo de produção e a organização das entidades representativas dos produtores para as rodadas de negociação de preços.
A reunião contou com a presença do presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, e representantes das demais entidades do setor de fumicultura. Como encaminhamento, foi definido que, se aprovado dentro do Foniagro, a Frente Parlamentar será representada dentro processo de negociação.
De acordo com o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “a reunião foi positiva. Entendemos que é importante contar com a presença do parlamento gaúcho, pois isso fortalece a representação das entidades que defendem os interesses dos produtores”.

CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA NO SUL ATÉ FEVEREIRO
A Universidade de Colúmbia (Estados Unidos) prevê chuvas abaixo da média na Região Sul do Brasil no trimestre envolvendo Dezembro/Janeiro/Fevereiro. Já para as Regiões Norte e Nordeste do País, as precipitações serão acima da média, enquanto nas regiões Sudeste e Centro-Oeste terão precipitações atmosféricas na média e abaixo dela.
De acordo com a Universidade de Colúmbia, o Pantanal mato-grossense será exceção, registrando chuvas acima da média até o segundo mês e 2021. O setor de meteorologia norte-americano aponta temperatura dentro da normalidade na maior parte do Brasil, excetuando-se o interior do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina, que terão temperaturas acima da média histórica para o final de Primavera e entrada do Verão.
Em Dezembro, dizem os especialistas, precipitações além do normal no centro-norte do Brasil, com desvios positivos acima de 100 milímetros nos estados do Pará, Rondônia e Amazonas. Com exceção da região Sul e dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, que terão precipitações abaixo da média, o resto do país terá um mês com chuvas dentro da média.
Temperaturas mais elevadas do que o normal nos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Mato Grosso do Sul e interior do Rio Grande do Sul vão marcar a entrada do Verão no Brasil. Minas Gerais, Roraima e Amazonas, não terão temperaturas muito abafadas, aponta a Universidade de Colúmbia.
Com a ocorrência de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste, o ar seco dos níveis mais altos da atmosfera serão empurrados para a superfície, deslocando o eixo de chuvas para Sul. Essas precipitações vão se concentrar mais sobre os estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e parte do Centro-Oeste. Na região Sul, as chuvas ficarão com números próximos da média histórica, com exceção da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai – que seguirá em estiagem.
Fonte: Portal Agrolink