INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.500

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 320 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM
Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!
E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

INICIA A NEGOCIAÇÃO DO PREÇO DO FUMO SAFRA 2020/2021
A FETAG-RS participou na última quinta-feira (17), da primeira reunião da Representação dos Produtores de Tabaco com as Empresas fumageiras, dando início as tratativas para a negociação de preço do tabaco para a safra 2020/21.
Realizada em formato virtual, durante o dia as entidades reuniram-se com inúmeras empresas, entre elas a Souza Cruz, Philip Morris, JTI, Universal Leaf, Alliance One, China Brasil e CTA.
Neste primeiro encontro foram apresentados os custos de produção levantados pela Representação dos produtores e as empresas fumageiras, os quais servirão de base para a definição do percentual de reajuste a ser praticado na safra 2020/21.
No próximo dia 22, a FETAG-RS reunirá a Comissão Estadual do Fumo, por videoconferência, para fazer uma análise dos números apresentados e definir uma proposta de reajuste que deverá ser apresentado na próxima reunião de negociação, prevista para o mês de janeiro de 2020.

UVA – IMPORTANTE FONTE DE RENDA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
A uva é considerada uma das grandes culturas do nosso Estado. Atualmente, o Rio Grande do Sul é o maior produtor do país. Na região da serra gaúcha, cenário de belas paisagens, se concentra grande parte da produção.
A estiagem que castigou o Estado em 2020 e que prejudicou diversas culturas, tais como o milho e o tabaco, causou perdas também na uva, principalmente na Região do Médio e Alto Uruguai, onde agricultores familiares perderam boa parte dos parreirais, afetando diretamente as suas rendas.
No entanto, em relação a totalidade da safra, a estiagem não deverá ser um problema para a uva, já que na região da Serra a chuva caiu nos momentos certos e a produção poderá atingir a marca de 700 milhões de kg.
De acordo com Cedenir Postal, presidente Comissão Interestadual da Uva e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, a expectativa para a safra atual é boa, pois “os agricultores estavam apreensivos com a falta da chuva, mas ela caiu no momento certo e fez com que algumas variedades fossem normalizadas. Agora, mesmo que não chova mais, elas já estão prontas para a colheita”.
A confirmação das estimativas ainda depende das condições climáticas para as próximas semanas, porém, ao que tudo indica, deverá superar a safra anterior, quando foram colhidas aproximadamente 664 milhões de kg. Na última semana, parreirais dos municípios de Monte Belo do Sul e de Bento Gonçalves foram atingidos pelo granizo, prejudicando algumas frutas, principalmente da variedade Niágara, normalmente vendida como uva de mesa, o que agrega mais valor ao produtor, e que agora deverá ser vendida a preço menor para a indústria.
Com relação a qualidade, a uva gaúcha deverá seguir seu padrão de anos anteriores, pois não foram registrados problemas que pudessem afetar neste aspecto. Ainda de acordo com Postal, a produção de uva é quase que em sua totalidade realizada por agricultores familiares, já que cerca 20 mil famílias no Estado se dedicam a atividade.
Para o vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, “a produção de uvas e seus derivados é muito importante para a agricultura familiar, que tem na atividade sua principal fonte de renda. Muitas famílias cultivam e beneficiam a fruta, produzindo vinhos e sucos de qualidade reconhecida no Brasil e até no exterior”.

ESTADO TERÁ TEMPO CHUVOSO E QUENTE NOS PRÓXIMOS SETE DIAS
Nos próximos sete dias, o tempo chuvoso e quente deverá predominar no Estado, com chuvas mais expressivas na região Norte. É o que prevê o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 22/2020, divulgado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Emater-RS e Irga.
Na sexta-feira (18), poderão ocorrer pancadas de chuva, típicas de verão, principalmente no período da tarde na metade Norte do Rio Grande do Sul, e as temperaturas máximas devem oscilar entre 36° e 38°C na Campanha e nas Missões. No sábado (19), a presença de um cavado (área de baixa pressão alongada) e a formação de uma frente fria provocarão pancadas de chuva no decorrer do dia em todas as regiões. Os maiores acumulados deverão ocorrer no Oeste e Norte. No domingo (20), ainda há possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas no Alto Uruguai, no Planalto Médio, nos Campos de Cima da Serra e na Serra do Nordeste, principalmente no período da tarde.
Entre segunda-feira (21) e terça-feira (22), a presença do ar seco garantirá o tempo firme, com temperaturas amenas no período noturno e elevadas durante o dia, próximas dos 30°C no Oeste do Estado. Na quarta-feira (23), as chuvas retornam na faixa Leste e nas regiões de divisa com Santa Catarina, principalmente à tarde.
Os totais de chuva mais significativos deverão oscilar entre 60 e 80 mm nas Missões, no Planalto e nos Campos de Cima da Serra; no Alto Uruguai poderão superar 90 mm. Os totais mais baixos devem oscilar entre 5 e 35 mm na região Sul do Estado.
O boletim também avalia as condições atuais das culturas de soja, milho e feijão primeira safra.
Fonte: SEAPDR

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE
A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.
Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.
O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2020 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por membro do grupo familiar.