INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.501

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 12/01/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

PRONAF: SAI LISTA DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR COM BÔNUS EM JANEIRO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta sexta-feira 8 a relação dos produtos agrícolas com bônus de desconto em janeiro para os agentes financeiros operadores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O bônus é utilizado pelo agricultor como desconto nas parcelas de financiamento.

A lista com os produtos e os estados contemplados pelo Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) tem validade de 10 de janeiro a 9 de fevereiro deste ano, conforme a Portaria nº 1, da Secretaria de Política Agrícola (SPA).

Os produtos com bônus de desconto nas operações e parcelas de crédito rural são abacaxi, banana, borracha natural cultivada, castanha de caju, mamona em baga, manga, maracujá e raiz de mandioca.

Em relação à castanha de caju, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informa que a grande quantidade de chuva no Nordeste levou ao aumento da oferta do produto no mercado. Com isso, o preço da castanha teve redução, exigindo a medida corretiva do governo.

Para os agricultores familiares que têm operações de investimento sem um produto principal, que é a fonte de renda para pagamento do financiamento, há o bônus da cesta de produtos. Nesses casos, os descontos são calculados por meio de uma composição dos bônus do feijão, leite, mandioca e milho.

Os estados que integram a lista deste mês são Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe.

O recebimento de bônus do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) ocorre quando o valor de mercado de algum dos produtos do programa fica abaixo do preço de referência, permitindo ao produtor utilizar o valor como desconto no pagamento ou amortização nas parcelas de financiamento via Pronaf.

Os descontos de todos os cultivos são calculados mensalmente pela Conab e divulgados pelo Mapa.

Fonte: Portal Agro Em Dia

 

CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO

O avanço da frente fria no dia de ontem na região sul foi acompanhada de fortes instabilidades e de maneira generalizada. E para esta terça-feira (12/01) a influência deste sistema em conjunto com instabilidades geradas por regiões de baixa pressão e o calor em superfície, serão os ingredientes para a formação de temporais em boa parte do centro sul do país. Além disso, a Alta da Bolívia e um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis auxiliam nas instabilidades do setor centro-norte do Brasil.

Nos estados do AM, AC, RO, RR, no norte do país, as chuvas serão causadas pela influência do calor e umidade disponíveis, porém de distribuída. Entretanto no AP, por conta do posicionamento da zona de convergência intertropical a tendência é de que as chuvas fiquem melhor distribuídas e com volumes significativos no norte do estado. No PA, os ventos, em grandes altitudes, mais intensificados devido à interação entre os sistemas Alta da Bolívia e o VCAN, dão condições para temporais localmente fortes entre o centro sul do estado. E em contraste com as chuvas, no estado TO, o tempo terá uma tendência mais de ficar mais seco, porém não se descarta a possibilidade de uma chuva isolada e localizada decorrente do forte calor no extremo norte e sul do estado.

Os ventos de altitude, também deixam o tempo instável em parte da região nordeste, com condições para temporais localmente fortes entre o oeste da BA, PE, PI e MA, sendo que os volumes mais significativos ficarão para o estado do MA. Nos estados do CE, RN e PB, há condições para chuva fraca e passageira. No RN e AL o tempo segue seco.

No GO, no centro-oeste, as chuvas ficam bem distribuídas com volumes significativos para o centro-sul do estado. Além disso, a presença de uma região de baixa pressão no Paraguai, somada ao calor e ao fluxo de ar quente e úmido da região amazônica darão condições para temporais localmente fortes com raios, vendavais e potencial para queda de granizo no sul MS e temporais menos intensos na região do bolsão sul matogrossense. Já no norte do MT o tempo fica mais seco, entretanto no sul e leste do estado há condições para chuvas mais bem distribuídas.

Os temporais também seguem em praticamente todo o Sudeste, sob a influência de regiões de baixa pressão, calor e umidade disponível. Com isso, há condições para pancadas de chuvas volumosas, principalmente entre o centro-sul de MG, norte e litoral de SP e RJ.

Na região sul, o avanço da frente fria e a região de baixa pressão no país vizinho fortalece as instabilidades, aumentando as chances para temporais fortes acompanhados de raios, vendaval e queda de granizo. Principalmente no oeste dos estados do PR, SC e noroeste do RS. Como a frente fria fica de forma estacionada entre RS e SC, há condições para chuvas localmente fortes nessas regiões.

Na quarta e quinta-feira (13 e 14/01) o sistema frontal avançará de forma mais oceânica e reforçando as áreas de instabilidade em parte do Sudeste, principalmente em boa parte de SP, sul de MG, sul do RJ, além de áreas do norte e leste do PR, na forma de tempestades. Os volumes de chuva aumentarão de forma considerável em áreas do Sudeste principalmente na faixa leste de SP. Estas instabilidades em parte do centro-sul do país continuarão a se alinhar pelo interior e norte do país, onde se observa os ventos mais intensos em altitude, devido a Alta da Bolívia e o VCAN, além do forte calor.

Fonte: Portal Agrolink

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.