INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.518

INFORMATIVO N° 1.518
REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira
DATA: 18/03/2021
SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

MOTORISTA, QUEREMOS FALAR COM VOCÊ!
Nós agricultores e agricultoras familiares estamos em época de colheita.
Desta forma nossas máquinas e implementos agrícolas estão rodando nas estradas, em deslocamento.
Pedimos que quando você nos encontrar, por favor mantenha a distância correta e ligue seu pisca alerta.
Contamos com sua colaboração!
A nossa família está trabalhando para produzir o alimento que chega até sua família

 

 

FETAG-RS E COOPERATIVA SICREDI UNIÃO DIALOGAM SOBRE CONVÊNIO

Nesta quinta-feira (18), a FETAG-RS e a Cooperativa de Crédito Sicredi União, que opera nos estados do Rio Grande do Sul e Espírito Santo, promoveram um encontro virtual que reuniu dirigentes da Federação, do Sicredi, dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e produtores rurais, que puderam contar as suas experiências e trazer sugestões para fortalecer o convênio.

A reunião de hoje também teve como objetivo fortalecer a parceria entre os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e a Sicredi União, que atua em uma região composta por 39 municípios, dos quais em 20 deles os sindicatos que prestam serviços de Agente de Crédito Rural e de Ater já estão conveniados. A Cooperativa de Crédito Sicredi União possui 25 mil associados agro, sendo que 22 mil se enquadram como agricultura e pecuária familiar.

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “as parcerias com os agentes financeiros são fundamentais para fortalecer o setor produtivo, principalmente a agricultura e pecuária familiar que muitas vezes necessitam de recursos para investir em melhorias nas suas propriedades e aumentar a produção. A FETAG-RS está sempre aberta para estabelecer novos convênios com os agentes financeiros, e o Sicredi é um importante parceiro do agricultor e do pecuarista familiar”.

Participaram da reunião representando a FETAG-RS o presidente, Carlos Joel da Silva; o vice-presidente, Eugênio Zanetti; o tesoureiro-geral, Agnaldo Barcelos; a secretária-geral, Jaciara Muller; e a coordenadora de mulheres, Maribel Moreira. Também estiveram presentes os coordenadores regionais da FETAG-RS e dirigentes sindicais da região, e o presidente da Sicredi União, Sidnei Strejevitch e gerentes das unidades municipais.

 

 

FETAG-RS PARTICIPA DO CONECTA EXPOAGRO AFUBRA

Na última quarta-feira (17), data em que teria início a edição de 2021 da Expoagro Afubra, cancelada pelo segundo ano consecutivo devido a pandemia, foi realizado o Conecta Expoagro Afubra, evento virtual organizado pela Afubra e que teve como tema central os impactos da pandemia na agricultura familiar.

Durante o painel, o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, dialogou sobre como a agricultura e a pecuária familiar estão enfrentando as dificuldades causadas pela pandemia, em especial pelas agroindústrias no que se refere ao cancelamento de feiras e eventos agropecuários ao longo de 2020 e agora em 2021, quando Expodireto Cotrijal, Expoagro Afubra, dentre outras, não puderam ser realizadas.

O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, salientou que as agroindústrias familiares tiveram que se adaptar ao momento em que a pandemia fechou espaços de comercialização, implementando o comércio através de plataformas digitais. Joel também citou as dificuldades que a agricultura e a pecuária familiar ainda enfrentam, dentre elas o precário acesso a internet no meio rural, deficiências no fornecimento de energia elétrica e na infraestrutura de estradas, que muitas vezes ficam intrafegáveis após períodos de chuva, e na necessidade de políticas públicas que reduzam os custos produção, que hoje sufocam os produtores rurais.

De acordo com Joel, mesmo com a pandemia e com o risco de contágio, o produtor não deixou de trabalhar e de produzir, mas teve que adotar novos hábitos para contornar as dificuldades impostas pela pandemia e criar alternativas virtuais para seguir vendendo sua produção. “Mesmo com a pandemia, o agricultor tem hoje a responsabilidade de manter os municípios, o Estado e o País de pé, pois dele depende a alimentação de todos nós e também a saúde da nossa economia”.

Ainda foram abordadas as propostas da FETAG-RS para o Plano Safra 2021, que incluem a necessidade de ampliação nos recursos para alguns programas do governamentais, dentre eles o PRONAF Mais Alimentos, PAA e PNAE; aumento nos valores para enquadramento da DAP, discutir a atual política de combustíveis, principalmente para o óleo diesel que é responsável por grande parte do custo de produção; modernizar a legislação sobre reserva e uso de água; além de taxas de juros para crédito dentro da normalidade e seguro agrícola que cubra as necessidades dos produtores.

Também participaram do evento o presidente da Afubra, Benício Albano Werner; o coordenador Geral da Expoagro Afubra, Marco Antônio Dornelles; o Presidente da FETAESC, José Walter Dresch; e o presidente da FETAEP, Marcos Brambilla.

 

 

EVENTO VIRTUAL DISCUTE PRAGA DA CIGARRINHA DO MILHO

A FETAG-RS, em parceria com a empresa Sempre Sementes, promoveu na manhã da última, quarta-feira (17), um workshop para debater cenários e estratégias de manejo para minimizar os impactos da cigarrinha do milho no Rio Grande do Sul. O evento contou com palestra do engenheiro agrônomo André Aguirre Ramos, da Aguirre & Ramos Consultoria, e foi mediado pelo vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti.

Os mais de 100 participantes acompanharam uma apresentação em que o palestrante mostrou o cenário de prejuízos que as doenças provocadas pela praga podem trazer para as lavouras de milho, única cultura em que a cigarrinha se desenvolve. A presença do inseto, com cerca de 0,5 centímetros de comprimento, pode ser considerado novidade no território gaúcho e começou a ser detectado em grande escala no mês de novembro de 2020.

Atualmente, o uso de defensivos agrícolas é eficaz para matar a praga, no entanto, devido a grande quantidade de insetos que se estabelecem na lavoura, o problema acaba tornando-se difícil de combater. Mesmo assim, de acordo com o engenheiro agrônomo, o monitoramento das lavouras (visual e com o uso de armadilhas), o tratamento das sementes com neonicotinóides, evitar pulverizar a lavoura repetindo o mesmo princípio ativo da safra anterior, além de estar atento no controle do milho tiguera e ao período de plantio, evitando plantar depois dos vizinhos, são medidas que podem amenizar o problema.

Para o vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, “o evento foi importante para auxiliar os dirigentes e funcionários dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais no entendimento dos fatores que causam a cigarrinha e o que pode ser feito para combater uma praga que chegou nas nossas lavouras num momento em que sofremos os efeitos de uma estiagem severa. Precisamos disseminar informações que auxiliem no combate da cigarrinha do milho”.

Também participaram do evento o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, e o gerente da Região Sul da Sempre Sementes, Rogério Magaroto.

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.