INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.530

INFORMATIVO N° 1.530

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 29/4/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

NOTA DA FETAG-RS SOBRE O CONSELEITE-RS

 

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG-RS, vem a público externar a todos os produtores de leite, os motivos pelo qual se posicionou contrária à divulgação do preço de referência do litro de leite pelo Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (CONSELEITE-RS) em abril, que serve de parâmetro ao preço pago aos produtores pelo leite entregue no corrente mês.

 

As instituições representativas dos produtores que compõem o CONSELEITE-RS, há pelo menos um ano vêm propondo a atualização dos custos de produção, tanto do elo produtor como do elo industrial, dois fatores importantíssimos para o resultado mensal do preço de referência do leite. Imbuídos em cada vez mais melhorar a projeção e os dados divulgados pelo CONSELEITE-RS, o trabalho de atualização dos produtores foi concluído em meados do segundo semestre de 2020, e desde então espanta a irresponsabilidade e o desinteresse das indústrias participantes do Conselho em atualizar os seus custos. Poucas destas estão contribuindo e ainda assim de forma extremamente demorada. Fatos que impedem a conclusão total do trabalho.

 

A desatualização destes dados, faz com que o preço de referência do Rio Grande do Sul fique cada vez menor daquele que realmente é praticado no campo e mais distante dos preços de referência divulgados pelos CONSELEITES de Santa Catarina e do Paraná. Mesmo que não haja obrigação legal das indústrias em cumprir o preço estabelecido no Conselho, a defasagem causa confusão, passando a impressão que todos os meses as indústrias pagam ao produtor um valor maior do que é divulgado.

A decisão da FETAG-RS em se posicionar contrária a divulgação do preço de referência do CONSELEITE-RS, segue não apenas no mês de abril, mas também nos próximos meses que virão, até o momento em que os custos de produção sejam atualizados e condizentes com o que ocorre na prática, nas propriedades e na atividade diária dos produtores do estado do Rio Grande do Sul. A posição fundamenta-se em todos os produtores que mais uma vez enxergam suas margens de lucro esvair-se frente ao altíssimo custo da ração, dos fertilizantes, dos combustíveis, dos equipamentos e materiais de plástico e borracha essenciais para o processo produtivo.

É importante ressaltar que o CONSELEITE-RS é um fórum essencial de discussão e organização de toda a cadeia produtiva no estado do Rio Grande do Sul. A FETAG-RS é uma das instituições fundadoras do conselho gaúcho, este que reúne-se mensalmente desde o ano de 2006. A metodologia utilizada para o cálculo do preço de referência mensal é tecnicamente adequada e conta com o qualificado apoio da academia e de uma Câmara Técnica do próprio conselho. Portanto, é necessário que todas as instituições que o compõe estejam comprometidas com o fortalecimento do setor, com a manutenção dos produtores de leite, com a rentabilidade e com a qualidade de vida das famílias.

 

 

FETAG-RS APRESENTA PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE BIOMAS PARA SECRETÁRIA ANA AMÉLIA LEMOS

 

Visando a ampliar a divulgação do Projeto de Recuperação de Biomas, a FETAG-RS reuniu-se, por videoconferência realizada na manhã de hoje, terça-feira (27), com a secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos.

O Projeto de Recuperação de Biomas, desenvolvido pela FETAG-RS, é uma iniciativa que tem como objetivo estimular a preservação do meio ambiente em propriedades da agricultura e da pecuária familiar. O proprietário cede a área que receberá mudas de vegetação nativa e em troca recebe orientação técnica e insumos.

Na reunião de hoje, o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, e o assessor de Meio Ambiente e Pecuária Familiar, Guilherme Velten Júnior, apresentaram e solicitaram apoio da secretária para que o projeto chegue até os ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores.

A secretária Ana Amélia Lemos elogiou o projeto e se comprometeu a encaminhar o tema junto aos ministérios.

Já no mês de novembro, na Escócia, a FETAG-RS participará da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Amanhã seguem agendas com Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Unesco e com o secretário-adjunto do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Lunardelli.

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.