INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.537

INFORMATIVO N° 1.537

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 25/5/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

 

FETAG-RS REÚNE-SE COM NOVO SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE

 

Na tarde de ontem, segunda-feira (24), a FETAG-RS esteve em reunião com o novo secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana. Na oportunidade, a Federação discutiu temas importantes que são executados juntamente com a pasta e se colocou a disposição para auxiliar nas demandas do setor.

 

A FETAG-RS apresentou ao secretário e a sua equipe o Projeto de Recuperação de Biomas, instituído e executado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente desde o ano de 2018 e que recentemente ganhou reconhecimento nacional e mundial com o convite da ONU para participação na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26).

 

Também foram tratados assuntos referentes a licenciamentos de poços artesianos, cadastro florestal, sobre a Ação de Direta de Inconstitucionalidade sobre o Código Estadual do Meio Ambiente (ADIN) e a resolução 353/2020.

 

Representando a FETAG-RS, participaram da reunião o presidente, Carlos Joel da Silva; o vice-presidente, Eugênio Zanetti; o assessor de Meio Ambiente e Pecuária Familiar, Guilherme Velten Júnior; e o assessor de Política Agrícola, Adrik Richter.

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO RS ESQUECEU DA AGRICULTURA FAMILIAR

 

Promessa sobre promessa e nada de resposta. Este é o sentimento dos agricultores e pecuaristas familiares que estão aguardando há mais seis meses a resposta do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em relação a anistia da dívida das sementes de milho e sorgo no Programa Troca-Troca.

 

Os agricultores vêm há dois anos enfrentando sérias dificuldades com os impactos da estiagem. A renda diminuiu, o custo de produção aumentou, os produtores plantaram e não colheram e ao final ficaram com a dívida dos insumos. Este é o cenário que muitas famílias agricultoras familiares vivenciam.

 

O pedido de anistia das sementes foi entregue pela FETAG-RS ainda em novembro de 2020, em reunião na cidade de Planalto. Após, inúmeras outras reuniões aconteceram com a Secretaria da Agricultura, Secretaria da Casa Civil, Secretaria da Fazenda e até mesmo com o Governador Eduardo Leite. No início desta semana, em mais uma reunião com o Governo do Estado, a Federação cobrou uma resposta frente a esta pauta e na oportunidade o Governo afirmou que até hoje, sexta-feira, 21 de maio, daria a resposta em relação à anistia para agricultores em municípios com decreto de emergência.

 

A FETAG-RS e os agricultores receberam resposta?

 

“Até nos sentamos para esperar. Mais uma vez fomos esquecidos pelo Governo do Estado” afirmou o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva.

 

Frente a esta indefinição e total descaso do Governo do Estado, a FETAG-RS convocará na próxima semana, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e os agricultores familiares para tomar atitude mais severa.

Para Carlos Joel “os agricultores não estão pedindo esmola. Querem apenas que o Governo de uma vez por todas coloque em prática o termo que gosta tanto de usar: “valorizamos a agricultura e a pecuária familiar. Valorizar vai muito além da fala” finaliza o dirigente.

 

 

 

PREVISÃO DE CHUVA E DIAS FRIOS NO RS

 

Choveu mais intensamente sobre o Rio Grande do Sul nos últimos sete dias, com acumulado acima dos 100 milímetros em municípios da Fronteira Oeste. A precipitação, no entanto, não foi bem distribuída e o acumulado foi baixo sobre a Campanha e a Metade Sul do Estado.

 

De acordo com boletim do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o destaque para o frio neste início de semana, com mínimas próximas dos 5°C em boa parte do Estado nesta terça-feira (25). Na sexta-feira (28), voltará a chover intensamente, embora as maiores precipitações alcancem a Metade Norte do Rio Grande do Sul. Além disso, na segunda-feira que vem (31), veremos a maior onda de frio do ano até o momento com mínimas entre 0°C e 2°C em boa parte do Estado.

 

Fronteira Oeste

 

Tempo seco e ensolarado até a quinta-feira (27). Na sexta-feira (28), a chuva retorna com acumulado em torno dos 20mm. A temperatura mínima oscila em torno dos 7°C neste início de semana e a máxima não passa dos 21°C. No início da semana que vem, entre o domingo (30) e terça-feira (1º), há previsão de mínima na casa dos 3°C.

 

Campanha

 

Tempo seco e ensolarado até a quinta-feira (27). Na sexta-feira (28), a chuva retorna com acumulado em torno dos 20mm. A temperatura mínima oscila em torno dos 6°C neste início de semana e a máxima não passa dos 20°C. No início da semana que vem, entre o domingo (30) e terça-feira (1º), há previsão de mínima entre 2°C e 3°C. No próximo sábado (29), o vento minuano soprará forte com rajadas de até 70km/h.

 

Central

 

Tempo seco e ensolarado até a quinta-feira (27). Na sexta-feira (28), a chuva retorna com acumulado em torno dos 50mm. A temperatura mínima oscila em torno dos 7°C neste início de semana e a máxima não passa dos 22°C. No início da semana que vem, entre o domingo (30) e terça-feira (1º), há previsão de mínima entre 2°C e 3°C.

 

Planície Costeira Interna

 

Tempo seco e ensolarado até a quinta-feira (27). Na sexta-feira (28), a chuva retorna com acumulado em torno dos 20mm. A temperatura mínima oscila em torno dos 8°C neste início de semana, mas com sensação de 6°C por conta dos ventos. A máxima não passa dos 22°C. No início da semana que vem, entre o domingo (30) e terça-feira (1º), há previsão de mínima na casa dos 3°C. O vento minuano soprará forte com rajadas de até 70km/h nesta segunda (24) pela manhã e entre os dias 29 e 30 de maio.

 

Planície Costeira Externa

 

Tempo seco e ensolarado até a quinta-feira (27). Na sexta-feira (28), a chuva retorna com acumulado em torno dos 30mm. A temperatura mínima oscila em torno dos 10°C neste início de semana, mas com sensação de 6°C por conta dos ventos. A máxima não passa dos 21°C. No início da semana que vem, entre o domingo (30) e terça-feira (1º), há previsão de mínima na casa dos 6°C. O vento minuano soprará forte com rajadas de até 70km/h nesta segunda (24) pela manhã e entre os dias 29 e 30 de maio.

 

Zona Sul

 

Tempo seco e ensolarado até a quinta-feira (27). Na sexta-feira (28), a chuva retorna com acumulado em torno dos 15mm. A temperatura mínima oscila em torno dos 9°C neste início de semana e a máxima não passa dos 21°C. No início da semana que vem, entre o domingo (30) e terça-feira (1º), há previsão de mínima na casa dos 4°C. No próximo sábado (29), o vento minuano soprará forte com rajadas de até 70km/h.

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.