INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.539

INFORMATIVO N° 1.539

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 01/6/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

PRODUTORES GANHAM MAIS PRAZO PARA DECLARAÇÃO DE REBANHO

 

Na semana passada, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), anunciou a prorrogação até o dia 31 de julho do prazo para a entrega da declaração anual de rebanho, que expiraria no dia 31 de maio. De acordo com o órgão, a prorrogação foi necessária devido aos impactos causados pela pandemia do corona vírus.

A FETAG-RS lembra aos produtores rurais que o documento é obrigatório e deve ser encaminhado para a Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) do município de origem, preferencialmente por e-mail ou pelo Whatsapp da Inspetoria, que é o mesmo número do telefone fixo de cada inspetoria.

A lista completa com os e-mails da inspetorias pode ser acessado em: https://www.agricultura.rs.gov.br/e-mails-das-inspetorias.

CONSTITUÍDA A JUNTA GOVERNATIVA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE ARVOREZINHA

 

Na quarta-feira (26), a FETAG-RS promoveu a eleição e a posse da Junta Governativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arvorezinha. A assembleia foi coordenada pelo vice-presidente da FETAG-RS, Eugenio Edevino Zanetti, assessoria jurídica, contador do sindicato e Coordenador da Regional Serra do Alto Taquari.

A constituição da Junta Governativa foi necessária pois o sindicato estava fechado desde o final do ano passado e os agricultores estavam buscando a FETAG-RS e outros sindicatos vizinhos para o atendimento de suas demandas. O mandato da junta governativa já teve início e se encerra em 25 de setembro de 2021, quando deverá ser empossada uma nova diretoria eleita nos termos do estatuto e regimento eleitoral.

Foram eleitos e empossados a seguinte nominata: Presidente, Leonir Sabin Saibo Macedo, Secretário, Morgana Mari Naibo; Tesoureiro, Clair Perin Dreon e Conselho Fiscal: Paulo Leonel Naibo; Anoar Mistura e Cassiano Santin. Na oportunidade a assembleia, já coordenada pelo novo presidente, aprovou uma contribuição social especial visando fortalecer o quadro social e que serão convidados a se associarem toda a família, os homens, mulheres, jovens e também aposentados.

Também, será implantado o sistema de associados da FETAG-RS e o Cartão FETAG-RS Mais, visando o incentivo a associação. Outra boa notícia para o movimento sindical e para os agricultores e pecuaristas familiares é imediata abertura do sindicato para atendimento dos agricultores familiares do município de Arvorezinha.

Para o vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, a “Junta Governativa eleita demonstrou interesse em restabelecer e fortalecer as ações do sindicato em favor dos agricultores familiares. Sendo um município essencialmente agrícola é imprescindível que tenha um sindicato forte, que lute e defenda os interesses da categoria. Muito pode ser feito pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Arvorezinha aos agricultores/as familiares do município”.

 

 RS: CHUVA FORTE NA FRONTEIRA NO FIM DA SEMANA

Embora não exista uma forçante como um eventual aumento da temperatura do Pacífico Leste, a climatologia e a neutralidade do Pacífico garantem aumento da precipitação sobre o Rio Grande do Sul. Tanto que em São Vicente do Sul, o acumulado alcançou 150 milímetros ou 90% da média histórica de maio, em apenas dois dias da semana passada. Além disso, na manhã desta segunda-feira (31), todos os municípios monitorados do Estado registraram menos de 10°C. Destaque para Quaraí, com 0,3°C.

O frio enfraquece a partir desta terça-feira (1º) e não há previsão de nova queda acentuada de temperatura pelos próximos 15 dias. No sábado (5), uma frente fria trará chuva forte à fronteira do Estado com o Uruguai. Aliás, no trimestre junho-julho-agosto, esta será uma das áreas mais beneficiadas pelas precipitações de meio de ano.

Fronteira Oeste

Após madrugada fria, o sol predomina e a temperatura máxima alcança 18°C. A tendência é de tempo seco até a sexta-feira (4), com mínima de até 6°C e máximas de até 24°C. No sábado (5), uma frente fria traz chuva forte com acumulado em torno dos 65mm. Outros episódios de chuva são esperados entre 9 e 11 de junho e em 15 de junho.

Campanha

Após madrugada fria, o sol predomina e a temperatura máxima alcança 16°C. A tendência é de tempo seco até a sexta-feira (4), com mínima de até 5°C e máximas de até 21°C. No sábado (5), uma frente fria traz chuva forte com acumulado em torno dos 45mm. Outros episódios de chuva são esperados entre 9 e 11 de junho e em 15 de junho.

Central

Após madrugada fria, o sol predomina e a temperatura máxima alcança 18°C. A tendência é de tempo seco até a sexta-feira (4), com mínima de até 5°C e máximas de até 25°C. No sábado (5), uma frente fria traz chuva forte com acumulado em torno dos 40mm. Outros episódios de chuva são esperados entre 9 e 11 de junho e em 15 de junho.

Planície Costeira Interna

Após madrugada fria, o sol predomina e a temperatura máxima alcança 18°C. A tendência é de tempo seco até a sexta-feira (4), com mínima de até 7°C e máximas de até 24°C. No sábado (5), uma frente fria traz chuva forte com acumulado em torno dos 25mm. Outros episódios de chuva são esperados entre 9 e 11 de junho e em 15 de junho.

Planície Costeira Externa

Após madrugada fria, o sol predomina e a temperatura máxima alcança 17°C. A tendência é de tempo seco até a sexta-feira (4), com mínima de até 7°C e máximas de até 26°C. No sábado (5), uma frente fria traz chuva forte com acumulado em torno dos 35mm. Outros episódios de chuva são esperados entre 9 e 11 de junho e em 15 de junho.

Zona Sul

Após madrugada fria, o sol predomina e a temperatura máxima alcança 18°C. A tendência é de tempo seco até a sexta-feira (4), com mínima de até 7°C e máximas de até 21°C. No sábado (5), uma frente fria traz chuva forte com acumulado em torno dos 35mm. Outros episódios de chuva são esperados entre 9 e 11 de junho e em 15 de junho.

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.