INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.542

INFORMATIVO N° 1.542

REDACÃO: Eduardo Oliveira

DATA: 15/6/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

 

 

NOTA – FETAG-RS DENUNCIA DESCASO COM PRODUTORES INTEGRADOS

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG-RS- vem a público demonstrar preocupação frente ao grave cenário em que se encontram os produtores de aves e perus que trabalham em sistema de integração no estado do Rio Grande do Sul, em especial a empresa JBS S.A. As seguidas mudanças no formato de trabalho e as constantes exigências de adequações e melhorias nas plantas, levam os produtores a fazerem investimentos altos e de longo prazo.

 

Paralelamente, ocorrem também mudanças na qualidade de ração e genética dos planteis, o que vem diminuindo a taxa de conversão dos animais e gerando dificuldade para os mesmos alcançarem os coeficientes de bonificação, o que diminui cada vez mais a rentabilidade e, por muitas vezes, inviabiliza a continuidade na atividade, uma vez que os ajustes de porcentagem pagas ao produtor não seguem na mesma frequência.

 

Toda via, entendemos que a avicultura gaúcha é feita, historicamente e majoritariamente, pela agricultura familiar, pois, de acordo com dados do Censo Agropecuário de 2017, do total produzido em nosso Estado, 78,9% da atividade é realizada por agricultores familiares. Frente a esse cenário, a FETAG-RS, em conjunto com participantes das CADECs, apresentaram algumas propostas levantadas pelos próprios produtores com objetivo de amenizar e mitigar os efeitos de tais mudanças, como ajustes nas porcentagens pagas ao produtor a patamares justos e de melhorar a relação e a transparência entre os produtores e a empresa.

 

Após essas tratativas e por definição em reunião anterior, ficou acordado que a FETAG-RS seria convidada para participar de reuniões prévias as CADECs, ou mesmo de agendas auxiliares para tratar do tema, que acabaram não sendo realizadas. Por diversas vezes, a Federação, bem como os sindicatos ligados a cadeia, tentou contato com a empresa JBS do município de Montenegro, mas sem sucesso.

A FETAG-RS enxerga este quadro com bastante preocupação, pois é de extrema urgência que sejam efetuadas ações para a recuperação da renda aos produtores integrados que ainda seguem na atividade somente para conseguir pagar os investimentos feitos no sistema de produção.

 

Se o descaso das empresas, em especial a JBS de Montenegro, persistir, os produtores não irão suportar mais situação e terão que deixar a atividade, ficando com dívidas impagáveis. A FETAG-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais seguirão buscando os direitos dos produtores e tomarão as medidas que forem consideradas cabíveis.

 

 

 

NOTA OFICIAL – ENTIDADES MANIFESTAM-SE INDIGNADAS COM OS RUMOS DA COMERCIALIZAÇÃO

 

As entidades representativas dos produtores de tabaco – Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (FETAG-RS, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – manifestam-se indignadas e insatisfeitas com a comercialização do tabaco da safra 2020/2021. Desde o início da compra, as empresas fumageiras empregaram uma rigidez na classificação no momento da compra. A partir da primeira quinzena do mês de maio, quando 80% da safra já estava comercializada, as empresas mudaram a compra, valorizando as classes e aumentando o valor pago por quilo de tabaco.

 

“De forma alguma somos contra o produtor de tabaco ser bem remunerado pelo seu produto. Porém, não podemos aceitar as mudanças nas políticas de compra que, na safra atual, foram de uma grande rigidez para uma completa abertura de valorização, o que trouxe consideráveis prejuízos financeiros aos produtores que já haviam comercializado, parte ou toda, a sua produção. Também enfatizamos a necessidade de, em todas as safras, a compra sempre ser dentro da classe e seguir um mesmo padrão de valor do início ao fim da comercialização, trazendo uma valorização justa e equilibrada para todos os produtores”, destacam as entidades.

 

Com relação à estas mudanças na comercialização, as entidades representativas dos fumicultores exigem que as empresas fumageiras revejam suas posições e estudem uma forma de bonificar os produtores prejudicados. As entidades estão à disposição para negociar esta bonificação.

 

 

 

STR DE MATA LANÇA A DÉCADA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO

 

Na manhã sexta-feira (11), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mata, Regional Santa Maria, realizou reunião virtual com a presença de autoridades locais e do movimento sindical para marcar o lançamento da Década da Agricultura Familiar no município, que completará 56 anos de emancipação na semana que vem.

 

Na reunião, o STR apresentou dados importantes relativos à agricultura e pecuária familiar em todo o mundo e os objetivos da década que foram traçados pela ONU e que devem ser seguidos em todo o mundo.

 

No entanto, a sindicato também apresentou propostas sugestivas para serem trabalhadas nas três esferas de governo (nacional, estadual e municipal) nas áreas de crédito subsidiado, regularização fundiária, armazenamento de água e fortalecimento das agroindústrias e do turismo local, dentre outras.

 

As propostas de ações também incluem questões relacionadas a saúde, educação e previdência. Durante a reunião, os participantes tiveram um momento de reflexão para entender o que mudou e o que ainda pode mudar a partir da declaração da Década da Agricultura Familiar.

 

Representando a FETAG-RS, o presidente Carlos Joel da Silva saudou a iniciativa do STR de fazer o lançamento da Década no município de Mata, o que é fundamental para ampliar as discussões a nível local. “Parabenizo o sindicato pela iniciativa, pois é muito importante que os municípios também discutam o que podem fazer dentro dos seus limites. Muitas boas ideias podem surgir e beneficiar os agricultores e pecuaristas familiares, não apenas de Mata, mas de todo o Estado”.

 

Também participaram da videoconferência de hoje o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mata, Fabricio Murini; o vice-presidente, Hermes Taschetto; o prefeito de Mata, Rogério Kuhn; representantes de escolas, igrejas, comercio local, vereadores, secretários municipais, entidades parceiras, Instituições financeiras, CORED Vale do Jaguari, Instituto federal Farroupilha,  Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Regional Sindical ASTRESMA , dirigentes e lideranças do STR de Mata, e diretores da FETAG-RS na regional.

 

 

VOLTA A CHOVER NO RIO GRANDE DO SUL

 

Nos últimos sete dias, a chuva mais intensa concentrou-se sobre a Metade Norte do Rio Grande do Sul. Das áreas produtoras, apenas a Planície Costeira Externa recebeu precipitação mais significativa, variando entre 35 e 75 milímetros. Na fronteira com o Uruguai, mal choveu.

 

Semana com pouca chuva sobre o RS. No Litoral, chove fraco pela passagem de frentes frias costeiras. Somente na semana que vem, a precipitação retornará de forma mais abrangente ao Rio Grande do Sul.

 

Faz frio nos próximos dias com geadas na Campanha na quarta (16) e quinta-feira (17) e em todo o Rio Grande do Sul na sexta-feira (18) e sábado (19). No domingo (20) e na segunda-feira da semana que vem (21), o frio mais intenso alcançará a Metade Norte do Estado.

 

Fronteira Oeste

 

Semana fria e com geadas na Campanha com temperatura mínima de 5°C na quarta-feira (16) e 3°C na quinta-feira (17), sexta-feira (18) e sábado (19). A partir do domingo (20), o frio diminui lentamente. A chuva retornará a partir da quarta-feira que vem (23).

 

Campanha

 

Semana fria e com geadas na Campanha com temperatura mínima de 3°C na quarta-feira (16), 2°C na quinta-feira (17) e 1°C na sexta-feira (18). A partir do sábado (20), o frio diminui lentamente. A chuva retornará a partir da segunda-feira que vem (21) e será mais intensa entre a quarta (23) e quinta-feira (24).

 

Central

 

Semana fria e com geadas na Região Central com temperatura mínima de 6°C na quarta-feira (16), 4°C na quinta (17) e sexta-feira (18) e apenas 2°C no sábado (19). A partir do domingo (20), o frio diminui lentamente. A chuva retornará a partir da segunda-feira que vem (21) e será mais intensa entre a quarta (23) e quinta-feira (24).

 

Planície Costeira Interna

 

Tempo nublado com eventual chuva fraca entre terça (15) e sexta-feira (18) na Planície Costeira Interna. Entre as precipitações, esperam-se madrugadas cada vez mais frias com mínima de 5°C na quinta (17) e sexta-feira e 4°C no sábado (19). Ainda na noite do sábado, voltará a chover. A precipitação mais intensa acontecerá na semana que vem, entre quarta (23) e quinta-feira (24).

 

Planície Costeira Externa

 

Tempo nublado com eventual chuva fraca entre terça (15) e sexta-feira (18) na Planície Costeira Externa. No sábado (19), o frio aumenta com mínima de 5°C na Região Metropolitana de Porto Alegre e de 8°C no Litoral Norte do Estado. Ainda na noite do sábado, voltará a chover. A precipitação mais intensa acontecerá na semana que vem, entre quarta (23) e quinta-feira (24).

 

Zona Sul

 

Tempo nublado com eventual chuva fraca entre terça (15) e sexta-feira (18) na Zona Sul. Entre as precipitações, esperam-se madrugadas cada vez mais frias com mínima de 6°C na sexta-feira. No fim de semana, o frio diminui lentamente. A chuva retornará a partir da quarta-feira que vem (23).

Fonte: Portal Agrolink com dados do IRGA

 

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.