INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.543

INFORMATIVO N° 1.543

REDACÃO: Eduardo Oliveira

DATA: 17/6/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

REUNIÕES EM BRASÍLIA DEBATEM VALORES PARA AGRICULTURA FAMILIAR NO PLANO SAFRA 2021/2022

A FETAG-RS está em Brasília outra vez para discutir com o Governo Federal os valores do Plano Safra 2021/2022 para a Agricultura Familiar. Na tarde de hoje, o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, e o assessor de política agrícola, Kaliton Prestes, participaram de reunião com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e com o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke. A agenda foi marcada pelo deputado federal, Heitor Schuch, que também esteve presente, acompanhado pelo assessor parlamentar Diego Kiefer.

Na oportunidade, a FETAG-RS reforçou a necessidade de aumento nos recursos para a agricultura familiar dentro do próximo Plano Safra, que será anunciado no final do mês, sem que haja aumentos nas taxas de juros. Também, devido ao aumento nos custos de produção, foi solicitada a revisão nos tetos de enquadramento e de financiamento no Pronaf e mais recursos para programas essenciais, tais como o PAA, o PNAE e Habitação Rural.

De acordo com o presidente Carlos Joel da Silva, “a reunião da ministra foi positiva, pois reforçamos nossas pautas. O próximo Plano Safra precisa dar especial atenção para a agricultura familiar, principalmente a gaúcha, que vem sofrendo com diversos problemas nos últimos anos e vê seus custos de produção aumentarem a cada dia mais”.

A FETAG-RS também solicitou que o MAPA faça implementar, de uma vez por todas, o Crédito Fundiário no Rio Grande do Sul.

A ministra Tereza Cristina garantiu que, devido a escassez de recursos, a agricultura familiar receberá prioridade e que as negociações com o Ministério da Economia estão ocorrendo no sentido de que o Plano Safra 2021/2022 seja anunciado até o final da semana que vem.

Mais cedo, a FETAG-RS participou de agenda no Banco Central, onde foram discutidas melhorias no Proagro e no Seguro Rural. Ficou definida a criação de um grupo de trabalho composto pelo Banco Central, pelo Ministério da Economia, pelo Ministério da Agricultura e pela FETAG-RS que discutirá, após o anúncio do Plano Safra 2021/2022, o que poderá ser melhorado em ambos os programas.

Ainda na tarde hoje, irá ocorrer reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional para tratar sobre o aporte de recursos federais no FEAPER para que seja desenvolvido, junto com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, projetos de armazenamento de água e de irrigação.

 

FETAG-RS COBRA EQUIDADE NAS TAXAS DE JUROS PARA O PRÓXIMO PLANO SAFRA

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS) foi até Brasília par discutir com o Governo Federal os valores do Plano Safra 2021/2022 para a Agricultura Familiar. Na tarde de hoje, o presidente da entidade, Carlos Joel da Silva, e o assessor de política agrícola, Kaliton Prestes, participaram de reunião com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e com o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke.

A FETAG-RS reforçou a necessidade de aumento nos recursos para a agricultura familiar dentro do próximo Plano Safra, que será anunciado no final do mês, sem que haja aumentos nas taxas de juros. Também, devido ao aumento nos custos de produção, foi solicitada a revisão nos tetos de enquadramento e de financiamento no Pronaf e mais recursos para programas essenciais, tais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Habitação Rural.

De acordo com o presidente Carlos Joel da Silva, a reunião da ministra foi positiva e as pautas foram reforçadas. “O próximo Plano Safra precisa dar especial atenção para a agricultura familiar, principalmente a gaúcha, que vem sofrendo com diversos problemas nos últimos anos e vê seus custos de produção aumentarem a cada dia mais”.

A FETAG-RS também solicitou que o Ministério da Agricultura faça implementar o Crédito Fundiário no Rio Grande do Sul. Segundo a entidade, a ministra Tereza Cristina garantiu que, devido à escassez de recursos, a agricultura familiar receberá prioridade e que as negociações com o Ministério da Economia estão ocorrendo no sentido de que o Plano Safra 2021/2022 seja anunciado até o final da semana que vem.

Fonte: Canal Rural

COMISSÃO ESTADUAL DE JOVENS REÚNE-SE NA FETAG-RS

Em uma retomada das atividades presenciais na sede da FETAG-RS, seguindo todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde, a Comissão Estadual de Jovens reuniu-se ontem e hoje para debater as atividades do ano de 2021.

Liderados pela coordenadora estadual de juventude e secretária-geral da FETAG-RS, Jaciara Muller, a comissão tratou sobre as jornadas formativas, e o evento Agroecologia em Prosa, que está sendo organizado pela FETAG-RS. Foi dado destaque para a programação que está em planejamento para marcar as comemorações ao Dia Estadual da Juventude Rural, celebrado em 15 de julho, data em que uma live será realizada nas redes sociais da Federação.

Ainda para comemorar a data especial, a comissão estadual está dialogando e preparando atividades com as comissões regionais e municipais.

A comissão também trouxe para discussão a crescente preocupação com questões relacionadas a sucessão rural, pauta recorrente e extremamente necessária, principalmente nos momentos em que as políticas públicas não estimulem a permanência dos jovens nas propriedades familiares.

De acordo com Jacira Muller, “a juventude rural tem muito a contribuir dentro do movimento sindical e necessita de espaços para dar suas opiniões e serem ouvidos. Muitas vezes, o jovem quer seguir as atividades dos seus pais, mas apenas a vontade e incentivo da família não suficientes. Necessitamos de políticas públicas que visem a sucessão rural como forma de garantir que a produção de alimentos no futuro tenha continuidade”.

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.