INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.544

INFORMATIVO N° 1.544

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 22/6/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

CONFIRMADA A REALIZAÇÃO DA EXPOINTER 2021

 

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (21), a FETAG-RS, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e as demais entidades copromotoras chegaram a consenso e confirmaram a realização da Expointer 2021. A feira será realizada entre os dias 4 e 12 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e seguirá rigorosos protocolos de saúde.

 

Assim como no ano passado, quando a Expointer foi realizada sem público e apenas o Pavilhão da Agricultura Familiar foi aberto em formato de drive-thru, neste ano também serão realizadas atividades em formato virtual, porém, o parque deverá ter acesso de público de forma controlada e seguindo padrões estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde.

 

A FETAG-RS entende que a realização da Expointer, que é das feiras mais importantes para a agricultura familiar no ano, é fundamental para que as agroindústrias familiares voltem a crescer e para enfatizar a importância da agricultura e da pecuária do Estado que, mesmo em tempo de pandemia, segue garantindo a soberania alimentar e a geração de empregos, de renda e de arrecadação para os cofres públicos através das matérias primas produzidas no campo.

 

No entanto, salientamos a importância de serem cumpridos os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretária da Saúde e aguarda que as estimativas do governo sobre a vacinação da população gaúcha se confirmem até a data marcada para a feira, para dessa forma tenhamos uma Expointer segura e mais próxima possível da normalidade.

 

 

 

FETAG-RS E UNIJUÍ FIRMAM PARCERIA PARA CURSOS EAD

 

O projeto FETAG Mais ganhou mais uma importante parceria. A partir de agora, os associados dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, que já possuem o cartão, e seus dependentes terão acesso a descontos nos cursos ofertados pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí).

 

Os descontos para os beneficiários do FETAG Mais serão de 25% para os cursos ofertados pela universidade na modalidade de Ensino a Distância e 10% para os cursos de qualificação e especialização, também por EAD.

 

O ato de assinatura da parceria foi realizado na tarde de ontem, quinta-feira (17) e contou com a presença da 2ª vice-presidente da FETAG-RS, Elisete Hintz.

 

De acordo com Elisete, “o convênio com a Unijuí é muito importante para a FETAG-RS, para os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e para os seus associados, pois facilita o acesso aos cursos oferecidos pela universidade, gerando mais qualificação para os nossos agricultores e pecuaristas familiares”.

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, “o convênio do FETAG Mais segue se fortalecendo e oferecendo mais benefícios aos associados. Educação de qualidade é fundamental, e temos certeza de que esta parceria irá proporcionar boas opções de cursos, com descontos que tornam os valores muito atrativos”.

 

Atualmente, a Unijuí está com inscrições abertas para 15 cursos EAD: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. Inscrições e informações podem ser obtidas no endereço unijui.edu.br/ead.

 

 

CHUVA FORTE NA FRONTEIRA NA QUARTA-FEIRA

 

A última semana foi pouco chuvosa no Rio Grande do Sul. Apenas na Zona Sul houve precipitação de até 25 milímetros. A temperatura mínima alcançou 0,7°C em Quaraí nos dias 16 e 18 de junho. O inverno começa nesta segunda-feira (21), pouco depois de 00h30, e será menos chuvoso que o normal na maior parte do Estado. Apenas na fronteira há previsão de chuva próxima da média. E justamente nesta área é que choverá mais intensamente na quarta-feira (23).

 

A próxima semana será chuvosa no Rio Grande do Sul. Por um lado, as atividades de campo paralisarão, mas por outro lado, o nível dos reservatórios aumentará.

 

Fronteira Oeste

Início de semana com sol entre nuvens e temperatura entre 7°C e 17°C. Entre quarta (23) e quinta-feira (24), há previsão de tempestades, com acumulado superior aos 50mm. As rajadas de vento devem alcançar 90km/h e há potencial para granizo. No sábado (26), outro episódio de chuva trará quase 15mm à região. O nível dos reservatórios aumenta, mas as atividades de campo ficarão quase paralisadas até o fim da semana que vem pela maior frequência de chuva na região.

 

Campanha

Início de semana com sol entre nuvens e temperatura entre 8°C e 16°C. Entre quarta (23) e quinta-feira (24), há previsão de tempestades com acumulado superior aos 75mm. No sábado (26), outro episódio de chuva trará quase 40mm à região. O nível dos reservatórios aumenta, mas as atividades de campo ficarão quase paralisadas até o fim da semana que vem pela maior frequência de chuva na região.

 

Central

Início de semana com sol entre nuvens e temperatura entre 8°C e 17°C. Entre quarta (23) e quinta-feira (24), há previsão de tempestades com acumulado superior aos 30mm. As rajadas de vento devem alcançar 90km/h e há potencial para granizo. A partir do sábado (26) e ao longo de toda a semana que vem, há previsão de outro episódio de chuva com acumulado de quase 150mm. O nível dos reservatórios aumenta, mas as atividades de campo ficarão quase paralisadas até o fim da semana que vem pela maior frequência de chuva na região.

 

Planície Costeira Interna

 

Início de semana com sol entre nuvens e temperatura entre 10°C e 17°C. Entre quarta (23) e quinta-feira (24), há previsão de chuva com aproximadamente 10mm. E a partir do sábado (26) e até o fim da próxima semana, há previsão de outro episódio de chuva com acumulado de quase 150mm. O nível dos reservatórios aumenta, mas as atividades de campo ficarão quase paralisadas até o fim da semana que vem pela maior frequência de chuva na região.

 

Planície Costeira Externa

Início de semana com sol entre nuvens e temperatura entre 13°C e 18°C na Região Metropolitana de Porto Alegre. Entre quarta (23) e quinta-feira (24), há previsão de chuva com aproximadamente 10mm. E a partir do sábado (26) e até o fim da próxima semana, há previsão de outro episódio de chuva com acumulado de quase 150mm. O nível dos reservatórios aumenta, mas as atividades de campo ficarão quase paralisadas até o fim da semana que vem pela maior frequência de chuva na região.

 

Zona Sul

Início de semana com sol entre nuvens e temperatura entre 10°C e 16°C. Entre quarta (23) e quinta-feira (24), há previsão de tempestades com acumulado superior aos 30mm. No sábado (26), outro episódio de chuva trará quase 40mm à região. O nível dos reservatórios aumenta, mas as atividades de campo ficarão quase paralisadas até o fim da semana que vem pela maior frequência de chuva na região.

 

 

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.