INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.546

INFORMATIVO N° 1.546

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 29/6/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

INSCRIÇÕES PARA A EXPOINTER ABREM AMANHÃ

A partir de amanhã (30) até o dia 9 de julho, as agroindústrias familiares interessadas em participar da Expointer 2021 poderão fazer a sua inscrição. O pavilhão da agricultura familiar, que no passado recebeu os visitantes através de drive thru, agora poderá receber público no formato convencional, porém com restrições.

Conforme já anunciado pelo Governo do Estado, devido as estimativas de que grande parte da população já estará vacinada com pelo menos a primeira dose do imunizante contra a covid-19, a Expointer será aberta ao público, mas com controle diário de acesso. A organização trabalha com cerca 25 mil pessoas por dia nas dependências do Parque Assis Brasil.

No que se refere ao Pavilhão da Agricultura Familiar, o número de expositores deverá ser cerca de 50% menor em relação a 2019, o que já amplia muito o número de agroindústrias que poderão estar presentes quando se comparado ao ano passado, quando o drive thru abrigou 55 empreendimentos e recebeu mais de dois mil veículos.

A FETAG-RS, em conjunto com as demais entidades que promovem a Expointer, trabalha para que os expositores tenham segurança para comercializar seus produtos e para que os visitantes possam visitar a feira com a maior normalidade possível dentro do quadro atual.

As inscrições podem ser realizadas nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

 

INMET: SEMANA SERÁ DE FRIO INTENSO NA MAIOR PARTE DO BRASIL

Uma intensa massa de ar frio (de origem polar) deverá avançar pela Região Sul, partes do Centro-Oeste, sul da Região Norte e o Sudeste durante toda semana, provocando queda das temperaturas (friagem). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado ao Mapa. A mínima deve ficar abaixo dos 18ºC no centro e sul do país.

Entre segunda-feira (28) e quarta-feira (30), o amanhecer nas serras gaúcha, catarinense e no sul do Paraná deverá ser marcado por temperaturas negativas. Nesse mesmo período, especialmente a partir da tarde de segunda-feira (28/6), há previsão de neve nas regiões serranas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Além disso, na terça-feira (29) e quarta-feira (30), as condições atmosféricas serão propícias para a formação de geada (moderada a forte) em uma ampla área da Região Sul e no Mato Grosso do Sul, podendo se estender até a divisa entre São Paulo e o Paraná.

Regiões

Região Sul: Entre os dias 27 de junho e 2 de julho, registro de temperaturas negativas, com possibilidade de neve na tarde do dia 28 de junho nas serras gaúchas e catarinenses e geada nos dias 29 e 30.

Fonte: Portal Agro em Dia

 

RS VAI ADOTAR VAZIO SANITÁRIO NA SAFRA 2022/23

O Rio Grande do Sul deve adotar, pela primeira vez, o vazio sanitário da soja. Segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) isso deve ocorrer na safra 2022/23 e o calendário ainda deve ser definido e comunicado oficialmente ao Ministério da Agricultura até 31 de julho.

Por enquanto o órgão trabalha com o período de 13 de julho e 10 de outubro de 2022, onde não poderá haver nenhuma planta viva de soja nas lavouras, como forma de combate ao fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da Ferrugem Asiática, principal doença da oleaginosa. Com isso o calendário de semeadura terá 110 dias e entra em vigor já na safra 2021/2022, quando irá de 11 de outubro a 28 de janeiro.

A medida busca adequação ao Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, lançado em maio pelo Mapa. Na safra 2020/2021 foram observadas ocorrências da ferrugem asiática perto do Leste do Estado, o que é incomum. O Noroeste e o Norte têm apresentado as maiores resistências aos ingredientes ativos. Segundo o Consórcio Antiferrugem, da Embrapa, nesta safra o Estado registrou 138 casos da doença. Na safra anterior (2019/20) haviam sido apenas 22 ocorrências. Ao todo, no país,foram 376 casos na safra 2020/21.

Fonte: Portal Agrolink

 

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.