INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.548

INFORMATIVO N° 1.548

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 06/7/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

 

 

FETAG-RS INGRESSA COM AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA O INSS

A FETAG-RS continua sua forte autuação em relação às práticas ilegais e abusivas de Bancos e financeiras que depositam, sem autorização dos aposentados e pensionistas, valores em forma de empréstimos consignados e cartão de crédito com juros exorbitantes e fora de mercado, contrariando as regras dos consignados, que devem ter juros mais acessíveis. Outro problema grave, sentido e vivido, é que o sistema do Meu INSS está sendo invadido por determinadas empresas, que alteram dados pessoais, como a senha e o e-mail cadastrados, o que causa transtornos e insegurança aos segurados.

 

Após diversas tentativas infrutíferas em busca da resolução desses problemas, a FETAG-RS, na qualidade de legítima representante dos aposentados e dos pensionistas rurais, segurados especiais, protocolou, no dia 01/07/2021, uma Ação Civil Pública e ingressou com uma Representação junto ao Ministério Público Federal. Dentre os principais pedidos está o deferimento de medida liminar para determinar que o  INSS proceda o IMEDIATO BLOQUEIO de concessão de empréstimo consignado, cartão de crédito ou qualquer outra operação bancária, sem autorização EXPRESSA dos segurados especiais de todo Rio Grande do Sul, bem como que seja vedado pelo INSS que as instituições financeiras procedam a alteração da senha e e-mail do website Meu INSS, sob pena de multa diária de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) e ainda, a responsabilização, inclusive criminal, das empresas e dos bancos que estão invadindo o sistema do Meu INSS, que é privativo dos segurados.

 

Buscar o poder judiciário foi a forma derradeira encontrada pela FETAG-RS para tentar cessar essas ações que estão “tirando o sono” dos aposentados e dos pensionistas rurais, já que, mesmo após diversas denúncias, os casos só aumentaram. É preciso dar um basta a esta situação.

 

O Governo Federal não pode pensar somente no lucro dos bancos e das financeiras e deixar os segurados desprotegidos.

 

Tanto na ação judicial, quanto na representação, a FETAG-RS instruiu o processo com vários casos concretos como prova dos fatos alegados.

 

 

FETAG-RS ENTREGA CARTA MANIFESTO EM PROL DA EDUCAÇÃO NO CAMPO

Na quarta-feira (30), a FETAG-RS compareceu em audiência na Secretaria Estadual da Educação para entregar a Carta Manifesto em Defesa das Escolas do Campo, em uma ação que se enquadra dentro da Campanha Raízes se Formam no Campo, promovida pela Contag e apoiada pela FETAG-RS e pelas demais federações representativas da agricultura e da pecuária familiar no país.

 

Na carta, as entidades se manifestam contra o desmonte dos programas e políticas educacionais no Brasil de hoje e denunciam a total falta de compromisso com o princípio constitucional da educação pública, gratuita e de qualidade da Constituição Federal de 1988.

 

A FETAG-RS esteve representada na audiência pela secretária-geral, Jaciara Muller, e pelo coordenador regional, Márcio Langer. Também estavam presentes o deputado estadual, Elton Weber, e a coordenadora da Demanda Escolar da Seduc, Salete Albuquerque.

 

 

PRÓXIMOS DIAS SERÃO DE SOL E TEMPERATURAS EM ELEVAÇÃO NO RS


Os últimos sete dias foram com pouca chuva e muito frio no Rio Grande do Sul, inclusive com temperaturas negativas.

 

O tempo permanecerá seco em todo o Estado, porém com temperatura mais elevada nesta semana. A chuva abrangente retornará a partir do dia 15 e uma nova queda de temperatura, com potencial para geadas, deverá aparecer por volta do dia 20 de julho.

 

Fronteira Oeste

 

Tempo seco e ensolarado. A precipitação retornará apenas em meados da semana que vem. A temperatura eleva-se gradativamente, sem extremos. Nesta segunda (5), os termômetros variam entre 8°C e 20°C e o dia mais quente, 9 de julho, terá mínima de 14°C e máxima de 25°C.

 

Campanha

 

Tempo seco e ensolarado. A precipitação retornará apenas em meados da semana que vem. A temperatura eleva-se gradativamente, sem extremos. Nesta segunda (5), os termômetros variam entre 7°C e 18°C e o dia mais quente, 12 de julho, terá mínima de 15°C e máxima de 24°C.

 

Central

 

Tempo seco e ensolarado. A precipitação retornará apenas em meados da semana que vem. A temperatura eleva-se gradativamente, sem extremos. Nesta segunda (5), os termômetros variam entre 8°C e 20°C e o dia mais quente, 13 de julho, terá mínima de 15°C e máxima de 26°C.

 

Planície Costeira Interna

 

Tempo seco e ensolarado. A precipitação retornará apenas em meados da semana que vem. A temperatura eleva-se gradativamente, sem extremos. Nesta segunda (5), os termômetros variam entre 10°C e 19°C e o dia mais quente, 13 de julho, terá mínima de 15°C e máxima de 25°C.

 

Planície Costeira Externa

 

Tempo seco e ensolarado. A precipitação retornará apenas em meados da semana que vem. A temperatura eleva-se gradativamente, sem extremos. Nesta segunda (5), os termômetros variam entre 10°C e 20°C e o dia mais quente, 13 de julho, terá mínima de 16°C e máxima de 26°C.

 

Zona Sul

 

Tempo seco e ensolarado. A precipitação retornará apenas em meados da semana que vem. A temperatura eleva-se gradativamente, sem extremos. Nesta segunda (5), os termômetros variam entre 9°C e 17°C e o dia mais quente, 13 de julho, terá mínima de 18°C e máxima de 22°C.

Fonte: Portal Agrolink com dados do IRGA