INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.550

INFORMATIVO N° 1.550

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 15/7/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

 

 

A JUVENTUDE RURAL COMO PROTAGONISTA

O Dia Estadual da Juventude Rural foi instituído pela lei estadual nº 11.361, de 1999. Neste dia 15 de Julho, a juventude rural do Rio Grande do Sul vivencia um momento de profunda reflexão em relação ao presente, mas principalmente quanto ao futuro.

Para a Coordenadora Estadual de Jovens da FETAG-RS, Jaciara Muller o cenário impõe reflexões sobre a qualidade do ensino, sobre a assistência técnica e as políticas públicas que estão sendo oferecidas para que os jovens se sintam seguros em tomar decisões de vida e dar continuidade à profissão dos seus pais.

O Movimento Sindical gaúcho continuadamente realiza discussão, oitivas e construções coletivas com os jovens rurais com o intuito de identificar potencialidades e oportunidades de desenvolvimento local e regional. Cabe também às demais entidades oportunizar estes espaços para formação e capacitação.

Ao olhar para a juventude do campo se faz necessário analisar o contexto da agricultura familiar, cujas atividades são realizadas com predominância de mão de obra das famílias. Assim sendo, a importância da produção e a preocupação da reprodução econômica desta agricultura tem uma ligação forte com a sucessão rural.

O fato da continuidade ou não na profissão dos pais pelos jovens, depende de vários fatores, dentre eles, o nível de inserção nas atividades gerenciais e operacionais da propriedade, contribuindo para sua participação no processo de tomada de decisões das atividades.

Diversas pesquisas apontam que, na medida que participam nas atividades da propriedade, aliado a um nível maior de estudo na área agrícola, os jovens são influenciados a valorizar o trabalho na agricultura e permanecer no campo. Sabe-se também que a questão cultural e o diálogo da família exercem grande influência na autonomia dos jovens na relação familiar e, consequentemente, na forma de produção e gestão da atividade produtiva.

 

Jovem, você enxerga o meio rural como um projeto de vida?

Essa tem sido uma das grandes perguntas que desafiam o futuro da agricultura familiar. Um dos caminhos é garantir que estes jovens tenham oportunidades e condições de serem protagonistas de sua própria história e de seus sonhos. Juventude rural presente!

 

 

FETAG-RS PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE CRÉDITOS CONSIGNADOS

Na manhã desta quarta-feira (14), a Comissão de Direitos do Consumidor da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Elton Weber, realizou audiência pública virtual para debater a situação dos empréstimos consignados que estão sendo concedidos a aposentados e pensionistas do INSS sem a devida autorização e com cobrança de juros que duplicam o valor do crédito.

 

Na audiência, o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, apresentou o dossiê elaborado pelo departamento jurídico da federação a partir de informações obtidas com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de todo o Estado, que traz quase 300 páginas de provas das fraudes que estão ocorrendo no Sistema do Meu INSS e que está lesando um número cada vez maior de vítimas.

 

A audiência contou com a participação de representantes de órgãos de defesa do consumidor, do poder judiciário, do INSS, Dataprev e das instituições bancárias. De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a Fetag-RS denunciou a situação, inclusive em reuniões com o INSS, mas até agora nada aconteceu. Tivemos que ingressas judicialmente para pedir providências, pois os casos seguem aumentando”.

 

A Fetag-RS apresentou como proposta, foi aceita pela Comissão, de que todos os benefícios sejam bloqueados para a liberação dos consignados, exigindo a presença física do aposentado e pensionista na agência do INSS ou do banco em que recebe o benefício para que seja realizado o desbloqueio, o que dificultaria fraudes. Também, a Federação exigiu que o INSS assuma sua responsabilidade e proteja os dados que estão em seu poder, evitando acessos não autorizados, além do descredenciamento de agentes que estejam praticando irregularidades e a responsabilização de todos os envolvidos por parte da Polícia Federal.

 

O INSS informou que analisa a possibilidade de implantar a obrigatoriedade do reconhecimento biométrico no momento da concessão do consignado e informou que já abriu processo administrativo contra seis agentes financeiros suspeitos de irregularidades e que avalia eventuais punições e até mesmo a descontinuidade do credenciamento.

 

A Comissão de Direitos do Consumidor da Assembleia Legislativa, através dos deputados Elton Weber e Patrícia Alba, que foram os proponentes da audiência de hoje, irá encaminhar legislação estadual que dê mais rigor na concessão dos consignados.

 

 

BENEFICIÁRIOS DO CARTÃO FETAG MAIS TEM DESCONTOS NA UNIJUÍ

 

O convênio firmado entre a Fetag-RS, através do cartão FETAG Mais, e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) já rende frutos aos agricultores(as) e pecuaristas familiares.

Os associados dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais que já possuem o FETAG Mais poderão usufruir de descontos de até 25% para os cursos de graduação EAD (bacharelados, tecnólogos e licenciatura) e de 10% para os cursos de qualificação e especialização.

Com a parceria, os portadores do cartão FETAG Mais contarão com boa variedade de cursos nas mais diversas áreas, por preços acessíveis, pois uma educação de qualidade é fundamental para a construção de um futuro melhor.

A lista completa com os cursos ofertados pode ser encontrada no site: www.unijui.edu.br/ead

 

 

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.