INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.554

INFORMATIVO N° 1.554

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 29/7/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo Fetag-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

STR DE VERA CRUZ CELEBRA 58 ANOS

 

Na noite de quarta-feira (28), foi realizada cerimônia em comemoração ao aniversário de 58 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vera Cruz, da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí. O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, representou a federação.

A cerimônia abriu as atividades do projeto Fetag-RS em Conexão, que até sexta-feira (30) irá realizar visitas em propriedades de produtores rurais e reuniões com os sindicatos e com a regional.

Durante a cerimônia, o presidente do STR de Vera Cruz, Cristian Wagner, apresentou os integrantes do Comitê Gestor da Década da Agricultura Familiar, que será responsável por desenvolver os projetos ligados a década dentro do município, além de prestar homenagem aos fundadores do sindicato.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a cerimônia celebrou o aniversário de um sindicato forte e que nos orgulha muito pelo seu trabalho, mas também foi uma oportunidade para dar o pontapé inicial no Fetag-RS em Conexão, que irá percorrer o Estado para dialogar com os produtores rurais”.

Também estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker; o deputado estadual, Elton Weber; e lideranças políticas e do movimento sindical da região.

 

 

 

PREÇO REFERÊNCIA DO LEITE APRESENTA QUEDA NO MÊS DE JULHO

 

Em reunião realizada nesta terça-feira (28) o Conseleite divulgou o preço referência do leite para o mês de julho, que será de 1,7086, o que representa queda de 1,35% em relação ao mês anterior.

A queda se deve ao início da safra combinada aos custos elevados no campo e na indústria. O preço é considerado como em estabilidade, mas acende o alerta devido a tendência de queda para os próximos meses.

De acordo com Eugênio Zanetti, vice-presidente da FETAG-RS, “a preocupação maior é com o futuro, já que poderemos ter outras quedas nos próximos meses devido a captação de leite, que tende a aumentar. O produtor, que já enfrenta dificuldades agora devido aos custos de produção elevados, já que somente os fertilizantes subiram 56% no primeiro semestre, sendo que 23% foram nos últimos dois meses, terá ainda mais problemas se receber menos pela sua produção. Teremos que encontrar alternativas para evitar isso”.

 

 

APÓS NOITE CONGELANTE, TEMPERATURAS NEGATIVAS E NEVE DEVEM CONTINUAR ATÉ FIM DA SEMANA NO SUL

 

Na noite desta quarta-feira, 28, e durante toda a madrugada, diversas cidades registraram temperaturas negativas. De acordo com a Somar Meteorologia, mais de 40 cidades no Rio Grande do Sul tiveram precipitação invernal e alguns municípios da serra gaúcha tiveram nevasca, como em Francisco de Paula e Vacaria.

Em vídeo registrado pelo produtor Anapio Pereira, proprietário da Fazenda Monte Negro, em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, é possível ver a estrada coberta por neve.

Gramado, também no Rio Grande Sul, registrou neve e chuva congelada. Segundo informações da prefeitura, a primeira neve do ano na cidade foi registrada no dia 29 de junho. Durante toda essa quinta, persiste a previsão de queda de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense.

A Serra de Santa Catarina bateu o recorde de frio no Brasil no ano de 2021 na madrugada desta quinta-feira. A temperatura baixou para – 8,6 °C em Bom Jardim da Serra, pela medição do Inmet. O recorde anterior era de -8,2 °C em 20 de julho, em Urupema, localizada na parte mais elevada da serra de Santa Catarina, conforme medição do Epagri-Ciram. Este recorde ainda poderá ser batido na madrugada desta próxima sexta-feira, 30 de julho, pois o frio ainda poderá aumentar.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em áreas de maior altitude, entre os dias 29 e 31, as temperaturas mínimas ficarão entre -6 ºC e -8 ºC. O Inmet acrescenta que a presença de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico intensificará os ventos no litoral da região Sul e também favorecerá a incursão de umidade nas serras gaúcha e catarinense.

 

 

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.