INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.556

INFORMATIVO N° 1.556

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 05/8/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo Fetag-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

 

FETAG-RS DÁ INÍCIO A ROTEIRO SOBRE ATER

 

Teve início, nesta quarta-feira (4), no município de Ijuí, o roteiro sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Fetag-RS. O evento contou com a participação de representantes das regionais sindicais Ijuí e Três Passos.

No primeiro momento, as regionais se dividiram para debater quais são os principais trabalhos que os Sindicatos dos Trabalhadores realizam na assistência técnica e como eles auxiliam no fortalecimento dos sindicatos e a diferença que isso representa na vida dos agricultores e pecuaristas familiares.

O vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, fez uma apresentação sobre a viabilidade de implantação do Ater nos sindicatos e trouxe uma relação de atividades nas quais o movimento sindical ainda precisa ser uma referência para os agricultores e pecuaristas familiares, além daqueles que já são prestados por todos os sindicatos.

Os participantes receberam uma série de orientações sobre temas que são tratados diariamente e que tornam os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais uma grande referência para os agricultores e pecuaristas familiares. “Nosso roteiro irá se estender por todas as regionais sindicais, pois entendemos que muitos temas precisam ser discutidos juntamente com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Temos muito ainda por fazer em benefício dos nossos associados”, afirmou Eugênio Zanetti.

O roteiro está sendo acompanhado pelos assessores de política agrícola da Fetag-RS Kaliton Prestes e Adrik Richter, que apresentaram a base para prestação de serviços de Ater para os sindicatos e novos projetos que estão em desenvolvimento. Também foram apresentados programas de Ater que já estão em andamento, como o de Manejo e Conservação do Solo e da Água; o de Rastreabilidade de Produtos Vegetais; Custos de Produção; PAA e PNAE; Agroecologia e Diversificação da Produção; Organização da Comercialização; e para organização de dias de campo.

Ao final, de forma individual, os participantes fizeram um relato sobre a assistência técnica em seus respectivos sindicatos, desde aqueles que já contam com técnicos contratados até os que ainda não fizeram a contratação.

No evento de hoje, além dos técnicos, também estavam presentes coordenadores regionais, presidentes e funcionários dos sindicatos da região.

FETAG-RS RECEBE SECRETÁRIOS DE ESTADO

 

Com o objetivo de aproximar as demandas dos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares com os agentes de tomada de decisão, a Fetag-RS recebeu na manhã de hoje (4) o Secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costela e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum.

O debate foi permeado pelas necessidades dos agricultores em relação a infraestrutura do meio rural no que tange o escoamento da produção. Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva o desenvolvimento econômico do estado depende muito da produção agrícola, “não adianta as famílias aumentarem a produção e não ter condições mínimas para poder escoar e levar os produtos aos centros urbanos”.

A diretoria da Federação ainda solicitou que o governo estadual tenha atenção especial à pavimentação dos acessos à municípios que ainda não estão asfaltados, como uma das formas de auxiliar o setor agrícola.

 

 

 

BRASIL TEM ALERTA PARA GEADA E SECA

 

As regiões produtoras que se estendem do Rio Grande do Sul ao sul de São Paulo podem sofrer com as baixas temperaturas. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) alerta novamente para os riscos de geada que poderão atingir as lavouras. A previsão vale até o dia 6 de agosto.

A condição climática adversa pode impactar, principalmente, o desenvolvimento de milho 2ª safra e do trigo em estádios mais avançados. Além das baixas temperaturas, a previsão esperada para todo o Sul do país é de um clima mais seco. No Paraná, a falta de chuvas pode restringir as lavouras de milho 2ª safra em enchimento de grãos e de trigo em desenvolvimento, uma vez que a umidade no solo se encontra baixa. Já em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul a ausência de precipitações não tende a trazer grandes impactos, uma vez que o armazenamento hídrico no solo se mantém em níveis suficientes para o desenvolvimento das lavouras na próxima semana.

Assim como no Sul do país, não há previsão de chuvas para as regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e para boa parte do Nordeste. Essa condição favorece a colheita das culturas de segunda safra, com destaque para o milho 2ª safra e para o algodão. No caso da fibra, o índice de colheita chega a 45,4% em todo o país. Em Mato Grosso, houve avanço das operações de colheita, chegando a abranger 63,4% da área total cultivada. Por sua vez, em Mato Grosso do Sul, a colheita atinge 50% da área total cultivada sem registro de danos por geadas na última semana.

Já na região de Sergipe, Alagoas e Bahia (SEALBA) há expectativa de registro de baixo volume de chuva. No entanto, cabe destacar que, nestes estados, a umidade no solo é suficiente para o desenvolvimento do feijão e do milho 3ª safra, principalmente nos municípios mais próximos ao litoral. Na Bahia, as lavouras do grão iniciaram a fase de maturação, apresentando condições distintas, em razão do clima, especialmente a escassez de chuvas, e a semeadura em diferentes períodos.

Fonte: Portal Agrolink

 

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.