INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.558

INFORMATIVO N° 1.558

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 12/08/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

Confira as notícias atualizadas no Facebook, Instagram e Site oficial da federação!

 

 

DEBATE SOBRE ATER É REALIZADO NAS MISSÕES

 

Nesta semana a ação estratégica da Fetag-RS para discutir a Assistência Técnica e Extensão Rural(ATER) no Movimento Sindical segue acontecendo. Hoje (11) é a vez das Regionais Sindicais Missões I, Missões II e Santa Rosa discutirem sobre o assunto. O evento acontece no campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Cerro Largo.

Para o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti “discutir a ATER vai além de pensar na assistência técnica. É olhar a propriedade como um todo, pensando na produtividade, na saúde e no bem estar das famílias”.

A região missioneira é uma das pioneiras no estado quando o assunto é assistência técnica conduzida pelo Movimento Sindical. Durante o debate realizado com técnicos que trabalham na área e dirigentes sindicais ficou evidenciado os benefícios da ATER tanto para o Sindicato, enquanto entidade de representação e, principalmente, para os agricultores que recebem a assistência. Os elementos positivos que se destacam é o aumento da produtividade, redução do custo de produção, autonomia e gestão eficiente com os recursos da propriedade.

Acompanham o debate os engenheiros agrônomos da Fetag-RS, Kaliton Prestes e Adrik Richter.

 

 

FETAG-RS INICIA ROTEIRO SOBRE SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

 

Nesta quarta-feira (11), em Nova Palma, Regional Sindical Quarta Colônia, a Fetag-RS, representada pelo tesoureiro geral Agnaldo Barcelos, deu início ao seu roteiro que irá percorrer todas as 23 regionais para tratar sobre a sustentabilidade financeira do movimento sindical.

Durante todo o dia, as atividades desenvolvidas visaram a discutir sobre temas que são rotina nos sindicatos e na regional, assim como conscientizar sobre a importância do trabalho em equipe para que as demandas dos associados sejam atendidas.

Todos os participantes fizeram uma análise sobre a situação atual da regional, dando notas para itens como atendimento aos associados, qualidade dos serviços prestados, convênios, dentre outros. No segundo momento, foi realizado um comparativo entre as atividades que são realizadas ou não nos sindicatos da regional.

Considerando o que foi registrado pelos participantes, a Fetag-RS pode diagnosticar quais são os temas que precisam de mais atenção, no menor prazo possível, sendo que a queda no número de associados em alguns sindicatos é preocupante, pois afeta diretamente no seu funcionamento. Nos casos de sindicatos que estão fragilizados, foi definido que reuniões serão marcadas com os associados e diretores para apresentar a situação e definir medidas a serem tomadas em conjunto com a regional e com a federação.

De acordo com o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, “a atividade teve como foco fazer uma autoavaliação da regional, identificar o que já está bom e o que ainda pode melhorar, pensando sempre no associado e na sustentabilidade financeira do movimento sindical, fundamental para que sindicatos possam seguir atuando e se fortalecendo”.

Em sua apresentação, Agnaldo tratou sobre três temas principais referentes a sustentabilidade: a social, a política e a financeira. “Temos alguns sindicatos que estão enfrentando dificuldades e necessitam de maior apoio da regional e da própria Fetag-RS, caso contrário eles não conseguirão manter suas portas abertas”.

Como alternativas para auxiliar na captação de associados, a federação traz o cartão Fetag Mais, a realização de campanhas permanentes de sindicalização e o Sistema de sócios da Fetag-RS, ferramenta disponibilizada de forma gratuita aos sindicatos, além novas propostas de serviços que ainda estão sendo elaboradas.

Amanhã o roteiro será realizado com a Regional Sindical Santa Maria. Nas próximas semanas, todas as regionais serão visitadas, sendo que cada uma delas terá uma programação de acordo com a sua realidade.

 

 

A AGRICULTURA FAMILIAR CARECE DE ATENÇÃO

 

A agricultura e a pecuária familiar estão vivenciando o mesmo sentimento da sociedade urbana com os impactos da pandemia: a necessidade de diálogo, de atenção e principalmente, de proximidade.

Frente a esta constatação a Fetag-RS em conjunto com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e as Regionais Sindicais está desenvolvendo o projeto “Fetag-RS em Conexão”, que tem como objetivo estar mais próximo das famílias agricultoras, ouvir suas demandas, identificar os problemas in loco e dialogar sobre suas reais necessidades no dia a dia.

“O mundo está carente de afeto, de atenção. A Fetag-RS como instituição de representação dos agricultores(as) e pecuaristas familiares tem como função social, além de defender a categoria, olhar pela qualidade de vida das famílias.” afirma o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva.

Nos dias 19 e 20 de agosto, o município de Campina das Missões, pertencente à Regional Sindical Santa Rosa receberá o projeto para dois dias de visitas às propriedades. Estas possuem experiências em sucessão rural, agroindústrias, educação do campo e acesso à terra.

No mês de setembro o projeto “Fetag-RS em Conexão” chega a região central do estado.

 

 

SAIBA COMO VAI ACONTECER A EXPOINTER PRESENCIAL

 

Depois de se reinventar para oferecer uma edição totalmente digital durante a pandemia de Covid-19 em 2020, a Expointer passa por mais uma transformação: neste ano contará com a presença do público, limitado a 15 mil visitantes por dia, e com rigorosos protocolos de saúde para garantir a segurança de visitantes e trabalhadores. O evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 4 a 12 de setembro.

Para possibilitar essa participação, a organização da feira contou com estudos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria da Saúde, que definiu protocolos sanitários específicos para diversos setores da Expointer.

O cuidado começa na bilheteria, que será on-line para evitar contato e aglomerações com filas. Os ingressos serão vendidos pela internet, antecipadamente, mediante o preenchimento de um formulário elaborado pelo Cevs. No momento da compra do bilhete, a pessoa vai responder um questionário informando o seu estado de saúde e se comprometendo a cumprir os protocolos sanitários. Os portões de acesso ao parque ficarão abertos das 8h às 19h30.

O uso de máscara será obrigatório. Dentro do parque, haverá dispensers de álcool gel e lavatórios de mãos em pontos estratégicos. Além disso, 150 monitores treinados pela Secretaria da Saúde farão abordagens educativas sobre a prevenção contra a Covid-19, orientarão sobre uso da máscara e ajudarão a verificar o cumprimento das regras sanitárias.

Não será obrigatório estar vacinado contra o coronavírus para participar do evento. No entanto, projeções do governo do Estado indicam que todos os adultos terão recebido pelo menos a primeira dose da vacina até a semana da feira. Os visitantes também não precisarão apresentar teste negativo para a Covid-19. Por outro lado, o público interno (expositores, copromotores, trabalhadores em geral), que estará presente durante os nove dias de Expointer, deverá providenciar o exame e apresentar o resultado negativo ou não detectável para Covid, no primeiro dia de acesso ao parque.

Estarão proibidas as seguintes atividades dentro do Parque: eventos como happy hour, coquetéis, entre outros; oferta de produtos para degustação; excursões; parque de diversões; qualquer tipo de shows, atividades promocionais ou ações que possam gerar aglomeração de pessoas; música alta que prejudique a comunicação entre clientes; danças, bailes e a permanência de pessoas em pé em ambientes fechados.

A secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Silvana Covatti, ressalta que esta Expointer vai oportunizar um ambiente seguro e controlado para que produtores rurais, empresas e visitantes transmitam à sociedade a importância do agro gaúcho e do cuidado com a vida das pessoas. “Mesmo durante a pandemia, nosso agronegócio se fortaleceu e atendeu as necessidades de alimentação da população rural e urbana. Com alimentos de qualidade, também promovemos saúde”, comenta.

Fonte: Agrolink

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

 

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.