INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.562

INFORMATIVO N° 1.562

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 26/8/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo Fetag-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

 

REGIONAL MISSÕES I PROMOVE EVENTO SOBRE O PROJETO QUINTAIS PRODUTIVOS

Nesta quarta-feira (25), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cerro Largo, foi realizada reunião para tratar sobre o Projeto Gênero Quintais Produtivos e Desenvolvimento Territorial Saudável, Sustentável e Solidário, que é fruto de parceria entre a Fetag-RS, a Contag, a Fiocruz e a Regional Missões I.

Resultado de emenda parlamentar do deputado federal Elvino Bohn Gas, o projeto será desenvolvido na Regional Missões I e tem como objetivo promover o uso saudável, sustentável e solidário dos territórios a partir da ativação e fortalecimento de processos de governança territorial para a promoção da saúde, soberania alimentar e geração de renda, com foco nos quintais produtivos agroecológicos e práticas populares em saúde desenvolvidas por mulheres agricultoras familiares.

Para dar andamento ao projeto, foi formada uma comissão que reúne representantes da Comissão de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetag-RS, Emater, universidades e outras entidades da região que são parceiras.

A coordenadora de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetag-RS, Maribel Moreira, e a assessora Paula Fortunato estiveram presentes e representaram a Federação.

 

 

PASSO FUNDO RECEBE O ROTEIRO DE SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DA FETAG-RS

 

Dando sequência ao roteiro de Sustentabilidade Financeira da Fetag-RS, hoje, quarta-feira (25) foi a vez do município de Passo Fundo, Regional Sindical Passo Fundo, sediar o evento que discute alternativas para o fortalecimento dos sindicatos e das regionais.

O tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, juntamente com a assessoria da federação, está percorrendo o Estado para identificar aspectos que necessitam de maior atenção, o que está bom e o que ainda pode ser realizado para beneficiar os sindicatos e os próprios associados.

Na reunião de hoje, foram abordados temas como o quadro social dos sindicatos da regional, o que fazer para aumentar o número de sócios, como ajudar sindicatos que estão enfrentando dificuldades, revalidação do desconto dos 2% e o cartão Fetag Mais.

A regional definiu como prioridades fortalecer o trabalho de base, a formação de diretorias e potencialização dos serviços que já são prestados aos associados.

Participaram do evento de hoje o assessor da Fetag-RS, Guilherme Piaseski, o conselheiro fiscal Alexandre Jacó Ruedell, e lideranças da regional e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

 

 

REGIONAL CENTRO SERRA RECEBE EVENTO GÊNERO E GERAÇÃO

 

Na quarta-feira (24), a Regional Sindical Centro Serra esteve reunida no município de Arroio do Tigre para o evento que debateu temas ligados a juventude rural, mulheres trabalhadoras rurais e aos aposentados e aposentadas rurais.

Na oportunidade estiveram presentes as coordenadoras estaduais da Fetag-RS, Maribel Moreira, responsável pela pasta das mulheres trabalhadoras rurais e dos(as) aposentados e aposentadas rurais, e Jaciara Muller, responsável pela pasta da juventude rural, e os assessores Giovane Zortea e Paula Fortunato.

A reunião teve como objetivo fortalecer as comissões regionais de mulheres trabalhadoras rurais, de jovens rurais e de aposentados e aposentadas rurais, consideradas como importantes para o movimento sindical devido a sua representatividade. Também, foram discutidos os papéis das mulheres, da juventude e dos dirigentes sindicais enquanto lideranças na comunidade e nos seus espaços de atuação.

De acordo com Maribel Moreira, coordenadora de mulheres trabalhadoras rurais e de aposentados e aposentadas rurais da Fetag-RS, “o evento foi uma oportunidade para conscientizar a todos e todas sobre a importância de manter uma participação cada vez mais ativa na regional e nas comunidades. Estas comissões têm muito a contribuir para o movimento sindical”.

Para a coordenadora de jovens da Fetag-RS, Jaciara Muller, “a juventude rural representa o futuro da agricultura familiar e do movimento sindical. É fundamental manter nossos jovens, de todas as partes do Estado, unidos e atuantes”.

 

 

PARCERIA COM A FASA BENEFICIA PORTADORES DO CARTÃO FETAG MAIS

A parceria firmada entre a Fetag-RS e a Faculdade Santo Ângelo (FASA) está possibilitando mais uma oportunidade de acesso ao ensino de qualidade para os portadores do cartão Fetag Mais.

Todos aqueles que já possuem o cartão Fetag Mais terão direito a condições especiais no acesso aos cursos de Graduação, Pós-Graduação e de Extensão da FASA. Ao apresentar o cartão, o aluno terá direito a bolsa de 50% nas mensalidades em todos os cursos de graduação e de 30% nos cursos de Pós-Graduação e nos de Extensão.

Também fica aberta a possibilidade de realizar o pagamento das mensalidades de forma única no período de recebimento da colheita.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, “a parceria com a Fasa é mais uma ótima opção que os associados e colaboradores dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais passam a ter para buscar a qualificação e o conhecimento que ser aplicados no dia a dia”.

 

 

 

 

FETAG-RS PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE PREVIDÊNCIA SOCIAL

 

Aconteceu na manhã de hoje, terça-feira (24), a capacitação sobre previdência social da Fetag-RS. Foi o primeiro evento presencial de um roteiro programado para este ano para tratar o tema da Previdência Social. Participaram do evento funcionários e diretores dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região de abrangência da Gerência Executiva do INSS de Canoas.

Foram abordados temas como as alterações nos encaminhamentos dos benefícios previdenciários, “do papel para o digital”; a atuação e importância do sindicato através do convênio INSS Digital; análise de benefícios, perícia médica e outras questões importantes relacionadas aos encaminhamentos dos benefícios previdenciários.

A reunião de hoje também contou com a participação do gerente da Gerência do INSS de Canoas, Alberto Alegre, e sua equipe técnica, que prestaram esclarecimentos e tiraram dúvidas dos participantes.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, participou do evento e afirmou ser “ fundamental que os funcionários e as lideranças dos sindicatos estejam sempre a par das mudanças na legislação, pois, através do convênio do INSS Digital, eles são uma ponte importante entre os(as) trabalhadores(as) rurais e o INSS”.

 

 

ATER É DISCUTIDA EM VERANÓPOLIS

 

Seguindo a ação estratégica da Fetag-RS para aprofundar o debate sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) voltada à realidade do campo, as Regionais Sindicais Serra, Serra do Alto Taquari e Campos de Cima da Serra estiveram reunidas em Veranópolis, hoje (24). O evento contou com a participação de dirigentes e técnicos(as) que atuam diretamente com ATER nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

O debate foi permeado pela análise de cenário sobre a ATER no estado, resgatando o apanhado histórico sobre o tema ao longo dos anos enquanto elemento estratégico para o desenvolvimento do meio rural com foco na produção, produtividade e qualidade de vida dos agricultores(as) e pecuaristas familiares.

O desenvolvimento rural perpassa por uma assistência técnica diferenciada, com acompanhamento e assessoramento dos(as) agricultores(a) sob o olhar da realidade local, especializada e de acordo com as características de cada propriedade. E esta é uma função social dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

Para o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti “enquanto entidade sindical de representação legítima dos agricultores(as) e pecuaristas familiares precisamos ter como foco o olhar sobre as propriedades enquanto um conjunto de fatores, envolvendo a produção, comercialização, saúde, educação, mas principalmente sob o viés técnico e social das famílias e a qualidade de vida destas no meio rural”.

Acompanharam o evento os engenheiros agrônomos da Federação, Adrik Richter e Kaliton Prestes.

Na próxima quinta (26) as Regionais Sindicais Litoral, Camaquã, Vale do Caí e Vale do Rio Sinos Serra estarão debatendo o tema na sede da Fetag-RS.

 

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.