INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.563

INFORMATIVO N° 1.563

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 31/8/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo Fetag-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

 

FETAG-RS ENCERRA ROTEIRO DE ATER EM PORTO ALEGRE

 

Na quinta-feira (26), a Fetag-RS recebeu em sua sede lideranças das regionais sindicais Litoral, Camaquã, Vale do Caí e Vale do Taquari para a última etapa do roteiro estadual que tratou sobre Assistência Técnica e Extensão Rural.

O vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, e os engenheiros agrônomos Adrik Richter e Kaliton Prestes percorreram o Estado no mês de agosto para tratar sobre o tema com todas as regionais sindicais, estas que tiveram a oportunidade de compartilhar as experiências de ATER desenvolvidas nos sindicatos, formular novos programas e serviços e planejar as ações para o próximo período.

De acordo com Eugênio, “durante o roteiro foi possível levantar elementos para reafirmar que a assistência técnica e extensão rural é estratégica para o movimento sindical. A agricultura familiar vem se desenvolvendo de forma muito rápida e os sindicatos precisam estar atentos às mudanças, e principalmente estar preparados para oferecer os serviços que os agricultores necessitam para ter êxito em seus empreendimentos, rentabilidade e qualidade de vida.”

As ações de ATER desenvolvidas pela FETAG-RS, Regionais Sindicais e Sindicatos estão alinhadas com os anseios e as necessidades dos próprios agricultores associados. Este diferencial dá credibilidade para a ampliação da atuação no campo.

 

CASA FAMILIAR RURAL DE ALPESTRE RECEBE A FETAG-RS

Dando continuidade ao roteiro de visitas, a Casa Familiar Rural de Alpestre, na Regional Sindical Médio e Alto Uruguai recebeu, desde a noite de ontem, quinta-feira (26), a diretora da Fetag-RS, Maribel Moreira.

Maribel e a assessora da Fetag-RS Paula Fortunato dialogaram com alunos, falaram sobre os projetos da Fetag-RS voltados a educação no campo e conheceram e Projeto Profissional de Vida da jovem Thaise Carolina Kich.

Na manhã de hoje, foi a vez de visitar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alpestre, conceder entrevistas em rádios e encerrar as atividades na Escola Família Rural com uma roda de conversa com os monitores Fabio Fedrigo e Roberto Lamera, falando do andamento dos cursos da Fetag-RS, e com a monitora Lariane Fedrigo referente a importância do Projeto Profissional de Vida do Jovem.

O roteiro foi finalizado com um almoço com os alunos e monitores da escola.

RS EMITE ALERTA FITOSSANITÁRIO PARA CIGARRINHA DO MILHO

 

A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul emitiu alerta fitossanitário para a ocorrência de Dalbulus maidis, mais conhecida como cigarrinha do milho, nas lavouras do estado.

De acordo com a secretaria, o alerta é baseado em estudo desenvolvido pela Secretaria e pela Emater, sob a coordenação do Ministério da Agricultura (Mapa), que juntas fizeram o monitoramento das lavouras de milho afetadas. E também nos relatos de ocorrência recente da praga nas lavouras já nos estágios iniciais desta safra, no histórico de infestações da safra anterior e na previsão de poucas chuvas para o próximo período.

“Nós solicitamos a atuação dos colegas em orientar entidades, cooperativas, empresas de insumos, responsáveis técnicos e produtores rurais nas ações de rotina, adicionando este alerta às atividades”, destaca Ricardo Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da secretaria. E ressalta a importância de fazer este controle, especialmente neste momento do início do plantio, o qual repercutirá na condição de infestação para o restante da safra.

O monitoramento foi realizado entre abril e maio deste ano em 151 municípios gaúchos, quando foram observadas as maiores infestações. Neste período, foram colhidas 179 amostras em lavouras de milho. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório Federal de Goiás (LFGO) para identificação dos patógenos associados ao complexo do enfezamento do milho e levantamento de dados para caracterização epidemiológica.

As análises identificaram a presença dos patógenos associados ao enfezamento em 44% das amostras. Isso evidencia o risco de aumento da ocorrência de enfezamento do milho nesta safra, já que é a cigarrinha que transmite esses patógenos e eles estão ocorrendo em diversas regiões do estado.

Para maiores informações sobre o manejo e orientações de ingredientes ativos para controle, recomendamos utilizar o documento Manejo da Cigarrinha e Enfezamentos na Cultura do Milho, disponível aqui: Cartilha cigarrinha e enfezamentos Embrapa

A secretaria da agricultura disponibilizou alguns cuidados no combate à cigarrinha. As principais recomendações são:

– Eliminar plantas de milho espontâneas da entressafra;

– Utilizar cultivares tolerantes à cigarrinha e enfezamento;

– Efetuar o tratamento fitossanitário de sementes;

– Efetuar o plantio do milho evitando a proximidade de lavouras novas a lavouras mais velhas ou áreas com ocorrência de infestação anterior;

– Evitar semeadura sucessiva de milho na mesma área;

– Otimizar o planejamento da cultura, preferindo períodos ótimos em detrimento de semeaduras tardias;

– Objetivar diminuir as perdas de grãos durante a colheita;

– Efetuar o controle da cigarrinha do milho conforme orientação técnica.

Fonte: Canal Rural

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.