INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.564

INFORMATIVO N° 1.564

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 02/9/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo Fetag-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

 

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

 

 FETAG-RS E FGTAS CONVERSAM SOBRE FUTURA PARCERIA

Na quarta-feira (1), a Fetag-RS recebeu a visita de representantes da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). A reunião teve como objetivo dialogar sobre futuras parcerias entre as duas entidades.

 

A FGTAS propôs à Fetag-RS um acordo de cooperação focado na área do artesanato para que as duas entidades possam se ajudar mutuamente na realização de feiras mistas no Rio Grande do Sul e em outros estados. Nos próximos dias, a Fundação encaminhará um Plano de Trabalho para análise da assessoria da Fetag-RS e, após a realização da Expointer, um grupo de trabalho será formado entre as duas entidades para formatar a parceria.

 

Participaram da reunião, representando a Fetag-RS, o presidente, Carlos Joel da Silva, e os assessores Guilherme Piaseski e Joelma Vieira. Pela FGTAS, estiveram presentes o diretor-presidente, Rogério Grade, o assessor da diretoria técnica, Vilmar Gomes, o coordenador do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social, Denis Costa, e a coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato, Luciana Pêss.

 

 

REGIONAL VALE DO CAÍ DISCUTE SUSTENTABILIDADE

 

O roteiro da Fetag-RS sobre Sustentabilidade, nesta quarta-feira, chegou na Regional Sindical Vale do Caí. O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Sebastião do Caí. Representaram a Fetag-RS o tesoureiro-geral Agnaldo Barcelos, e a secretária-geral Jaciara Muller.

 

Durante todo o dia, os participantes dialogaram sobre as ações desenvolvidas nos sindicatos, aquelas que estão tendo bom andamento e as que ainda carecem de maior atenção, sempre visando a oferecer melhor atendimento e uma maior variedade de serviços aos associados.

 

A regional definiu os temas que são considerados como prioritários, tais como trabalhar com mais ênfase a adesão ao cartão Fetag Mais, traçar ações para ampliar o quadro social, melhorar a comunicação com os associados e fortalecer a participação dos dirigentes sindicais nas atividades.

 

Também foram definidas as ações que serão realizadas nos próximos meses na regional e nos sindicatos, com o apoio da Fetag-RS.

 

 

COMISSÃO ESTADUAL DO LEITE DISCUTE CADEIA PRODUTIVA

 

Na terça-feira (31), a Comissão Estadual do Leite da Fetag-RS esteve reunida para tratar sobre a situação atual da cadeia que, apesar do reajuste dos preços que estão sendo pagos aos produtores no último período, vem sofrendo com as constantes altas nos custos de produção.

Além de tratar sobre os elevados custos de produção, a comissão também debateu a necessidade de mais políticas públicas para produção de leite na agricultura e pecuária familiar e sobre o número de famílias que deixaram a atividade nos últimos anos.

A Fetag-RS apresentou números que demonstram as dificuldades que estão afligindo os produtores rurais gaúchos. Os dados apontam para altas de 42,42% na ração, 79,76% na ureia, e 103,4% nos fertilizantes comparado com o mesmo período em 2020. O custo de produção por litro do leite está em R$1,862, porém este custo pode ser mais alto em propriedades com pouca disponibilidade de terra para formação de pastagens.

Aliado ao alto custo de produção, em torno de 97% dos produtores gaúchos são familiares, estes que estão perdendo o enquadramento na Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) por conta do teto limite de renda bruta, ou seja, ainda terão de pagar um juro mais elevado nos financiamentos rurais.

De acordo com o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanneti, “a maior preocupação no momento é com o futuro, pois os preços dos insumos não param de subir e valor pago pelo litro do leite não está sendo reajustado de forma adequada. O agricultor terá de fazer a silagem e implantar pastagens com o dobro do custo do ano passado. É necessário encontrar alternativas urgentes, antes que mais famílias desistam da atividade”.

 

 

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.