INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.565

INFORMATIVO N° 1.565

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 07/9/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo Fetag-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

 

FETAG-RS ENTREGA DOCUMENTO AO VICE-PRESIDENTE MOURÃO

 

Nesta segunda (06) o vice-presidente da república, General Antônio Hamilton Mourão visitou a 44ª Expointer. Durante a visita Mourão passou por alguns espaços do Parque de Exposições Assis Brasil, quando as autoridades estaduais o acompanharam.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, acompanhou a comitiva de lideranças e participou do almoço institucional e entregou ao vice-presidente um documento em nome das três federações da Região Sul da Contag, a Fetag-RS, Fetaesc e Fetaep.

O documento tinha como foco algumas pautas estruturantes da agricultura e a pecuária familiar dos três estados, entre eles o crédito rural e Proagro Mais, a efetivação do Programa Terra Brasil, o fortalecimento da assistência técnica e a atualização da tabela do imposto de renda para os agricultores.

De acordo com Joel o documento entregue apresenta as principais demandas do setor no momento. “As três federações da Região Sul trabalham sob o mesmo viés, alinhados nas mesmas demandas, visto que a região sul tem características semelhantes de produção, cultura e clima. Esperamos que o Governo Federal atenda as nossas demandas”.

MULHERES SÃO DESTAQUE NO PAVILHÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

 

No pavilhão da agricultura familiar, as mulheres são destaque. Dentre os 228 empreendimentos, 39% deles são liderados por mulheres e 21% por jovens.

Os números trazem à tona a mudança no papel da mulher nos últimos anos na agricultura e na pecuária familiar. De meras ajudantes, elas passaram a assumir o papel de protagonistas nas suas propriedades e em suas agroindústrias. O que antes era produzido apenas para consumo das famílias, ou vendido pelos homens que lideravam os negócios, agora é comercializado com excelência.

De acordo com a coordenadora estadual de mulheres da Fetag-RS, Maribel Moreira, “hoje, as mulheres assumiram importantes papeis no campo, inclusive na liderança da agroindústrias. Elas são responsáveis pela gestão das empresas e tocam os negócios com habilidade e muito empenho. Isso demonstra a força da mulher do campo”.

Maribel também destaca que as mulheres atingiram o patamar atual devido a sua força de vontade e a importantes parcerias firmadas com outras entidades, como a Emater. “A mulher produz alimentos e traz renda para as famílias, o que faz toda a economia girar. É bom para todos”.

A 44ª Expointer segue até o dia 12.

Senar é parceiro da agricultura e da pecuária familiar

O pavilhão da agricultura familiar é um dos locais mais visitados da Expointer. Na edição de 2021, com o retorno do público ao Parque Assis Brasil, a Fetag-RS, mais uma vez, conta com o apoio do Senar RS para viabilizar a participação das agroindústrias familiares.

Serão 228 empreendimentos familiares distribuídos em 210 estandes, trazendo para a feira as maravilhas produzidas pelas famílias do campo. A participação das agroindústrias e a organização do pavilhão da agricultura familiar só é possível com parcerias fortes e duradouras, como a que a Fetag-RS e o Senar RS cultivam há longo tempo.

Investir nas agroindústrias gera renda para as famílias, empregos e contribui para a economia do nosso Estado.

 

Banco do Brasil patrocina o pavilhão da agricultura familiar

O Banco do Brasil está presente na Expointer 2021 como um dos patrocinadores do evento e também da Feira da Agricultura Familiar organizada pela Fetag-RS. O apoio ao Pavilhão da Agricultura Familiar reafirma a parceria de tantos anos mantida entre o BB e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul, além de reforçar o papel da instituição financeira como grande parceiro da agroindústria gaúcha.

Para garantir a presença deste importante setor em mais uma edição da Expointer, a agricultura familiar conta com o apoio deste parceiro fundamental. Ter o Banco do Brasil como patrocinador do Pavilhão da Agricultura Familiar mostra o quanto as entidades trabalham com conjunto para fortalecer as famílias do campo.

A agricultura familiar e a pecuária familiar agradecem pelo apoio e parceria do Banco do Brasil.