INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.569

INFORMATIVO N° 1.569

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 21/9/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo Fetag-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

MAIS UMA VEZ, GOVERNO FEDERAL VETA PROJETO QUE BENEFICIARIA A AGRICULTURA FAMILIAR

A Fetag-RS recebeu a notícia de que o presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou o PL 823/2021, que tratava de medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar devido aos impactos socioeconômicos da Covid-19.

Durante a Expointer, a Fetag-RS entregou nas mãos do presidente Bolsonaro ofício em que solicitava medidas de apoio ao setor, dentre elas, a sansão integral do texto do PL 823, por entender ser este um projeto fundamental para o setor e que seria um reconhecimento do Governo Federal para com aqueles que produzem os alimentos que chegam nas nossas mesas diariamente.

Lamentamos que mais uma vez o presidente Bolsonaro tenha virado as costas para a agricultura e a pecuária familiar. No discurso, o governo demonstra reconhecer o trabalho do agricultor, mas suas ações vão na contramão daquilo que seria o ideal para o país: valorizar e auxiliar as famílias do campo nos momentos difíceis.

 

ROTEIRO DE SUSTENTABILIDADE EM SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES

Encerrando a agenda do Roteiro de Sustentabilidade da semana passada, na sexta-feira, o município de Santo Antônio das Missões, da Regional Sindical Missões II, sediou a reunião que contou com a participação de lideranças dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região.

O tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, conduziu as atividades realizadas ao longo do dia, em que através de dinâmicas de grupo foi possível estabelecer uma autoavaliação das atividades da regional em diversos aspectos, tais como atendimento aos associados, cartão Fetag Mais, convênios, infraestrutura dos sindicatos, dentre outros temas, que foram contabilizados para que se chegasse a uma classificação final. A partir disso, foi identificado o que ainda pode ser mais bem trabalhado e o que já apresenta bons resultados para os associados.

De acordo com Agnaldo, “o roteiro está sendo uma ótima oportunidade para que possamos entender melhor a realidade vivida nos municípios e no que a Fetag-RS pode auxiliar os sindicatos e a própria regional nos problemas diagnosticados”.

Na reunião de Santo Antônio das Missões, a Regional Sindical Missões II definiu sindicatos que necessitam apoio e que serão locais de encontros com representantes da regional para que as situações problemáticas sejam resolvidas.

Também participou da reunião representando a Fetag-RS a conselheira fiscal Rozane Scherer.

 

COLHEITA DE TRIGO COMEÇA GANHAR RITMO

A colheita de trigo tem avançado no Brasil e começa a ganhar ritmo no Sul – dados da Conab mostram que, até 11 de setembro, 4,7% da safra havia sido colhida no País, atraso em comparação ao mesmo período da safra passada (10,9%).

De acordo com dados do Cepea, a expectativa de maior oferta, por sua vez, afastou compradores do spot nacional, que, agora, acreditam em baixas nos preços. Segundo informações do Cepea, esses agentes também se atentam ao fato de alguns produtores terem necessidade de “fazer caixa”, diante da proximidade dos vencimentos de custeio. Quanto aos preços do grão, seguiram em queda, mesmo que não de forma expressiva.

 

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.