INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.571

INFORMATIVO N° 1.571

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 28/9/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo Fetag-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho!

E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook e em nosso Site Oficial!

 

FETAG-RS EM CONEXÃO VISITA PROPRIEDADES EM SÃO PEDRO DO SUL

Nos dias 23 e 24 de setembro, a Fetag-RS esteve no município de São Pedro do Sul para realizar a terceira edição do Fetag-RS em Conexão, projeto desenvolvido pela federação e que tem por objetivo visitar propriedades de produtores(as) rurais em todo o Estado e que faz parte das atividades da Década da Agricultura Familiar, sempre seguindo todos os protocolos de saúde.

Durante os dois dias de atividades, nove propriedades de agricultores(as) foram visitadas, em diferentes localidades rurais. Nas visitas, as pessoas têm a oportunidade de relatar como é a sua rotina de trabalho, o que está bom e o que ainda pode melhorar.

Nas propriedades que receberam o Fetag-RS em Conexão as principais dificuldades relatadas pelos produtores rurais estão relacionadas a problemas com enquadramentos de DAP- que devido as altas no custo de produção acabaram prejudicando agricultores, falta de água até mesmo para consumo das famílias, falta de acesso a internet e telefone e necessidade mais assistência técnica nas propriedades.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que participou das visitas, “visitar as propriedades é importante para reduzir a distância entre a federação e os Sindicatos dos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares, que são a essência do movimento sindical. Vimos a realidade que está sendo vivida e trouxemos demandas que serão trabalhadas pela federação e pelos sindicatos, pois ainda há muito o que se fazer para melhorar a vida de quem produz os alimentos”.

Ainda na programação do roteiro, foi realizada reunião com as entidades representativas do setor para a formação do Comitê da Década da Agricultura Familiar, em jantar realizado na noite de quinta-feira (23), e na tarde se sexta-feira (24) a Regional Santa Maria fez uma avaliação do roteiro e o que pode ser feito para atender as necessidades levantas pelas famílias.

As visitas foram acompanhadas pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Pedro do Sul, Jair Wouters; pela prefeita municipal, Ziania Bolzan; pelo vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti; pelo coordenador da Regional Santa Maria, Fabrício Murini e pela assessora Eliane Passos; e por diretores do STR e lideranças do movimento sindical de São Pedro do Sul e da Regional Sindical Santa Maria.

 

STR NA SUA CASA E NA SUA COMUNIDADE

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Derrubadas está realizando o projeto piloto “Ações para o Desenvolvimento Social e Sindical em Comunidades Rurais”. Este projeto tem como finalidade aproximar a entidade ao meio rural, ouvir demandas, identificar necessidades e criar possibilidades para solucionar os problemas existentes.

Em Derrubadas o projeto leva o nome de “STR na sua casa e na sua comunidade” e após duas reuniões com a diretoria da entidade, foram iniciadas as visitas na comunidade de Três Marcos nos dias 21 e 22 de setembro. O próximo passo é reunir todas as famílias da comunidade no dia 06 de outubro para que possa ser apresentado o diagnóstico local coletado nas visitas e traçar ações para o desenvolvimento rural no município.

Para a presidente da entidade, Elenir Fátima Barasuol “o projeto é uma oportunidade de se aproximar das famílias que atualmente residem e produzem alimentos no meio rural de Derrubadas, bem como levar a história de lutas e conquistas do movimento sindical e sua importância para os agricultores(as).”

Este projeto é realizado através da parceria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag-RS, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no RS – Senar-RS e a Regional Sindical Três Passos.

 

EVENTO EM JOIA DISCUTE QUESTÕES AMBIENTAIS DA AGRICULTURA E PECUÁRIA FAMILIAR

Na última sexta-feira (24), na Câmara de Vereadores do município de Joia, a Fetag-RS, representada pelo vice-presidente, Eugênio Zanetti, e pelo assessor de Meio Ambiente e Pecuária Familiar, Guilherme Velten Júnior, participou de reunião com dirigentes e funcionários da Regional Sindical Ijuí, agricultores(as) e pecuaristas familiares, prefeitos da região, secretários municipais de Meio Ambiente e de Agricultura, licenciadores e fiscais que tratou sobre legislações ambientais, dentre elas, a resolução 372 do Consema.

O evento contou com a participação do diretor de Biodiversidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Diego Melo Pereira, que dialogou com os participantes e esclareceu dúvidas levantadas pelos presentes.

De acordo com o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, “o evento foi marcado pelo diálogo pela troca de informações. Acredito que todos saíram mais tranquilos e seguros com as informações que foram passadas, além de termos aberto uma porta de diálogo com os servidores das secretarias envolvidas para fortalecer a orientação aos agricultores(as) e pecuaristas familiares, o que evita punições que muitas vezes acontecem por desconhecimento”.

 

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.