INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.574

INFORMATIVO N° 1.574

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 07/10/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

Confira as notícias atualizadas no Facebook, Instagram e Site oficial da federação!

FETAG-RS COMEMORA 58 ANOS

 

O dia 6 de outubro é especial para a agricultura e a pecuária familiar. Nesta data, há 58 anos atrás, nascia a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS).

Desde então, a Fetag-RS assumiu o seu protagonismo na missão de liderar o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Rio Grande do Sul, ao lado dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, que atualmente são 321 filiados, e das 23 Regionais Sindicais.

Ao longo dos 58 anos de história, a Fetag-RS participou de inúmeras lutas pelos direitos dos(as) trabalhadores(as) rurais, tais como previdência, saúde, habitação rural, mais recursos e programas governamentais para a agricultura e a pecuária familiar, políticas públicas que garantam a sucessão rural, além de buscar sempre a melhoria da qualidade de vida e inserção de homens, mulheres, jovens e aposentados(as) que vivem no campo.

A Fetag-RS sabe que ainda há muito o que se fazer, mas também sabe que muito já foi feito. Nos próximos anos, a federação, seus colaboradores, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e as 23 Regionais Sindicais seguirão em busca dos direitos de quem alimenta o mundo: o(a) agricultor(a) e pecuarista familiar.

AGRICULTURA EMITE SEGUNDO ALERTA SANITÁRIO EM 2021 SOBRE FOCOS DE RAIVA HERBÍVORA NO RS

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) emitiu hoje (06) alerta sanitário para raiva dos herbívoros e está orientando os produtores rurais a vacinarem ou revacinarem seu rebanho para prevenir a doença. Neste ano de 2021, de janeiro a setembro, o Programa de Controle da Raiva Herbívora da Secretaria contabilizou 32 focos de raiva em 25 municípios gaúchos (veja lista abaixo).

Os municípios com focos identificados neste alerta são Arroio dos Ratos, Caraá, São Jerônimo, Osório e São Gabriel. E os municípios com possível evolução dos focos são Capivari do Sul, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Butiá, Charqueadas, General Câmara, Eldorado do Sul, Guaíba, Mariana Pimentel, São Jerônimo, Lavras do Sul, Santa Margarida do Sul, São Sepé e Vila Nova do Sul.

“Os proprietários dos municípios citados tem que ficar alertas para vacinar seus animais e relatar mordeduras do morcego hematófago Desmodus rotundus às inspetorias ou escritórios de Defesa Agropecuária. Se isso estiver ocorrendo, equipes da Secretaria vão ser designadas para a região, para o município onde está ocorrendo o foco, para fazer o controle”, explica o analista ambiental André Witt, do Programa de Controle de Raiva Herbívora.

Alguns esconderijos habituais dos morcegos são troncos ocos de árvores, cavernas, fendas de rochas, furnas, túneis e casas abandonadas, entre outros.

O primeiro alerta sanitário foi emitido no dia 24-06-2021.

Municípios com focos de raiva herbívora em 2021

Arroio dos Ratos, Caçapava do Sul, Canguçu, Caraá, Coronel Barros, Garruchos, Guabiju, Guaíba, Itacurubi, Lagoa Vermelha, Mariana Pimentel, Osório, Palmares do Sul, Palmitinho, Pirapó, Santo Antônio da Patrulha, Santo Antônio das Missões, Santo Cristo, São Francisco de Paula, São Gabriel, São Jerônimo, São Jorge, São Lourenço, São Nicolau e Sertão Santana.

Fonte: Seapdr

REGIONAL TRÊS PASSOS RECEBE ROTEIRO DE SUSTENTABILIDADE

Nesta quinta-feira (7), é a vez da Regional Sindical Três Passos receber o roteiro de sustentabilidade da Fetag-RS. O evento acontece na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Três Passos e a Federação está sendo representada pelo tesoureiro-geral, Agnaldo Barcelos; pela conselheira fiscal, Rozane Kaufmann Scherer; pelo diretor, Jucelar Berté; e pela relações públicas Hoana Talita Gehlen.

As atividades realizadas ao longo do dia têm como objetivo realizar uma autoavaliação das atividades da regional em diversos aspectos, tais como atendimento aos associados, cartão Fetag Mais, convênios, infraestrutura dos sindicatos, dentre outros temas, A partir disso, a regional identifica o que ainda pode ser mais bem trabalhado e o que já apresenta bons resultados para os associados.

De acordo com Agnaldo, “as atividade propostas durante o evento nos levam entender melhor a realidade vivida nos municípios e no que a Fetag-RS pode auxiliar, além de fazer com que a própria regional e os sindicatos busquem qualificar seus processos e os atendimentos aos associados”.

No evento de hoje, além da representação da Fetag-RS, estiveram presentes presidentes e tesoureiros de sindicatos, lideranças do movimento sindical e representantes do Sicoob da região.