INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.575

INFORMATIVO N° 1.575

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 14/10/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 

ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

Confira as notícias atualizadas no Facebook, Instagram e Site oficial da federação!

FETAG-RS E GERÊNCIA EXECUTIVA DO INSS DE NOVO HAMBURGO SE REÚNEM PARA TRATAR SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL

 

Na quinta-feira (07), a Fetag-RS recebeu a visita da Gerência Executiva do INSS de Novo Hamburgo para tratar de temas pertinentes a Previdência Social, como o requerimento dos benefícios previdenciários, a parceria entre as instituições e os Acordos de Cooperação Técnica entre os Sindicatos e o INSS para a atuação como Entidade Conveniada – INSS Digital.

A reunião também serviu como preparação ao grande encontro que será realizado no dia 20/10, tendo como participantes os 51 sindicatos que pertencem a área de abrangência da gerência.

Participaram da reunião representando a Fetag-RS a assessora jurídica, Dra. Elaine Dillenburg, e o assessor Guilherme Piaseski. Pela Gerência Executiva do INSS de Novo Hamburgo, estiveram presentes o gerente executivo, Eduardo Basso; a chefe de benefícios, Sinara Schafer; e o chefe de atendimentos, Hugo de Lima.

 

REGIONAL VALE DO TAQUARI FORMA TURMA DO JOVEM SABER

 

Aconteceu na manhã de hoje, sexta-feira (8), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia e Westfália, o ato de encerramento do curso Jovem Saber, promovido pela Contag e pela Fetag-RS em parceria com os sindicatos.

A transformatura dos 13 jovens marca o encerramento de um ciclo de 8 módulos que abordaram temas como a identidade do jovem rural, quem eles são, meio rural como projeto de vida, organização e luta dos(as) agricultores(as) e o projeto político do Movimento Sindical.

De acordo com a secretária geral da Fetag-RS, Jaciara Muller, responsável pela pasta da juventude, “o Jovem Saber tem como objetivo trazer ao jovem a consciência de que ele é peça fundamental para a sociedade. Produzir alimentos é uma nobre missão, e não algo de que eles devam se envergonhar. A juventude rural tem papel de protagonismo no futuro da humanidade, pois a demanda por alimento irá aumentar a cada dia mais”.

Também participaram da transformatura a presidente do STR de Teutônia e Westfália, Liane Brackmann, e o assessor regional da Fetag-RS, Marcos Hinrichsen, ambos formados na turma de hoje, e representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Teutônia.

10º GRITO DE ALERTA É DISCUTIDO EM IJUÍ

 

Na amanhã de sexta-feira (08), a Macro Missões Fronteira Noroeste, a Macro Central e a Fetag-RS estiveram reunidas no Centro de Formação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí para dialogar e formatar a execução do 10º Grito de Alerta, que acontecerá em março de 2022 em Ijuí.

Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e a Fetag-RS estão sentindo a necessidade de retomar as mobilizações em prol da garantia dos direitos da agricultura, da pecuária e dos(as) assalariados(as) familiares, mas principalmente, com foco na valorização do setor enquanto elemento estratégico para o desenvolvimento local e para a segurança alimentar.

Historicamente o Grito de Alerta é uma mobilização realizada anualmente, de forma ordeira, organizada e pacifica e busca chamar a atenção da sociedade para a importância da agricultura e da pecuária familiar na economia, na cultura, na produção de alimentos, na geração de renda e na sustentabilidade ambiental. Contudo, com a pandemia o último Grito de Alerta foi realizado em 2019, em Santa Cruz do Sul e contou com a participação de mais de 12 mil agricultores(as).

Em 2022 a mobilização levará para a discussão social temas como a Década da Agricultura Familiar, o elevado custo de produção para o setor, a garantia de preço para os produtos e a rentabilidade das famílias, além de destacar o debate sobre o acesso à saúde pública, gratuita e de qualidade e demais questões estruturantes para o meio rural.

Participaram da reunião o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, o tesoureiro Agnaldo Barcelos, os diretores efetivos Elisete Hintz, Pedrinho Signori e a conselheira fiscal Rozane Scherer, demais dirigentes, lideranças e assessores.

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.