INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.585

INFORMATIVO N° 1.585

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 23/11/2021

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo FETAG-RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

Confira as notícias atualizadas no Facebook, Instagram e Site oficial da federação!

FETAG-RS SEDIA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR SOBRE CUSTOS DE PRODUÇÃO

A Fetag-RS segue em busca de soluções para a forte alta dos custos de produção do setor produtivo. Nesta segunda-feira (22), o auditório da Fetag-RS recebeu uma Audiência Pública em conjunto da Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara dos Deputados e da Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa. A audiência foi um pedido da Federação.

O tema traz tamanha apreensão para a Fetag-RS, para os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e para os(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares que o auditório da Federação recebeu grande público de lideranças sindicais, prefeitos, vereadores, secretários e produtores(as) rurais, todos extremamente preocupados com a abusiva alta dos insumos, dos implementos e das máquinas agrícolas, fatores que estão tirando a lucratividade de quem produz alimentos.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “caso a situação não seja resolvida urgentemente, a cadeia produtiva será inviabilizada, a exemplo do leite e das aves, que várias famílias já deixaram a atividade. Por isso, a Fetag-RS e a representação dos produtores presentes cobraram fortemente sobre as políticas governamentais, as importações e pela falta de políticas públicas que controlem os custos de produção”.

Os problemas causados pelos custos de produção elevados são sentidos de forma maior pela agricultura e pecuária familiar, que comercializam a produção no mercado interno nacional, recebendo em reais, mas pagando os insumos em dólar.

A Fetag-RS cobrou também a presença dos deputados estaduais e federais e dos governos do Estado e da União, que precisam estar alinhados com os agricultores e pecuaristas familiares para buscar soluções.

Como encaminhamento, Joel solicitou que seja elaborado um relatório da reunião refletindo tudo o que foi trazido pelos participantes e que a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados marque outra reunião para tratar sobre o assunto, dessa vez com a presença dos Ministérios da Agricultura, da Economia e das Relações Exteriores, Petrobras, Conab e representantes do setor de insumos e de máquinas agrícolas, para que assim se encontre o que está causando essa alta tão forte no custo de produção e busquem soluções em conjunto.

FETAG-RS EM CONEXÃO CHEGA EM ARROIO DO TIGRE

Nos dias 25 e 26 de novembro, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Tigre, Regional Sindical Centro Serra, receberá o projeto Fetag-RS em Conexão. A ação da Fetag-RS faz parte das atividades desenvolvidas para marcar a Década da Agricultura Familiar e tem como objetivo aproximar a Federação dos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares, além de proporcionar momentos para a Regional Sindical e o Sindicato possam vivenciar a realidade das famílias.

Nos dias em que estará em Arroio do Tigre, a caravana do Fetag-RS em Conexão visitará propriedades selecionadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) para ouvir as demandas dos(as) agricultores(as) familiares em diversos temas, tais como sucessão familiar, agroindústrias e políticas públicas como habitação rural, crédito fundiário, comercialização em feiras, dentre outros.

No dia (25), às 19h, será realizada reunião no Clube 25 Julho com entidades para tratar sobre ações relacionadas a Década da Agricultura Familiar no município. Já na sexta-feira (26), no encerramento do Fetag-RS em Conexão, será realizado o encontro de avaliação e de levantamento de propostas com a participação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva “o Fetag-RS em Conexão visita as propriedades para ouvir o que os(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares têm a nos dizer e para tornar mais próxima de quem produz com o Sindicato e com a própria Fetag-RS. Tenho certeza de que o projeto em Arroio do Tigre será um sucesso, assim como foi nos municípios pelos quais já passamos”.

PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE EL NIÑO AUMENTA

O El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias

De acordo com o último boletim climático do Instituto Internacional de Pesquisa para o Clima e a Sociedade (IRI), em meados de novembro, as temperaturas da superfície do mar permanecem bem abaixo do normal (-0.8°C) no centro-leste do Pacífico equatorial. A evolução das principais variáveis oceânicas e atmosféricas são consistentes com as condições do La-Niña corroborando com a manutenção do mesmo. A grande maioria dos modelos prevêem que as temperaturas da superfície do mar esfriem ainda mais ou fiquem abaixo do normal durante o verão, e em seguida, retorne aos níveis neutralidade durante o outono. Deste modo o La-Niña continua com alta probabilidade de permanecer durante novembro-janeiro, persistindo até fevereiro-abril, com um retorno para condições neutras com altas probabilidades para o resto do período de previsão.

Entretanto, se comparada com a última previsão, as condições para El-Niño aumentaram para a segunda metade de 2022. No boletim emitido no início de Novembro a previsão apontava para 19% de condição para El-Nino no trimestre de Julho, Junho e Agosto, agora esta perspectiva indica 30% para o mesmo trimestre e evoluindo para 35% de chances para Julho, Agosto, Setembro de 2022.

Este padrão é esperado após uma sequência de anos de La-Nina (2020 a 2022), como já analisado pelo Agrotempo. Mas vale ressaltar que antes do começo da configuração de um possível El-Nino em 2022, vamos passar pelo menos os meses de outono até meados da primavera com uma condição de neutralidade climática, configurando o evento de El-Niño apenas no verão de 2022/23, caso o comportamento do El-Niño Oscilação Sul siga de acordo com a  média histórica.

Fonte: Portal Agrolink

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2021 é de R$ 37,00 (trinta e sete reais) por membro do grupo familiar.