INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.603

INFORMATIVO N° 1.603

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 08/02/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

As últimas notícias sobre o meio rural você encontra aqui!

FETAG-RS PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE ABASTECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NO MEIO RURAL

 

A Fetag-RS segue em busca de soluções para os constantes problemas no abastecimento de energia elétrica na zona rural de diversos municípios do Estado. Na tarde de hoje, o vice-presidente, Eugênio Zanetti, e a secretária-geral, Jaciara Muller, representaram a Fetag-RS em reunião com a Secretaria de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, marcada pelo deputado federal Heitor Schuch, que também esteve presente e fez questionamentos e apontamentos sobre a situação.

Durante a reunião, representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais apresentaram a situação vivida pelos agricultores e pecuaristas familiares no Estado. Houve relatos de comunidades que, em 15 dias, ficaram 13 dias sem energia elétrica, o que acarretou prejuízos aos produtores rurais.

Os problemas com o abastecimento de energia elétrica têm sido constantes devido a falta de investimentos em infraestrutura por parte das concessionárias, fazendo com que o abastecimento apresente falhas ou que não chegue em quantidade suficiente para atender todas as demandas da agricultura e da pecuária familiar.

De acordo com Zanetti, “alguns produtores estão tendo de adquirir geradores para garantir o abastecimento em suas propriedades, sendo que este não deveria ser papel dele, e sim das concessionárias, que são de fato as responsáveis. É preciso que elas cumpram sua obrigação e que os governos fiscalizem e exijam melhorias e investimentos”.

De acordo com o secretário de Energia Elétrica, Cristiano Vieira, os relatos foram importantes e mostraram que estão havendo falhas no serviço e garantiu que o Ministério fará os encaminhamentos necessários para identificar os problemas, qual é o volume de investimentos previstos para o Rio Grande do Sul e cobrar soluções das empresas responsáveis. Ele também afirmou ser inaceitável que localidades fiquem dias sem abastecimento de energia elétrica e que a situação será repassada para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Também participaram da reunião representando o Ministério de Minas e Energia, o diretor de programas, Rodrigo Fornari; e o coordenador, Victor Protásio. O deputado estadual Elton Weber, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, também esteve presente.

FETAG-RS E ENTIDADES REPRESENTATIVAS TÊM REUNIÃO COM O SENADOR HEINZE

 

Nesta sexta-feira (4), o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, e o engenheiro agrônomo Kaliton Prestes, representaram a Federação em reunião com o senador Luiz Carlos Heinze. O tema foi a pauta do Estado entregue ao governo Federal com medidas para amenizar os prejuízos com a estiagem.

A reunião de hoje encerra a série de agendas que a Fetag-RS participou durante a semana para discutir e cobrar medidas dos governos e apoio dos parlamentares.

O senador Heinze se comprometeu a marcar agendas na semana que vem com ministros e com o presidente da República, Jair Bolsonaro, para tratar das pautas e buscar recursos para atendê-las.

O vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, se colocou a disposição para participar das reuniões a serem marcadas, já que estará em Brasília na próxima semana para série de agendas sobre a pauta da estiagem.

Também participaram da reunião representantes da Farsul, Fecoagro, Aprosoja e agentes financeiros.

PREVISÃO INDICA PIORA NAS CONDIÇÕES PARA SOJA NO SUL

A região Sul do país vem enfrentando uma crise hídrica que entrará para a história de desastres climáticos na região. Algumas estações registram acumulados inferiores aos 150 mm nos últimos 90 dias, sendo justamente o período de verão um dos mais chuvosos na região. Especificando essas estações temos Rolante (77.2 mm), Entre-Ijuís (94.4 mm), Uruguaiana (94.5 mm), Cachoeira do Sul (109.6 mm).

Por outro lado, o sudeste do país vem atravessando um período de chuvas muito acima da média e com volumes significativos. Os registros superam os 1000 mm em diversas estações, nestes últimos 90 dias, acumulando impressionantes 1929.8 mm em Santa Luzia, MG, de acordo com a consulta realizada nas estações monitoradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).  No final da última segunda-feira (07/02) a Conab emitiu seu recente boletim com a previsão das condições hídricas para as áreas produtoras de milho (1ª safra) e soja do país. E de acordo com a companhia existe a previsão de piora das condições hídricas na metade oeste do RS, sobretudo para as lavouras de soja.

Outro ponto que vale mencionar, é que por este recente monitoramento realizado pela Conab, o RS ainda não avançou na colheita das lavouras de soja. Ao passo que o estado com a maior área colhida é o MT, apresentando 42.1% no avanço da etapa. Ainda assim, o RS avança na colheita do milho tendo 42% da área colhida, ficando atrás somente de SC, o qual apresenta 49% da área total já colhida.

Também é importante observar que, mesmo com as chuvas mais frequentes na faixa central do país e o registro pontual de excessos de umidade, a companhia não indicou nenhum nível de restrição em relação ao excesso de chuvas. Pelo contrário, mantém a previsão de condições favoráveis ao longo dos próximos dias.

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.