INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.604

INFORMATIVO N° 1.604

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 10/02/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

As últimas notícias sobre o meio rural você encontra aqui!

10º GRITO DE ALERTA ACONTECERÁ DIA 16 DE FEVEREIRO, EM IJUÍ

Na próxima quarta-feira (16), em Ijuí, a partir das 9h da manhã, agricultores, agricultoras e pecuaristas familiares estarão reunidos na Praça da República para chamar a atenção dos governantes para a situação vivida pelo setor, seriamente prejudicado pela estiagem, pela forte elevação dos custos de produção e pela desvalorização da classe produtora de alimentos.

São esperados(as) cerca de 5 mil agricultores(as) e pecuaristas familiares na mobilização pacífica e ordeira que tem como objetivo cobrar ações dos governos, principalmente o Federal, para as pautas da agricultura familiar, com destaque maior para aquelas que se referem às medidas solicitadas pelas entidades, dentre elas a Fetag-RS, para minimizar os prejuízos causados por mais um período de forte estiagem no Estado.

A agricultura e a pecuária familiar também exigem que os governos tenham mais atenção a causas do dia a dia da categoria, tais como o congelamento dos recursos investidos na saúde, o aumento no preço dos combustíveis, a retomada do desconto da energia elétrica para o meio rural, o aumento no custo de produção, a desvalorização do salário mínimo, a falta de infraestrutura de telefonia, internet e estradas no meio rural.

O uso de máscaras será obrigatório e não haverá deslocamento pelas ruas da cidade.

O 10º Grito de Alerta é uma realização da Fetag-RS, da Macrorregião Missões Fronteira Noroeste, Macro Central e Fetar-RS.

A pauta completa do 10º Grito de Alerta está no site da Fetag-RS, via link: http://fetagrs.org.br/comunicacao/10o-grito-de-alerta/

FETAG-RS INICIA SÉRIE DE AGENDAS EM BRASÍLIA

Na quarta-feira (9), a Fetag-RS deu início a uma série de agendas que serão realizadas em Brasília nesta semana e na próxima. O objetivo é buscar apoio dos parlamentares gaúchos e respostas para a pauta entregue ao governo Federal com medidas para amenizar os prejuízos da agricultura e da pecuária familiar diante do cenário de estiagem. Até o momento, não houve resposta do governo.

Eugênio Zanetti e Kaliton Prestes, vice-presidente e agrônomo da Fetag-RS, respectivamente, são os representantes gaúchos em Brasília. Durante o dia de hoje, eles estiveram em visitas aos gabinetes dos deputados federais do Estado e reuniões com diretor da Secretaria de Agricultura Familiar do MAPA, Marcio Madalena, e com o deputado federal e representante da Frente Parlamentar da Agropecuária da Câmara dos Deputado, Alceu Moreira.

A Fetag-RS está intensificando o seu trabalho na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para que seja votado um crédito suplementar que permita a retomada das contratações do crédito rural referente ao último Plano Safra e para que o Tesouro Nacional fique autorizado a fazer as renegociações dos produtores atingidos pela seca.

De acordo com Zanetti, “a Fetag-RS considera que é um problema grave quando as contratações do Plano Safra param na metade do ano. Isso não pode acontecer. Também precisamos de mais agilidade para oferecer suporte aos agricultores que estão sofrendo com a seca.

Nos próximos dias outras reuniões serão realizadas.

REUNIÃO COM A FECOMÉRCIO BUSCA APOIO PARA PAUTAS DA AGRICULTURA FAMILIAR

A pedido da Fetag-RS, foi realizada hoje, terça-feira (8), reunião com a Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). O objetivo foi apresentar a pauta da Federação entregue aos governos do Estado e da União com medidas que minimizem os prejuízos aos agricultores e pecuaristas familiares atingidos pela estiagem e solicitar apoio da entidade que representa o setor do comércio em todo o Rio Grande do Sul.

O presidente da Fecomércio-RS, Luis Carlos Bohn, relatou ter presenciado o problema da estiagem durante viagens pelo Estado. Bohn afirmou estar preocupado com tema, pois o impacto financeiro sentido pela agricultura e pecuária familiar poderá trazer reflexos em todo os demais setores da economia, inclusive o comércio.

Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag-RS, apresentou elementos da pauta da Federação e o cenário detalhado que vive a agricultura e a pecuária familiar. Joel também solicitou o apoio da Fecomércio, dos seus sindicatos filiados e do comércio em geral para a divulgação do 10º Grito de Alerta, que será realizado no próximo dia 16 de fevereiro, em Ijuí.

Bohn garantiu que a entidade dará todo o apoio necessário para os encaminhamentos dos temas tratados na reunião. “Seremos parceiros nas ações nos níveis estadual e federal, e tornando a situação pública. Estamos todos preocupados com a situação”.

“A reunião de hoje foi muito positiva, pois o presidente Luis Carlos Bohn já tinha certo conhecimento a respeito da situação e mostrou-se solidário a nossa causa. O apoio da Fecomércio, com todo a sua importância e representatividade, e todas as demais entidades que possam aderir, é fundamental no sentido de pressionar os governos, principalmente o federal, para que sejam anunciadas medidas urgentes”, afirma o presidente Joel.

Também participaram da reunião o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, e assessores de ambas as federações.

TEMPO QUENTE E SECO NO INTERIOR DO SUL DO BR

A semana começou com calor e tempo seco sobre a maior parte da Região Sul do Brasil. Alguns municípios já registraram baixos índices de umidade, principalmente as áreas do interior da Região.

A chuva ainda acontece de forma irregular e mal distribuída, o que não é suficiente para reverter o quadro de estiagem no estado do Rio Grande do Sul.

Tempo seco e umidade baixa

O sol predomina forte, com pouca nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (10), e a umidade relativa do ar, pode atingir índices críticos no interior do estado nas horas mais quentes do dia.

Previsão de umidade relativa mínima – 10/02/2022

O tempo fica firme por todo o centro-sul gaúcho, inclusive na capital Porto Alegre. Tem possibilidade de chuva extremamente isolada sobre áreas do nordeste do estado, mas sem volumes significativos.

Segundo a Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura), a situação hidrológica do estado do Rio Grande do Sul é de alerta em função da baixa disponibilidade hídrica para as bacias do Alto e Médio Uruguai, Baixo Jacuí, Caí, Camaquã, Ibicuí, Ibirapuitã, Ijuí, Negro, Santa Maria, Sinos, Quaraí e Taquari-Antas.

O sol predomina também sobre Santa Catarina e no Paraná e a previsão é de chuva isolada a partir da tarde sobre os dois estados. Curitiba terá um dia de muita nebulosidade e pouca chuva, a tendência é que o sol volte aparecer um pouco mais na capital paranaense no fim desta semana.

Atenção! Os próximos dias serão quentes principalmente sobre o oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Tendência

Uma nova frente fria se aproxima do estado do Rio Grande do Sul no sábado (12) e a chuva retorna a partir da tarde sobre o centro-sul gaúcho e na região da capital Porto Alegre, mas ainda de forma isolada. Em Florianópolis, sol e pouca chuva, sem grandes volumes acumulados. Chove também de forma passageira no litoral do Paraná. As demais áreas da Região, seguem sem chuva e com umidade baixa.

No domingo (13), tem previsão de chuva pontualmente forte sobre o sul do Paraná, leste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul, mas de forma isolada. O sol ainda predomina e as temperaturas se elevam sobre vários municípios no decorrer do dia.

Confira o acumulado de chuva para os próximos dias:

Fonte: Clima Tempo

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.