INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.610

INFORMATIVO N° 1.610

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 08/03/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

 

 

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

As últimas notícias sobre o meio rural você encontra aqui!

 

 

E PARA SABER MAIS ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

Confira as notícias atualizadas no Facebook, Instagram e Site oficial da federação!

 

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Mulher é o ser humano esculpido por Deus em sua infinita graça.

É a força de uma leoa que acaricia seu filhote

É a delicadeza de uma rosa que floresce em cada primavera.

É o brilho do sol que aparece todos os dias.

É a grandeza de um poder oculto conduzido pela fé.

Mulher carrega em sua essência a proteção, a vida, o anseio pela justiça, o censo de união e irmandade.

“Somos uma por todas e todas por uma!

Margaridas gaúchas, firmes na luta”

 

AGRICULTURA FAMILIAR NA EXPODIRETO COTRIJAL

Iniciou na manhã do dia 07, mais uma Expodireto Cotrijal. Depois de ser cancelada em virtude da pandemia, a feira retoma sua maestria com muita tecnologia, conectividade e interação do campo com a cidade. Evento que acontece de 07 a 11 de março, em Não-Me-Toque apresenta ao público as delícias da agricultura familiar, com a participação de 191 empreendimentos.

A Fetag-RS é uma das entidades organizadoras do Pavilhão da Agricultura Familiar e oportuniza ao visitante 135 empreendimentos familiares vindos de todos os recantos do estado, que apresentam o melhor dos queijos, vinhos, embutidos, panificados, geleias, sucos, artesanato, plantas e muito mais.

Para viabilizar a participação das agroindústrias, foi fundamental o apoio do Governo do Estado, do Banrisul e demais patrocinadores, criando o cenário ideal para que as famílias tivessem condições de expor o que produzem com carinho, dedicação e qualidade em suas propriedades. Além de ser um espaço de venda direta ao consumidor, a Expodireto Cotrijal é uma vitrine para a prospecção de novos clientes.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva participou da abertura oficial da feira e afirma que “a retomada da Expodireto é a alavanca propulsora para grandes negócios e também para reforçar que o campo não parou, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no último período, como a pandemia e a seca.”

Ainda durante a manhã aconteceu a abertura do oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar.

 

NOVA DIRETORIA DO IFSIM TEVE SUA PRIMEIRA REUNIÃO

Na manhã da última segunda (07) a nova diretoria do Instituto de Formação Sindical Irmão Miguel – IFSIM se reuniu na sede da Fetag-RS com o Departamento de Formação da Federação. Após tomar posse no último dia 10 de fevereiro, a diretoria do IFSIM tem como linha de trabalho reestruturar o processo formativo no estado, oportunizando às lideranças sindicais e aos funcionários espaços de diálogo, de troca de experiências e de fortalecimento do sentimento de pertencimento e consciência de classe.

A Coordenadora Estadual de Mulheres da Fetag-RS, Maribel Moreira que também é diretora de formação afirma que um novo olhar sobre a formação sindical está sendo construído sob a ótica da construção coletiva, do empoderamento e da consciência crítica.

Para o presidente do IFSIM, José Luis Pieta “o Instituto pode e vai colaborar muito com os processos formativos, pois ele é um dos braços de sustentação do Movimento Sindical. Buscaremos fazer uma formação pensada, contando com o apoio dos sindicatos, das regionais e da federação, com foco no fortalecimento da rede de educadores(as) populares, baseando a formação na realidade local, nos problemas sentidos e vividos.”

 

LANÇAMENTO OFICIAL DA EXPOAGRO AFUBRA

Depois de dois anos sem ser realizada, a Expoagro Afubra foi lançada oficialmente na manhã da última sexta (04) no Parque de Exposições da feira, em Rio Pardo.

A feira que é considerada a maior do Brasil voltada à agricultura familiar e promete uma retomada surpreendente, oportunizando aos visitantes conhecimento, tecnologia, palestras, exposições de máquinas e equipamentos, além de um espaço especial reservado às agroindústrias familiares.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva participou do evento que contou com muitas autoridades estaduais e federais. Para Carlos Joel “a Expoagro Afubra oportuniza aos agricultores e agricultoras familiares acesso à novas oportunidades e experiências a serem colocadas em prática nas suas propriedades. Além de ser uma vitrine dos produtos das agroindústrias familiares”.

A Expoagro Afubra acontece de 23 a 26 de março de 2022, em Rio Pardo.

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.