INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.611

INFORMATIVO N° 1.611

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 10/03/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

As últimas notícias sobre o meio rural você encontra aqui!

 

E PARA SABER MAIS ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

Confira as notícias atualizadas no Facebook, Instagram e Site oficial da federação!

 

COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER SE ESPALHARAM PELO ESTADO

A força e a determinação da mulher agricultora foram celebradas em inúmeras comemorações em todas as regiões do estado no último 08 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Algumas Regionais Sindicais e Sindicatos oportunizaram às associadas eventos durante o dia de hoje. As comemorações variaram desde palestras motivacionais, benção, gincanas, atividades esportivas, até atividades de integração.

A diretoria da Fetag-RS esteve presente em alguns eventos como forma de valorizar o trabalho da mulher, sua participação no Movimento Sindical e a importância do compartilhamento de ideias junto à sociedade onde está inserida.

Para a Coordenadora Estadual de Mulheres da Fetag-RS, Maribel Moreira “o 08 de março pode ser um momento de comemoração, mas além disso ele deve ser um dia de intensa reflexão, discussão e empoderamento feminino. A mulher hoje ocupa lugares de destaque na sociedade, está buscando constante evolução, é mãe, é profissional, é amiga, é filha, é esposa e acima de tudo é um ser humano que luta por respeito e reconhecimento pelo que é e o que já construiu”.

 

FETAG-RS PARTICIPA DA ABERTURA OFICIAL DA COLHEITA DA SOJA

A 13º Abertura Oficial da Colheita da Soja aconteceu dia 07, em Tupanciretã. Preparada para ser realizada na lavoura de soja, devido à instabilidade do tempo e as fortes chuvas o evento foi reorganizado apenas com as falas de autoridades.

O vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti esteve participando da abertura e reforçou que a agricultura familiar em sua diversidade de produção também cultiva a soja. “em muitas propriedades esta é a principal cultura. Vemos que os agricultores familiares estão se especializando cada vez mais e buscando tecnologia para aplicar nas lavouras”.

 

EMATER/RS-ASCAR DIVULGA ESTIMATIVA FINAL DA SAFRA

A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), divulgou no último dia 08, a Estimativa Final da Safra dos Grãos de Verão 2021/2022 durante o tradicional Café da Manhã para Imprensa, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

Segundo o levantamento realizado entre os dias 16 e 28 de fevereiro, em relação à estimativa inicial (33,6 milhões de toneladas), haverá uma perda de pelo menos 41,9% na produção média estadual dos principais grãos de verão (19,5 milhões de toneladas), sendo 52,1 de perda na soja; 55,1 no milho; 36% no feijão primeira safra; 10,7 no feijão segunda safra e 4,5% no arroz. Em relação à produção da safra passada (33,1 milhões de toneladas), a perda média estadual de todos grãos chega a 41,1%, sendo 53,3% na soja, 37,5% no milho; 27% no feijão primeira safra; 13,5% no feijão segunda safra e 13,1% no arroz.

Durante a apresentação dos dados, o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, afirmou que a situação da estiagem e os seus efeitos negativos são muito variados. E os números divulgados pela Instituição, que referem aos dados repassados pelos municipais na segunda quinzena de fevereiro, objetivam estabelecer o cenário daquele momento, com as perdas já consolidadas. “A Emater divulga médias estaduais e, em função disso, naturalmente elas poderão diferir muito dos números individuais de cada município ou de cada propriedade”.

Rugeri explica ainda que a média leva em conta a produção total do Estado, desde áreas mais atingidas até áreas pouco atingidas pela estiagem, que afeta as diferentes culturas, em função de diversos fatores como cultivar, época de plantio, tipo de solo, pluviosidade, etc., que são muito variáveis entre as regiões e mesmo dentro dos municípios.

Os valores apresentados sobre a soja e o milho são o resultado de uma amostragem em mais de 400 municípios, obtidos pela capilaridade que temos em atender todo o Estado. “Nossos números são baseados no volume de informações coletadas, mais de 90% dos municípios que cultivam soja e milho”. Ele acrescentou ainda que a Instituição já realizou mais de 3,8 mil laudos de Proagro.

Esses dados repassados pelos escritórios municipais são revisados e compilados pelas gerências Técnica (GET) e de Planejamento (GPL) junto aos regionais. “A metodologia adotada pela nossa Instituição tem sido utilizada há muitos anos e tem se mostrado muito assertiva, pois a estimativa inicial se baseia na média dos últimos 10 anos da produção estadual e a estimativa parcial e final é sobre as perdas levantadas a campo durante o período da Safra”.

Fonte: Emater-RS

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.