INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.612

INFORMATIVO N° 1.612

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 15/03/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo desta terça-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

As últimas notícias sobre o meio rural você encontra aqui!

 

E PARA SABER MAIS ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

Confira as notícias atualizadas no Facebook, Instagram e Site oficial da federação!

 

DIREÇÃO DA COOPERATIVA PIÁ PRESTA ESCLARECIMENTOS PARA A FETAG-RS

Nas últimas semanas, notícias a respeito de dificuldades financeiras que estariam sendo enfrentadas pela cooperativa Piá trouxeram preocupação para a agricultura e pecuária familiar. Nesta segunda-feira (14), a diretoria da Piá esteve na sede da Fetag-RS para esclarecer o assunto.

Os diretores da cooperativa apresentaram números que mostram que os resultados financeiros dos últimos anos não foram satisfatórios, mas esclareceram que readequações necessárias estão sendo realizadas e que o 2022 já teve início com a Piá tornando-se autossuficiente.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, e o vice-presidente Eugênio Zanetti, que participaram a reunião, solicitaram que a cooperativa procure seus associados e tenha transparência no momento de apresentar os seus números, para que todos sintam-se confiantes em relação a diretoria e a própria cooperativa e sigam entregando seus produtos para a Piá.

A Fetag-RS lembrou aos diretores da Cooperativa Piá que ela só se manterá firme se o produtor rural, que é o verdadeiro dono da cooperativa, seguir acreditando no trabalho que está sendo realizado.

De acordo com Joel, “é fundamental que a cooperativa apresente seus números para os associados. Neste momento, transparência com os produtores é muito importante. Se a relação de confiança for abalada, o produtor deixará de entregar o seu produto e levará a cooperativa ao colapso, o que traria prejuízos para todos, tanto para a própria cooperativa quanto para o produtor”.

Joel também lembra que os produtores associados são corresponsáveis pela cooperativa e que deixando de ser sócio, essa responsabilidade não é perdida. Sendo assim, é importante que todos entendam o processo e mantenham a relação de confiança entre as partes, sabendo que o produtor seguirá entregando a sua produção e que a diretoria fará a sua parte na administração da cooperativa ao honrar seus compromissos.

Para a Fetag-RS o cooperativismo é muito importante a agricultura familiar, mas a relação precisa ser de transparência e de respeito mútuo entre as partes.

O deputado estadual Elton Weber também participou da reunião.

 

AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES COMEMORAM SUCESSO NA EXPODIRETO

Depois dos cinco dias de feira, as 191 agroindústrias familiares que participaram da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, comemoram o sucesso das vendas. A retomada das feiras e eventos oportunizam aos empreendimentos a prospecção de novos mercados e a apresentação de produtos diferenciados aos consumidores.

Ultrapassando 1,7 milhões de reais em comercialização, os empreendimentos familiares comemoram o sucesso de vendas. Muitas famílias reforçaram o estoque de produtos com matérias-primas que estavam estocadas para outras feiras durante a semana. As delícias da agricultura familiar foram o grande destaque da feira que trouxe como foco principal a tecnologia aplicada à agricultura.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva “a Expodireto é um belo exemplo do potencial da agricultura familiar. A cada feira, as famílias se superam, trazem novos produtos, novos sabores e novas experiências aos consumidores. Esperamos que a retomada dos eventos continue com força e nossos agricultores possam continuam evoluindo”.

MAIS UM PASSO NAS PAUTAS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Depois de muita cobrança, dialogo e construção por parte da Fetag-RS para com o Governo do Estado, em especial à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e à Casa Civil. Na manhã de sexta (11) foi publicado o Decreto Nº 56.417 que prevê a autorização para o subsídio do Programa Troca-Troca.

O decreto autoriza subsídio de 30% no Programa Troca-Troca de Sementes Forrageiras 2021/2022. Este anúncio foi recebido com tranquilidade pela Federação, visto que estava sendo esperado há dias pelos Sindicatos e agricultores. Esta medida é um pedido da Fetag-RS para amenizar os impactos da estiagem no estado.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva “conseguimos avançar um passo à frente. Ficamos, aguardando muito tempo para que este decreto fosse publicado. Nosso pedido era para que o subsídio fosse maior. Contudo, agora ainda esperamos por mais anúncios sobre a pauta que a Fetag-RS entregou ao governo estadual, como o Bolsa Estiagem.”

Segundo o Governo do Estado, na próxima semana será publicado o manual operativo do Feaper para que possa ser autorizada a elaboração de projetos de contratação e a organização da documentação para a compra de sementes.

A Fetag-RS informa que é fundamental aguardar a oficialização do manual operativo.

 

 

DEBATE SOBRE DESAFIOS AMBIENTAIS É REALIZADO NA EXPODIRETO

A Fetag-RS em conjunto com a Regional Sindical Alto Jacuí realizaram na manhã de sexta (11), na Expodireto Cotrijal, o debate sobre “Os Debates Ambientais na Propriedade Rural – o futuro do campo”.

Tema de intensa discussão e que traz inúmeras dúvidas para os agricultores familiares foi discutido por especialistas da área ambiental. Estiveram contribuindo no debate o Ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Nardes, o Diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura – SEMA, Ivo Lessa Silveira Filho, o Diretor do Departamento de Biodiversidade da SEMA, Diego Melo Pereira, o CEO da Pacto Verde, Alexandre Scheifler e o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva. O debate foi moderado pelo consulto ambiental da Fetag-RS, Guilherme Velten Junior.

Os especialistas dialogaram sobre a importância na mudança da legislação com vistas a realidade vivenciada pelos agricultores em suas propriedades rurais. Destacaram que no cenário de estiagem que o estado enfrenta é de fundamental importância o olhar da legislação para a reservação de água em pequenas propriedades e o a efetivação do pagamento por serviços ambientais.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva “quem preserva o meio ambiente e atua cotidianamente na conservação da fauna, da flora, das águas e do ar são os agricultores familiares. E estes necessitam com máxima urgência que quem tem o poder da ‘caneta na mão’ olhe para o campo e compreenda a realidade. E ainda que o governo estadual e o federal executem o que a lei estabelece sobre o pagamento pelos serviços ambientais e publique as regulamentações pendentes”.

Joel finaliza afirmando que as mudanças acontecerão através do diálogo entre as entidades e os entes públicos, através da construção conjunta.

 

MINISTRA DA AGRICULTURA FAZ ANÚNCIOS EM REUNIÃO VIRTUAL NA EXPODIRETO

Na quinta-feira (10) entidades representativas da agricultura do Rio Grande do Sul estiveram reunidas na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, para reunião virtual com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva acompanhou a reunião e diz que as demandas da agricultura familiar ainda não foram atendidas em sua totalidade. Para Joel “os anúncios do Ministério da Agricultura trouxeram prazos para a publicação de medidas provisórias. Contudo, ainda temos problemas enfrentados pelos agricultores que não foram solucionados. Esperamos que em breve seja anunciada a liberação de recursos para as renegociações de dívidas e o Bolsa Estiagem” concluí o presidente.

A Ministra Tereza Cristina anunciou às entidades que no início da próxima semana será publicada uma medida provisória que realoca recursos no montante de 1,2 bilhões para descontos nos financiamentos de custeio e investimento do Pronaf não amparados pelo Proagro E Seguro Rural. A Ministra também anunciou que dia 16 de março está marcado a votação no Congresso Nacional o PLN 01, que dispõe de recursos para a retomada dos financiamentos de investimento do Pronaf e custeio/investimento dos médios e grandes produtores. Além de anunciar que recursos para as renegociações de dívidas dos agricultores impactados pela estiagem ainda estão sendo estudados pelo Governo Federal e a tendência é que o Governo encaminhe à Câmara Federal projeto para a liberação e realocação de destas através de outras pastas.

Joel complementa dizendo que “se o projeto for aprovado na câmara, conseguirá atender parte dos agricultores, mas muitos deles ainda ficarão desamparados, em especial os agricultores que financiaram suas lavouras em cooperativas e cerealistas”.

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.