INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.621

INFORMATIVO N° 1.621

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo oliveira

DATA: 19/04/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo desta terça-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

As últimas notícias sobre o meio rural você encontra aqui!

 

E PARA SABER MAIS ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

Confira as notícias atualizadas no Facebook, Instagram e Site oficial da federação!

CONGRESSO DA FETAG-RS OUVE AGRICULTORES E DIRIGENTES EM BOM PRINCÍPIO

Nos dias 12 e 13 de abril, no município de Bom Princípio, a Regional Sindical Vale do Caí recebeu a Fetag-RS para a realização do 12º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que até agosto percorrerá todas as regionais sindicais.

Nos dois dias do evento, agricultores(as) e dirigentes sindicais tiveram a oportunidade de relatar quais são os problemas que estão sendo sentidos e vividos pela agricultura e pecuária familiar, além de buscar alternativas para o fortalecimento do Movimento Sindical.

Nos próximos meses, a federação visitará as 23 Regionais Sindicais. Em um formato diferenciado, o Congresso visa a aproximar a Fetag-RS de seus Sindicatos, mas principalmente dos(as) agricultores(as). Com o lema “Incluir para transformar” o 12º Congresso ouvirá as demandas das regiões e construirá ações estratégicas para o desenvolvimento local e regional.

Para que o formato fosse possível, no ano passado, as lideranças que auxiliarão na condução dos Congressos na base, participaram de capacitações promovidas pela Fetag-RS.

Na próxima semana será a vez da Regional Sindical Litoral receber a equipe da Fetag-RS para mais dois dias de discussões. O evento será realizado em Torres, nos dias 19 e 20.

DIRETORIAS DA FETAG-RS E DO IFSIM TRATAM SOBRE PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO INSTITUTO

Na manhã de ontem, segunda-feira (18), na sede da Fetag-RS, os(as) diretores(as) do Instituto de Formação Sindical Irmão Miguel (IFSIM) reuniram-se com a diretoria da Fetag-RS para alinhar o futuro da instituição.

O objetivo das diretorias é fortalecer as ações do IFSIM para então ampliar e potencializar os processos formativos no estado, buscando através da formação e capacitação fomentar novas lideranças e desenvolver habilidades do quadro diretivo e de funcionários dos Sindicais, Regionais e Federação.

A direção do Instituto tem como linha de trabalho a longo prazo reestabelecer os espaços de formação estaduais e regionais, despertando assim a consciência de classe nas lideranças e o empoderamento dos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares enquanto classe trabalhadora.

RS TERÁ SEMANA DE SOL

Pouco mais de 79% das áreas instaladas foram colhidas no Rio Grande do Sul. Nos últimos sete dias, choveu menos que o normal na maior parte do Estado. Apenas ao longo do rio Uruguai (médio e alto Uruguai), a chuva foi mais intensa que o normal. Em São Borja, o acumulado alcançou 70 milímetros entre os dias 11 e 12 de abril.

Conforme dados divulgados pelo IRGA, o tempo permanecerá seco e ensolarado em boa parte do Rio Grande do Sul neste início de semana, com exceção de chuva fraca no litoral do Estado nesta segunda-feira (18). Na quinta-feira (21), a quantidade de nuvens aumenta em todas as áreas produtoras, mas a chuva mais intensa apenas acontecerá no dia seguinte sobre a Zona da Sul do RS.

A partir daí, no entanto, há previsão de chuva forte e frequente sobre todo o Rio Grande do Sul até o dia 29 de abril. Posteriormente, o tempo seco e ensolarado volta a predominar, mas com declínio acentuado da temperatura com mínimas abaixo dos 6°C na maior parte do Estado.

Fonte: Portal Agrolink 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.