INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.627

INFORMATIVO N° 1.627

 

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 12/5/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

As últimas notícias sobre o meio rural você encontra aqui!

E PARA SABER MAIS ACESSE AS REDES SOCIAIS DA FETAG-RS

Confira as notícias atualizadas no Facebook, Instagram e Site oficial da federação!

 

SANCIONADO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA O PLN 01

Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje, quinta-feira (12), a sanção do presidente da República Jair Bolsonaro ao texto do PLN 01, que recompõe que recompõe os recursos para o atual Plano Safra.

O texto, aprovado pelo Congresso Nacional no dia 28 de abril, permite o remanejamento de R$ 868,5 milhões do Orçamento para reforçar o caixa de equalização do Plano Safra 2021/22.

Com a sansão presidencial, a Fetag-RS espera que as linhas de crédito para financiamentos, que estão totalmente suspensas, sejam retomadas o mais brevemente possível.

FETAG-RS REALIZA CAPACITAÇÃO PARA UNIDADES MUNICIPAIS DE CADASTRO DO INCRA

Nesta semana, de quarta-feira (11) até sexta-feira (13), a Fetag-RS está realizando treinamento para os funcionários de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais que serão responsáveis pelas Unidades Municipais de Cadastro (UMC).

No total, 22 funcionários de diferentes Regionais Sindicais participam do treinamento e ficarão aptos a prestar diversos serviços junto ao Incra, especialmente a emissão do Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais- CCIR.

A UMC tem por objetivo descentralizar os serviços oferecidos pela Superintendência Regional do Incra RS e oferecer aos proprietários rurais atendimentos relacionados ao SNCR, como o cadastramento de imóveis rurais e a emissão de Certificado de Cadastro Rural (CCIR) aos proprietários que não possuem acesso à internet, uma vez que este documento é emitido exclusivamente pelo site.

De acordo com o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, diretor responsável pela pasta da política agrária, “a UMC é mais um serviço que os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estarão prestando aos associados(as) e é resultado de parceria entre a Fetag-RS e os STRs, que fornecerão a estrutura física e funcionários(as) com o Incra, que será responsável por prestar a capacitação necessária, fornecer normas técnicas e supervisionar os serviços”.

O curso está sendo coordenado pela assessora de política agrícola da Fetag-RS, Carla Schuh.

COM POSSIBILIDADE DE ONDA HISTÓRICA DE FRIO, TEMPERATURAS DEVEM DESPENCAR NA PRÓXIMA SEMANA

Embora o Rio Grande do Sul tenha registrado, nas últimas semanas, temperaturas mais baixas, incluindo mínimas abaixo dos 5ºC, o Estado ainda não vivenciou neste ano o frio intenso e contínuo de modo generalizado. Entretanto, isso deve mudar a partir da próxima semana, incluindo a possibilidade de onda histórica de frio para esta época do ano.

De acordo com a Climatempo, as temperaturas caem já nesta sexta-feira (13). Em Porto Alegre, por exemplo, a mínima dever ser de 11ºC. Em Passo Fundo, 8ºC, enquanto em Caxias do Sul a menor temperatura do dia deve ser 7ºC. Já em Cambará do Sul, a mínima será de 3ºC. As máximas, de modo geral, devem ficar entre 17ºC e 20ºC no Estado. Há risco de geada, especialmente nos Campos de Cima da Serra, mas com poucos danos para a agricultura.

É especialmente a partir de terça-feira (17) que as temperaturas devem ter uma queda mais brusca no Rio Grande do Sul.  Segundo a Climatempo, uma frente fria avança no fim de semana, acompanhada de um ciclone extratropical — que vai ficar parado por vários dias no oceano — e de uma intensa massa de ar polar.

 

É essa massa de ar polar que será a responsável por derrubar as temperaturas de forma significativa, provocando uma sensação de frio intenso em todo o Estado. Os modelos meteorológicos indicam, inclusive, a possibilidade de recordes nos termômetros.

Embora ainda seja cedo para cravar as temperaturas previstas para a próxima semana, praticamente todas as regiões podem ter mínimas abaixo de 10ºC, incluindo temperaturas negativas. As máximas, de forma generalizada, não devem chegar a 20ºC. Como de costume, a região serrana deve sentir de forma mais intensa o frio. Há possibilidade de geada para todo o Estado, mas desta vez com risco de maiores danos à agricultura do que a geada desta sexta-feira (13).

Essas baixas temperaturas serão combinadas com um tempo estável em praticamente todo o Estado, tendo uma semana caracterizada por sol e frio. Região Metropolitana e regiões Sul, Norte e Fronteira Oeste não têm previsão de chuva. A única região que deve registrar instabilidades é a Serra, especialmente na terça e na quarta-feira (18), mas são pancadas isoladas, rápidas e com volumes baixos.

Chance de neve

Embora bem remota, há, de acordo com a Climatempo, possibilidade de neve no Rio Grande do Sul. Isso porque os ventos frios da massa de ar polar vão se espalhar sobre o Brasil e o ciclone no oceano ajuda a levar um pouco de umidade para o continente.

A junção da umidade com o ar frio cria condições para neve ou alguma outra precipitação invernal, especialmente nos pontos mais altos da serra gaúcha na terça e na quarta-feira.

Fonte: GZH

FÓRUM ESTADUAL DA FEBRE AFTOSA VAI DEBATER A BIOSSEGURIDADE NO CAMPO

 

O Fórum da Febre Aftosa vai debater neste ano a biosseguridade como chave do avanço. Três palestrantes vão debater o que é este conceito, as ações da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) pós-certificação de zona livre de aftosa sem vacinação e as contribuições do setor privado para a manutenção do status sanitário. O encontro ocorre no dia 18/05, a partir das 14h, no auditório do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, dentro da programação da Fenasul Expoleite. O formato será virtual e presencial.

A médica veterinária Débora Bernardes, da empresa MS Schippers, vai falar sobre a biosseguridade. “Meu objetivo é que todos saiam dessa palestra com o olhar mais crítico para o que está acontecendo dentro da fazenda. Existem ações muito simples e baratas que podem fazer a diferença entre lucro e prejuízo na produção. A biosseguridade pode ser uma grande aliada em tudo o que fazemos”, afirma Débora.

O chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal, do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, da Secretaria da Agricultura, Fernando Groff, um dos palestrantes, destaca que nas condições sanitárias atuais, a notificação de doenças é de extrema importância, não somente para febre aftosa. “O Estado detém uma certificação sanitária alta, que nos garante acesso a mercados e a produtos de qualidade, e a participação do produtor notificando suspeitas é importantíssima”, afirma Groff. O Rio Grande do Sul conquistou a certificação de zona livre de aftosa sem vacinação, concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), no dia 27 de maio de 2021.

O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, destaca que, entre as contribuições do setor privado, que serão apresentadas no fórum, estão os convênios com universidades que colaboraram de várias formas, inclusive em relação à inteligência no uso das informações. Segundo ele, um exemplo destas contribuições são os dados analisados por meio do convênio com a Universidade da Carolina do Norte (EUA) que vêm ajudando a definir estratégias de vigilância agropecuária. Entre as outras iniciativas, diz Kerber, estão o aporte de recursos para aquisição de insumos e materiais.

No final do Fórum, está prevista a leitura de uma carta do evento e uma celebração para marcar o primeiro ano de área livre de aftosa sem vacinação. O evento é organizado pelo Fundesa, Seapdr e entidades do Grupo Gestor Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA).

Inscrições

As inscrições para o Fórum da Febre Aftosa podem ser feitas para o formato presencial e também virtual. A entrada no Parque Assis Brasil, durante a Fenasul Expoleite, é gratuita. Também não haverá cobrança para o estacionamento no parque. Inscreva-se pelo link é o: https://bit.ly/3F7vai8

Transmissão

Quem preferir participar do evento de forma on-line poderá acompanhar as palestras ao vivo pela página do Youtube da Secretaria da Agricultura, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=Ltxk_CrjWf0

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.