INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.632

INFORMATIVO N° 1.632

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 31/5/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo desta terça-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

As últimas notícias sobre o meio rural você encontra aqui!

AGENDAS EM BRASÍLIA LIGAM SINAL DE ALERTA PARA O PRÓXIMO PLANO SAFRA

 

Nos dias 24, 25 e 26 de maio, o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, o engenheiro agrônomo da federação, Kaliton Prestes, o deputado federal Heitor Schuch e o deputado estadual, Elton Weber, cumpriram diversas agendas para tratar da ampliação das medidas de amparo às famílias gaúchas atingidas pela estiagem, do destravamento do Plano Safra 2021/2022 e do Plano Safra 2022/2023.

No Ministério da Agricultura a audiência foi com o secretário de Política Agrícola, Guilherme Bastos. A pauta discutida foi acerca da importância de ampliar o recurso de equalização para o Pronaf na próxima safra, pois nos últimos três anos, o agricultor não conseguiu financiar os investimentos por falta de equalização, que terminou na metade do período previsto. O problema está se repetindo agora, já que as contratações do Pronaf Investimento foram interrompidas no final de 2021 e até então seguem paradas.

Também foi realizada audiência com o diretor do Crédito Fundiário, Carlos Everardo e com o coordenador-geral do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, Gabriel Assmann, em que foi cobrado mais agilidade no andamento dos projetos do Terra Brasil ainda represados e a adequação no sistema do CAF para que se inicie a safra de 2022/2023 sem problemas para a emissão do cadastro.

Para o vice-presidente da Fetag-RS, Eugenio Zanetti, “o Governo está tratando as demandas com extrema lentidão. Os agricultores não podem esperar mais para contratar as suas operações do Plano Safra 2021/2022 e ainda não há nada definido sobre a próxima safra. O mesmo acontece no que se refere a ampliação das medidas de amparo aos agricultores atingidos pela estiagem, pois mesmo com o retorno das chuvas, os reflexos dela ainda irão perdurar para o próximo ano. É hora de mobilização por parte dos Sindicatos e das Federações, pois o cenário é desanimador para o que está se vislumbrando para a taxa de juros, o Proagro e os tetos de enquadramento e financiamento”.

Participaram das reuniões a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques e o assessor, Décio Sieb; o secretário-geral da Fetaep, Alexandre Leal; o assessor parlamentar do Gabinete do deputado Heitor Shuch, Diego Kiefer e Rodrigo da Luz.

SEMANA ÚMIDA E DE TEMPERATURAS BAIXAS NO RS

Choveu mais intensamente que o normal sobre boa parte do Rio Grande do Sul nos últimos sete dias. No Noroeste do Estado, região do Alto Uruguai, o acumulado passou dos 160 milímetros. Boa parte da água descerá pelo rio e alcançará a Fronteira Oeste do RS nos próximos dias.

Além disso, nas áreas produtoras da Metade Sul Gaúcha, o acumulado oscilou entre 35mm e 75mm, com exceção ao entorno da Lagoa dos Patos, que recebeu menos de 15mm. A segunda-feira (30) amanheceu fria, com mínimas de 1,6°C em Quaraí, 1,9°C em Santana do Livramento e 2,5°C em Jaguarão.

O tempo permanecerá úmido, com eventual chuva fraca e temperaturas baixas no Rio Grande do Sul nesta semana. O maior acumulado é previsto no Litoral Norte do Estado, alcançando pouco mais de 50mm.

Na semana que vem, a chuva permanecerá sobre o Rio Grande Sul e será mais intensa sobre o Litoral, alcançando até 50mm. A temperatura permanecerá baixa em todo o Estado.

Fonte: Portal Agrolink

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.