INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.634

INFORMATIVO N° 1.634

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 07/6/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo desta terça-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

As últimas notícias sobre o meio rural você encontra aqui!

 

JOVEM: PROGRAMA BOLSA JUVENTUDE RURAL ESTÁ COM VAGAS ABERTAS

Estão abertas desde a semana passada as vagas para o Programa Bolsa Juventude Rural 2022, que está disponibilizando 712 bolsas para jovens que estejam matriculados na rede pública de ensino.

O programa de responsabilidade da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), visa a estimular a permanência do jovem no campo através da concessão de bolsas mensais por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER). O valor mensal a ser recebido pelo jovem inscrito é de R$200,00, pagos durante o período de dez meses, a partir de agosto de 2022.

Para concorrer as vagas os candidatos devem estar matriculados no segundo ou terceiro ano do ensino médio, em escolas públicas estaduais ou em instituições educacionais sem fins lucrativos e de caráter comunitário, que desenvolvam ou ofereçam cursos de ensino médio ou de educação profissionalizante com conteúdo e método fundamentado na Pedagogia de Alternância.

De acordo com a secretária-geral da Fetag-RS, Jaciara Muller, que também é responsável pela pasta da juventude rural, “o programa é muito importante, pois proporciona ao jovem melhores condições de estudar e o estimula a permanecer nas propriedades das famílias, o que é fundamental garantir que a sucessão rural aconteça”.

As inscrições vão até o dia 5 de julho no site: www.bolsajuventuderural.com/.

SEMANA TERÁ BAIXAS TEMPERATURAS E CHUVA NO RS; FRIO SE INTENSIFICA A PARTIR DE QUINTA-FEIRA

A chuva e as baixas temperaturas não darão trégua no Rio Grande do Sul na semana que se inicia. O frio ficará ainda mais intenso a partir de quinta-feira (9), quando uma nova massa de ar polar volta a derrubar as temperaturas, que ficarão próximas de 10 °C em vários municípios do Estado. Há previsão também de geada em diversas regiões.

A semana começa úmida e com temporais no Estado. Um sistema de baixa pressão se aprofunda já na segunda-feira (6) na costa do RS e ajuda a aumentar as nuvens carregadas. O tempo fica encoberto e com chuva volumosa e persistente em todo o centro e norte gaúcho.

A chuva aparece em vários momentos e há previsão de temporal em Porto Alegre e nas regiões de Santa Maria, Caxias de Sul e Bagé. Em Uruguaiana, a chuva pode ser intensa, acompanhada por raios, trovoadas e rajadas de vento. No Litoral, venta bastante ao longo do dia, com rajadas de 40 km/h a 50km/h, e o mar fica agitado.

As menores temperaturas para a segunda devem ocorrer em Pedras Altas, que deve registrar 7°C, Canguçu, 9°C, Chuí e Porto Alegre com 10°C.

Na terça-feira (7), a baixa pressão atmosférica continua atuando próximo ao Estado, mas se afasta em alto-mar até o fim do dia. O tempo volta a abrir no oeste e sudoeste gaúcho, ainda com variação de nebulosidade, mas sem chuva. As demais regiões e a Capital terão sol entre muitas nuvens e chuva em vários momentos, e as temperaturas continuam baixas.

Na quarta-feira (8), um sistema de alta pressão volta atuar e impede a formação de nuvens carregadas. As manhãs e tardes continuam frias, mesmo com a presença do sol em todo o sul, oeste e norte do Estado. Na Capital, Região Serrana e no Litoral Norte, o dia será de muita nebulosidade e chuva a qualquer hora.

O município de Pedras Altas deve registrar 4°C na quarta, assim como o de São José dos Ausentes. Pinheiro Machado tem mínima prevista de 5°C. Caçapava do Sul, Cambará do Sul, Canguçu e Soledade devem registrar 6°C.

Onda de frio para quinta

A partir de quinta-feira (9), os gaúchos terão ainda mais com o frio, com uma nova massa de ar polar que derruba as temperaturas. As manhãs e madrugadas serão geladas em todo o Estado e há possibilidade de geada. As temperaturas ficam próximas a 10°C.

Entre sexta-feira (10) e sábado (11), há chances de precipitação invernal, quando há chuva congelada, geada ampla e possibilidade de neve.

Fonte: Gaúcha ZH

PREÇO DO LEITE PAGO AO PRODUTOR SEGUE FIRME

No pagamento realizado em maio, que remunera a produção entregue em abril, o preço do leite pago ao produtor subiu novamente no comparativo mensal. A alta se manteve nos estados monitorados pela Scot Consultoria, por conta do cenário de queda na captação e da seca que já afeta o vigor das pastagens.  Considerando a média nacional ponderada dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, a alta foi de 3,5% na comparação mensal. Na comparação anual a referência está 13,5% maior este ano.

 O cenário foi de queda de 2,0% na captação de leite em abril, na comparação mensal. O início do período seco do ano no Brasil Central, o final da safra de capim e o alto custo de produção refletiram na queda na produção nacional. Houve queda de 10,5% no primeiro trimestre de 2022 frente ao mesmo período de 2021 no na quantidade de leite cru, resfriado ou não, adquirido, segundo a Pesquisa Trimestral do Leite, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Os dados parciais de maio indicam novos recuos na captação nacional, cenário que se aplica nos estados pesquisados pela Scot Consultoria. Para o pagamento a ser realizado em junho/22, referente à produção entregue em maio/22, a tendência é de alta nos preços do leite pago ao produtor, com 58% dos laticínios pesquisados apontando para a alta e 40% estimando estabilidade e 2% relataram expectativa de queda para o próximo pagamento.

A chegada da seca no Brasil Central já impacta a produção leiteira, somado a maior concorrência das indústrias pela matéria-prima mantêm a firmeza nas cotações do leite pago ao produtor.

Fonte: Portal Agrolink

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

 

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

 

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.