INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.656

INFORMATIVO N° 1.656

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 30/8/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo desta terça-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

 

SICREDI FOMENTA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR GAÚCHA

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 2 milhões de associados no Rio Grande do Sul e que completa 120 anos em 2022, reconhece a agricultura familiar como um dos principais protagonistas do desenvolvimento da economia gaúcha. Neste sentido, além de viabilizar linhas de crédito aos empreendedores rurais, também apoia a participação de agroindústrias na 45ª edição da Expointer, uma das maiores feiras do agronegócio do Brasil, que ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Durante os nove dias de feira, os produtores rurais comercialização produtos de mais de 160 municípios, o que representa mais de 330 agroindústrias familiares. “Entendemos a importância de estarmos cada vez mais próximos da agricultura familiar, estimulando o desenvolvimento sustentável dos produtores rurais e levando desenvolvimento para as regiões onde estamos presentes. A Expointer é um espaço de valorização do que é produzido aqui no Rio Grande do Sul, uma vez que possibilita que os produtos da agricultura familiar ganhem novos mercados. Somos parte desse grande esforço em fomentar as economias locais”, ressalta o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.

MAIS UMA TENTATIVA DE PRESSÃO PARA RESOLVER AS DEMANDAS DA ESTIAGEM NO RS

 

Uma comitiva da Fetag-RS e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do estado estão em Brasília hoje (29) e amanhã (30) para pressionar o governo federal sobre a ampliação do prazo de vigência do Decreto 11.029 de 01 de abril de 2022.

A Fetag-RS busca a ampliação do prazo de vigência para que agricultores com financiamentos que tenham vencimento após 31 de julho de 2022, também sejam beneficiados com o desconto de 35,2%, visto que foram severamente atingidos pela estiagem que assolou o Rio Grande do Sul no final do ano passado e início deste ano.

Ainda, está na pauta de discussão a aplicabilidade do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), a funcionalidade do Programa Terra Brasil e os recursos para a equalização do Pronaf.

A comitiva da Fetag-RS é composta por 11 lideranças e conduzida pelo vice-presidente da Federação, Eugênio Zanetti. Na tarde de hoje, a equipe estará visitando os gabinetes dos parlamentares gaúchos em busca de apoio à demanda da agricultura familiar. Amanhã (30) agendas já estão confirmadas com o Ministério da Agricultura as 10h e com o Ministério da Economia e Tesouro Nacional as 15h.

Para o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti “os agricultores familiares estão aguardando por uma ação efetiva do governo federal. A data de vencimento do contrato de financiamento não determina se o agricultor foi ou não atingido pela estiagem. Viemos à Brasília para buscar respostas!”

 

 

PAVILHÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR REGISTRA EXCELENTES VENDAS NO PRIMEIRO DIA DA EXPOINTER

No sábado (27), primeiro dia da Expointer, o pavilhão da agricultura familiar registrou excelentes números de comercialização para as agroindústrias presentes no local.

No total, os 337 estantes registraram um valor total de vendas de R$762.973,13. Quando comparado aos valores registrados em 2019, último ano de Expointer antes da pandemia, o número de 2022 é 72% maior. O Parque de Exposições Assis Brasil recebeu mais de 61 mil pessoas até às 17h de sábado.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a Fetag-RS considera que o primeiro dia da Expointer foi um sucesso. O parque estava cheio e o público compareceu em peso no pavilhão da agricultura familiar. No primeiro ano sem restrições em virtude da pandemia desde 2019, podemos dizer que este sábado foi excelente para as nossas agroindústrias familiares”.

Neste domingo, mesmo com o frio, o pavilhão recebeu grande público e permaneceu cheio durante grande parte do dia. Os números de vendas serão conhecidos nesta segunda-feira.

 

 

SENAR RS É PARCEIRO DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA FAMILIAR GAÚCHA

Em mais uma ação em prol do desenvolvimento da agricultura e da pecuária familiar, o Senar se faz presente. Na 45ª Expointer, que se realiza até o dia 04 de setembro, o Senar é patrocinador do Pavilhão da Agricultura Familiar.

Neste ano, o pavilhão conta com 337 estandes para agroindústrias vindas de diversos cantos do Estado, trazendo para a feira o que a agricultura familiar tem de mais especial. São pães, cucas, salames, queijos, vinhos, sucos, artesanato, flores, entre outras maravilhas que o visitante pode conferir.

A agricultura e a pecuária familiar agradecem pelo apoio e parceria do Senar.

 

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.