INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.676

INFORMATIVO N° 1.676

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 29/11/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo desta terça-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

VENDEDOR DE MILHO PRIORIZA NEGOCIAÇÃO NOS PORTOS; VALORES SOBEM

Enquanto as negociações de milho nos portos seguem intensas desde o início deste mês, impulsionadas pela maior demanda externa, no interior do país, a liquidez tem sido baixa. Isso porque, atentos às valorizações nos portos e à espera de novas altas nos preços, agricultores priorizam as vendas ao mercado externo e limitam a disponibilidade no spot nacional. Esse cenário, somado à maior presença de compradores, vem elevando os valores do milho.

A demanda mais aquecida nos portos brasileiros ocorre mesmo em período de colheita nos Estados Unidos. Assim, a maior procura externa é influenciada pela oferta global enxuta, tendo em vista problemas climáticos no Hemisfério Norte, que reduziram a oferta, e o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que resulta em limitações da logística no Mar Negro.

Por sua vez, os estoques brasileiros confortáveis e a expectativa de safra verão volumosa estimulam produtores a negociarem o milho para exportação. Com isso, até a terceira semana de novembro (considerando-se 12 dias úteis), os embarques brasileiros já superaram o volume escoado em todo o mês de novembro do ano anterior.

Fonte: Portal Agro em Dia

TERÇA-FEIRA SERÁ DE SOL E CALOR NA MAIOR PARTE DO RS

Nesta terça-feira (29), o tempo fica firme, com sol entre nuvens, em praticamente todo o Rio Grande do Sul. No entanto, de acordo com a Climatempo, podem ocorrer pancadas isoladas de chuva no Litoral, na Serra, e nas regiões Norte e Metropolitana – sem grandes acumulados.

O maior destaque é a alta temperatura. Pela manhã, São José dos Ausentes, na serra gaúcha, e Soledade, no Norte, marcam a mínima do RS: 11°C. Já a máxima, 36°C, está prevista para Novo Tiradentes, também no Norte. Os termômetros de Porto Alegre vão de 19°C a 29°C.

Na quarta-feira (30), ao que tudo indica, uma mudança no padrão da circulação do vento provoca o aumento das nuvens de chuva sobre o Estado. Ainda assim, a precipitação deve aparecer de maneira isolada – novamente, sem grandes volumes de chuva. O sol predomina na Fronteira Oeste.

Segundo os meteorologistas, apesar da chuva, o calor persiste. Isso ocorre por conta da forte incidência solar. Ao amanhecer, São José dos Ausentes, na Serra, marca 12°C, a mínima do dia. À tarde, Uruguaiana, na Fronteira Oeste, juntamente com Porto Xavier e Porto Lucena, ambos no Noroeste, registram a máxima do RS: 36°C. A variação térmica na Capital fica entre 20°C e 30°C.

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta terça-feira (29):

Região Metropolitana: a terça-feira será de sol entre nuvens pela manhã. Para a tarde, há previsão de pancadas de chuva. Em Esteio, os termômetros variam de 19°C a 29°C.

Campanha: a terça-feira será de sol entre nuvens pela manhã. Para a tarde, há previsão de pancadas de chuva. Em Candiota, os termômetros variam de 17°C a 26°C.

Fronteira Oeste: a terça-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 20°C a 35°C.

Litoral Norte: a terça-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva. Em Torres, os termômetros variam de 21°C a 25°C.

Litoral Sul: a terça-feira será de sol entre nuvens pela manhã. Para a tarde, há previsão de pancadas de chuva. Em Rio Grande, os termômetros variam de 19°C a 28°C.

Região Central: a terça-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Santa Maria, os termômetros variam de 18°C a 33°C.

Região Noroeste: a terça-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 18°C a 33°C.

Região Norte: a terça-feira será de sol entre nuvens pela manhã. Para a tarde, há previsão de pancadas de chuva. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 14°C a 30°C.

Região Sul: a terça-feira será de sol entre nuvens pela manhã. À tarde, há previsão de pancadas de chuva. Em Canguçu, os termômetros variam de 15°C a 25°C.

Serra: a terça-feira será de sol entre nuvens pela manhã. Para a tarde, há previsão de pancadas de chuva. Em Vacaria, os termômetros variam de 15°C a 26°C.

COPA DO MUNDO: PREÇO DO CHURRASCO SOBE MAIS DE 50% DESDE OS ÚLTIMOS JOGOS EM 2018, APONTA LEVANTAMENTO

Comemorar a Copa do Mundo está mais caro este ano. Os itens do churrasco, por exemplo, subiram 53,7% desde os últimos jogos, em 2018, puxados pelo aumento de custos de produção no campo e diminuição da oferta interna.

O levantamento foi feito pelo economista Fernando Agra, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele utilizou os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mede a inflação oficial do país.

A pesquisa analisou 19 produtos que costumam ser usados no churrasco. Todos tiveram um aumento na casa dos dois dígitos desde junho de 2018. Veja a seguir o quanto subiu alguns dos itens:

Frango: 104,86%

Contrafilé: 80,77%

Alcatra: 69,16%

Arroz: 64,38%

Alho: 63,27%

Carne de porco: 56,89%

Maionese: 54,20%

Pimentão: 118,32%

“[O aumento de preços foi puxado por] Uma redução da oferta interna nos últimos anos e um aumento nas exportações, que foi estimulado pelo crescimento da economia internacional, como também do aumento da taxa de câmbio. Isso estimula o produtor a enviar para fora, então [fica] menos produto aqui dentro”, explica Agra.

“[Também houve um] aumento dos custos de produção, provocado pela escassez hídrica, que aumentou o custo, por exemplo, com a energia elétrica”, acrescenta.

 

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.