INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.684

INFORMATIVO N° 1.684

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 29/12/2022

SITE: www.fetagrs.org.br

Informativo desta quinta-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 316 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

 

 

DISPENSADA A APRESENTAÇÃO DA NOTA FISCAL COMPROBATÓRIA DE TRATAMENTO DA PIOLHEIRA OVINA NAS IDAS

 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (27/12), a Instrução Normativa (IN) 17 revogando a IN 12/2016, que definia o período oficial para tratamento profilático anual e obrigatório da piolheira ovina no Estado do Rio Grande do Sul, com comprovação mediante a entrega da nota fiscal na Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA).

A médica veterinária Nathália Bidone, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Ovina (Proeso), afirma que a Secretaria vai continuar atuando com uma vigilância ativa, nos focos, na fiscalização em eventos (juntamente com médicos veterinários habilitados e responsáveis técnicos), na interdição de propriedades com piolho e na educação sanitária.

Mais informações no site: https://www.agricultura.rs.gov.br/proeso

Fonte: SEAPDR

FERTILIZANTES ESTARÃO MAIS ACESSÍVEIS EM 2023, AFIRMA ESPECIALISTA

 

Os produtores rurais brasileiros tendem a ter uma boa notícia para o bolso em 2023. Isso porque os preços dos fertilizantes devem diminuir. Ao menos é o que acredita o analista de inteligência de mercado da área de fertilizantes da consultoria StoneX, Luigi Bezzon.

Em entrevista ao Canal Rural, o analista foi mais um a reforçar que, em 2022, os preços dos adubos cresceram consideravelmente em decorrência da guerra entre Ucrânia e Rússia, iniciada em fevereiro. Nesse sentido, ele reforçou que os russos são os principais produtores e exportadores de fertilizantes do mundo.

Com a baixa na oferta por causa do conflito no leste europeu os preços dispararam no cenário internacional, apontou. Bezzon destacou, no entanto, que ao decorrer do segundo semestre os valores já foram ajustados para baixo — o que auxilia, inclusive, os agricultores do Brasil. “O preço já é a metade”, enfatizou o profissional da StoneX.

“A perspectiva para 2023 é de safra muito menos custosa no ponto de vista dos adubos”, disse Luigi Bezzon ao participar da edição desta quinta-feira (28) do telejornal ‘Mercado & Companhia’ (vídeo acima). “E com fertilizantes muito mais acessíveis do que a gente viu nesse ano”, prosseguiu ao conversar com a jornalista e apresentadora Pryscilla Paiva.

 

ARROZ: PARIDADE ELEVADA E EXPORTAÇÃO RECORDE AUMENTAM PREÇO EM 2022

O mercado brasileiro de arroz em casca iniciou 2022 com preocupações relacionadas aos excedentes domésticos elevados e à possível pressão sobre os valores do cereal, cenário que já havia sido observado em 2021.

Porém, a estabilidade da oferta – devido à perda de potencial produtivo no Sul do Brasil –, o aumento da paridade de exportação, diante dos maiores preços externos, e o crescimento expressivo das exportações deram sustentação aos preços domésticos ao longo de 2022.

No entanto, pesquisadores do Cepea ressaltam que os custos de produção subiram com ainda mais força. Assim, os avanços nos valores do arroz aliviaram parte dessas altas nos custos, mas ainda se trata de um cenário preocupante, de dificuldade de manutenção da atividade produtiva.

Agora, é de se esperar que orizicultores sigam em busca de ajustamento do sistema produtivo, visando sua sustentabilidade.

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2022 é de R$ 40,50 (quarenta reais e cinquenta centavos) por membro do grupo familiar.