INFORMATIVOS

INFORMATIVO N° 1.695

INFORMATIVO N° 1.695

REDACÃO: Hoana Talita Gehlen/Eduardo Oliveira

DATA: 14/02/2023

SITE: www.fetagrs.org.br

 

Informativo desta terça-feira está no ar!

Notícias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 316 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados.  Disponível em todo o Estado com informações para o agricultor, agricultora e pecuarista familiar.

Lembrete: você associado ou associada que não solicitou sua cartela para concorrer aos prêmios da campanha dos 60 anos da Fetag-RS, procure seu Sindicato e busque informações!

Serão mais de R$ 200.000,00 em prêmios.

 

 

 

REUNIÃO COM O GOVERNADOR EDUARDO LEITE TRATA PONTOS DA PAUTA DA ESTIAGEM

 

Nesta segunda-feira (13), a Fetag-RS e representantes das regionais sindicais estiveram presentes em reunião com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e com secretários das pastas responsáveis por dar encaminhamento na pauta da estiagem, entregue ao governo ainda no mês de janeiro.

Desde o momento em que a pauta foi entregue, a estiagem e seus efeitos foram amplamente agravados, pois segue sem chover de forma consistente em todo o território gaúcho. A pauta entregue ao governo, construída pela Fetag-RS em conjunto com as regionais sindicais e com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, está dividida entre as demandas consideradas emergenciais e as estruturais.

Durante a reunião, a Fetag-RS reforçou as necessidades da agricultura e da pecuária familiar, que pelo terceiro ano consecutivo estão sofrendo com a falta de chuvas, o que além de gerar prejuízos nas safras ainda está provocando dificuldades inclusive no fornecimento de água potável para consumo humano e dos animais. Além do presidente Carlos Joel, três representantes das regionais dos(as) produtores(as) rurais tiveram a oportunidade de relatar ao governador a realidade que está sendo vivida no meio rural, em que algumas regiões já registram perdas totais em culturas como o milho e morte de animais devido à falta de água e de alimentos.

De acordo com o governador Eduardo Leite, as secretarias estão empenhadas em encontrar alternativas, mas ressaltou as dificuldades encontradas pelo governo para dar respostas mais rápidas, dentre elas, a falta de pessoal e a de recursos financeiros, afetados, segundo Leite, pelas alterações tributárias realizadas pelo governo federal no ano passado. “Estamos com incertezas devido a decisões tomadas em Brasília no ano passado”.

O governador prometeu divulgar ainda esta semana um cronograma com as medidas que serão tomadas pelo governo e ressaltou a importância da agricultura e da pecuária familiar, “que merece e tem um olhar diferenciado por parte do governo”.

Sobre os programas de irrigação, ainda estão sendo estruturadas medidas futuras para evitar que novos períodos de estiagem afetem a produção. Leite antecipou que subvenção para sistemas de irrigação, mas maiores detalhes ainda serão anunciados.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, a reunião de hoje “foi importante, mas ainda estamos sem respostas. Confiamos no governador Eduardo Leite e na sua equipe, só que temos urgência nas pautas. A Fetag-RS quer ser parceira do governo para buscar as alternativas. Vamos aguardar mais esta semana conforme o governador pediu, mantendo a mobilização do movimento sindical em torno da importância desta pauta”.

Representaram a Fetag-RS o presidente, Carlos Joel da Silva, o tesoureiro-geral, Agnaldo Barcelos, a coordenadora estadual de Mulheres, Maribel Moreira, e assessores da Federação. Também estavam presentes representantes das 23 regionais sindicais, o deputado estadual Elton Weber, e secretários(as) da Casa Civil, Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Rural e Planejamento, além da Defesa Civil.

JUVENTUDE RURAL EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

A Comissão Estadual de Jovens trabalhadores(as) rurais da Fetag-RS está realizando o curso de formação ENFOC, seguindo a matriz pedagógica da Escola Nacional de Formação da Contag. Nesta semana, durante os dias 08, 09 e 10, a turma composta por 45 jovens, esteve em Palmitinho para a realização do II módulo de formação.

Muita emoção, troca de experiências, construção de conhecimento foram vivenciadas nos três dias. Os temas abordados estiveram permeados pelo Sindicalismo no Brasil e no RS, entendimento sobre representação e representatividade, além da discussão sobre classe e categoria. Como parte do segundo módulo, a turma realizou uma atividade prática visitando propriedades na região e conhecendo a realidade local.

Para a secretária-geral da Fetag-RS e Coordenadora Estadual de Jovens, Jaciara Muller “espaços como este oportunizam o desenvolvimento da consciência de classe, do pertencimento ao meio rural, da construção coletiva de conhecimentos e principalmente a troca de experiências”.

A Coordenadora Estadual de Mulheres da Fetag-RS, Maribel Moreira acompanhou o processo formativo e ressaltou que a formação é um processo que proporciona aos educandos olhar o mundo sob outra ótica, com vivência, com realidade.

O próximo módulo está programado para acontecer dias 12, 13 e 14 de julho, com local a ser definido.

 

APÓS CALORÃO DO INÍCIO DA SEMANA, INMET ALERTA PARA RISCO DE TEMPORAL NA TERÇA-FEIRA EM TODO O RS

Após uma segunda-feira (13) de muito calor no Rio Grande do Sul – a máxima registrada em Porto Alegre foi de 37,2ºC – o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para a possibilidade de temporal e queda de granizo no território gaúcho nesta terça-feira (14). A medição da Climatempo considera até as 15h na estação meteorológica do bairro Jardim Botânico e colocou a cidade como a Capital mais quente do país no dia.

Podem ser registradas no RS rajadas de vento entre 60 km/h e até 100 km/h. Dessa forma, existe o risco de alagamentos, danos nas redes de energia e aparelhos elétricos, quedas de árvores e estragos em plantações em todo o Estado.

As regiões da Campanha, Noroeste e Fronteira Oeste devem ser as mais atingidas. Nestas áreas, sete municípios devem ter acumulados de 48 mm (veja abaixo a lista dos maiores acumulados), o que representa 30% da expectativa para o mês. Na Capital, a precipitação aparece na segunda metade do dia e os acumulados podem chegar a 24 mm.

A temperatura mínima ocorre em São José dos Ausentes, na Serra, com os termômetros marcando 14°C. Já a máxima prevista para a terça-feira no RS deve ser registrada em Alto Feliz, no Vale do Caí, registrando 39°C.Em Porto Alegre, a variação fica entre 24°C e 35°C.

Segundo a Climatempo, pelo fato desta segunda-feira (13) ter registrado altas temperaturas em todo o Estado, esse calor favorece a formação de nuvens de chuva. Contudo, a circulação de vento em diferentes níveis da atmosfera também corrobora para a existência de nuvens carregadas.

O cenário de chuva deve persistir até a próxima sexta-feira (17). Nesta quarta-feira (15), a temperatura mínima aparece, em Pedras Altas, no sul do Estado, com os termômetros registrando 14°C . Já a máxima de 32°C vai ser registrada em Novo Tiradentes, no Norte. A Capital terá variação térmica entre 23°C e 28°C.

Municípios com maiores acumulados previstos para terça-feira

Alegrete, Fronteira Oeste: 48mm

Bagé, Campanha: 40mm

Barra do Quaraí, Fronteira Oeste: 48mm

Garruchos, Noroeste: 48mm

Itaqui, Fronteira Oeste: 48mm

Manoel Viana, Fronteira Oeste: 48mm

Maçambará, Fronteira Oeste: 48mm

Uruguaiana, Fronteira Oeste: 44mm

Situação da estiagem no RS

De acordo com o relatório atualizado da Defesa Civil do RS, subiu para 272 o número de municípios do Estado que decretaram situação de emergência por conta da estiagem. No último final de semana, o maior acumulado foi registrado em Entre-Ijuís, no Noroeste, com 28 mm de precipitação.

Como a Climatempo destacou recentemente, os problemas trazidos pela seca não serão resolvidos pelas pancadas de chuva previstas para o RS nos próximos dias. Os efeitos da estiagem só devem aliviar após o fim do fenômeno La Niña. Os relatórios recentes indicam que o fenômeno caminha para neutralidade entre fevereiro e março, mas a atmosfera demora para responder a essa mudança.

Fonte: Zero Hora

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL MANTÉM O MOVIMENTO FORTE E ATUANTE

A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – Fetag-RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.

Para o tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Agnaldo reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.

O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2023 é de R$ 44,00 (quarenta e quatro reais) por membro do grupo familiar.